Início Viagens Casal de São Simão

Casal de São Simão

Casal de São Simão pertence à redes das aldeias de xisto e faz parte do concelho de Figueiró dos Vinhos.

3
Casal de São Simão

Descubra um Casal com uma só rua. Com uma fonte que continuamente entoa a canção da água. Com uma capela que nos conta lenda de santo. Com uma vereda que nos leva à praia, mesmo ali encaixada nas Fragas de São Simão. Aqui também há uma Loja Aldeias do Xisto e uma Associação cujo nome se confunde com o que nos promete esta Aldeia: que estamos a entrar em Refúgios de Pedra.

aldeias mais pitorescas de Portugal
Casal de São Simão

Nesta aldeia há um novo sentir colectivo feito de pessoas que recuperaram as casas com as suas próprias mãos. São novos aldeões que vieram da cidade e que trouxeram nova vida a estas paragens.

Todos os fins-de-semana, e sempre que podem, juntam-se todos nas casa uns dos outros e entreajudam-se nas refeições, nas obras, no convívio. “Que venha quem vier por bem”, parecem dizer-nos.

Casal de São Simão
Casal de São Simão

E o apelo é irresistível… Pequena aldeia, de praticamente uma só rua, essencialmente construída em quartzito. Situa-se num dos flancos da crista quartzítica que dá origem às Fragas de São Simão e possui o templo mais antigo do concelho de Figueiró dos Vinhos.

A aldeia estende-se ao longo de uma cumeada quase paralela ao curso da Ribeira de Alge. A entrada fica no extremo mais elevado e a povoação termina onde os declives tornaram difícil a continuidade dos arruamentos.

Casal de São Simão
Casal de São Simão

Hoje em dia o Casal de São Simão pertence à rede das “Aldeias do Xisto” e grandes mudanças ocorreram. Juntamente com a intervenção da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, a aldeia dispõe agora de melhores infra estruturas (todos os cabos de electricidade, telefone e televisão estão enterrados, não havendo postes nem fios), a iluminação pública de lâmpadas fluorescentes brancas foi substituída por candeeiros rústicos com luz amarelada.

À entrada da aldeia, está o edifício multifunções. No piso térreo, uma pequena sala para conferências ou exposições e uma loja que coloca à disposição dos visitantes artigos regionais, muitos dos quais manufacturados por artesões dor arredores. No andar superior, um restaurante com uma pequena esplanada proporciona a todos a oportunidade de desfrutar de uma vista magnífica sobre a aldeia e toda a paisagem circundante.

locais para visitar na Serra da Lousã
Casal de São Simão

Uma vez no Casal, pode fazer praticamente o que quiser, dependendo da sua disposição e imaginação. Lembre-se de que está numa aldeia escondida na montanha, por isso ande sempre com a sua máquina fotográfica, use roupa e calçado confortável.

Aproveite ao máximo, admire as árvores seculares, os pássaros, as flores, respire o ar puro. Observe cuidadosamente, tire as fotografias que quiser, mas deixe tudo como encontrou, não apanhe plantas nem traga animais.

Já não há assim tantos e na próxima vez que vier, temos a certeza que os encontrará de novo. Traga consigo o que sobrar do seu picnic. Se não quer andar mais de carro, vá até à ribeira. Pelo menos no verão é obrigatório refrescar-se nas praias fluviais.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here