Início Viagens Capela dos Ossos (Évora)

Capela dos Ossos (Évora)

Acabada de construir no início do século XVII, a Capela tem esta designação pelo facto de as suas paredes estarem totalmente revestidas por ossadas humanas recolhidas nos cemitérios da cidade durante a é período filipino. Situada na Igreja de São Francisco, é composta por três naves.

2107
1
Capela dos Ossos de Évora
Capela dos Ossos de Évora- Steve Wong

 

A Capela dos Ossos é um dos mais conhecidos monumentos de Évora. Está situada na Igreja de São Francisco.Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura (contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento), pretendeu transmitir a mensagem da transitoridade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.

Capela dos Ossos de Évora
Capela dos Ossos de Évora

A capela, construída no local do primitivo dormitório fradesco é formada por 3 naves de 18,70m de comprimento e 11m de largura, entrando a luz por três pequenas frestas do lado esquerdo.As suas paredes e os oito pilares estão “decorados” com ossos e caveiras ligados por cimento pardo.

Capela dos Ossos de Évora
Capela dos Ossos de Évora

As abóbadas são de tijolo rebocado a branco, pintadas com motivos alegóricos à morte. É um monumento de uma arquitectura penitencial de arcarias ornamentadas com filas de caveiras, cornijas e naves brancas.Foi calculado à volta de 5000, provenientes dos cemitérios, situados em igrejas e conventos da cidade.

Capela dos Ossos de Évora
Capela dos Ossos de Évora

A capela era dedicada ao Senhor dos Passos, imagem conhecida na cidade como Senhor Jesus da Casa dos Ossos, que impressiona pela expressividade com que representa o sofrimento de Cristo, na sua caminhada com a cruz até ao calvário.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here