Início Viagens Castelo de Vide, a Sintra do Alentejo

Castelo de Vide, a Sintra do Alentejo

O carácter romântico da vila de Castelo de Vide, associado aos seus jardins, abundância de vegetação, clima ameno e proximidade da serra de São Mamede, tornou-a conhecida por "Sintra do Alentejo" (esta designação é atribuída ao rei D. Pedro V).

0
foto: Damail Nobre
foto: Damail Nobre

Castelo de Vide é uma bonita Vila alentejana, sede de concelho, localizada numa colina da Serra de São Mamede, num local bafejado pela beleza.

10264040_643722212341682_420248987504855170_o
Castelo de Vide – Cidónio Rinaudi

O casario branco florido da Vila que sobe e desce a colina, encimado pelo Castelo, cruza-se com anos de história e ocupação bem remota, uma vez que na zona existem diversos legados megalíticos, como o Menir da Meada.

Castelo de Vide - Vítor Santos
Castelo de Vide – Vítor Santos

Castelo de Vide, pela beleza que orgulhosamente exibe, com uma vegetação rica, é conhecida por “Sintra do Alentejo”, tal é o seu encanto e esplendor, uma das localidades mais românticas da região Alentejana.

Castelo de Vide - Sandra Dias
Castelo de Vide – Sandra Dias

Diversos são os monumentos e locais da interesse da vila, destacando-se o alto do seu Castelo e os bonitos panoramas, mas também a “Judiaria”, um dos exemplos mais importantes e bem preservados da presença judaica em Portugal, remontando ao século XIII, preservando-se aqui igualmente um dos maiores espólios de arquitectura civil do período gótico. A Judiaria ainda preserva a Sinagoga, as janelas e portas ogivais das habitações e as portas da oficina ou comércio, algumas decoradas com símbolos profissionais.

Castelo de Vide - Rui Vieira
Castelo de Vide – Rui Vieira

Na majestosa Praça D. Pedro V encontra-se a Igreja de São João Baptista, o Hospital, instalado na casa onde nasceu o estadista Mouzinho da Silveira, a igreja Matriz e a Câmara Municipal e entende-se o encanto da Vila, pintada de branco e embelezada por várias casas senhoriais e brasonadas que respiram história.

Castelo de Vide - guizel
Castelo de Vide – guizel

Próximo, e a não perder, é o Monte onde se situa a Capela de Nossa Senhora da Penha e de onde tem uma outra perspectiva da vila.

Castelo de Vide - Quinta das Lavandas
Castelo de Vide – Quinta das Lavandas

Castelo de Vide é uma vila alentejana de tradições bem mantidas, bem orgulhosa das suas festas populares, muito acarinhadas e intensamente vividas pela população local, como acontece na Páscoa e no Carnaval.

Castelo de Vide - Armando Vieira
Castelo de Vide – Armando Vieira

A Gastronomia do concelho é também rica e tradicionalmente Alentejana, merecendo destaque pratos como o Sarapatel (prato elaborado com as vísceras de borrego ou cabrito), o ensopado de cabrito ou as migas com entrecosto, assim como os variados licores produzidos na região.

Mais artigos

Mais recentes

Alimentação saudável: 5 benefícios das laranjas

0
A primeira situação que provavelmente surgirá na memória quando se pensa nos benefícios da laranja é o seu conteúdo em vitamina C....

REDES SOCIAIS

234,686FãsCurtir
1,039SeguidoresSeguir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here