VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

Cambedo da Raia: a história do heróico povo da “aldeia maldita”

VxMag by VxMag
Mai 3, 2019
in História
1
Cambedo da Raia - Fernando Ribeiro

Cambedo da Raia - Fernando Ribeiro

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Filipe de Brito

Filipe de Brito: a fantástica história do português que foi rei da Birmânia

Mar 12, 2023
Pedro Teixeira

Pedro Teixeira: o português que conquistou a Amazónia

Mar 22, 2023
Vasco da Gama

Vasco da Gama: o navegador português que deu início à globalização

Fev 18, 2023
Conímbriga

Conímbriga: as mais deslumbrantes ruínas romanas em Portugal

Fev 8, 2023

Durante décadas, na ditadura, Cambedo da Raia, no concelho de Chaves, foi uma aldeia maldita. O seu povo – hoje não mais de cem pessoas mas em tempos o triplo – era visto por um povo de malfeitores, acolhedor de foras-da-lei, criminosos de delito comum cuja companhia havia que evitar. Essa foi a narrativa criada pelo Estado Novo para explicar os acontecimentos que tiveram lugar dias antes do Natal de 1946.

A Guerra Civil de Espanha já estava oficialmente terminada desde 1939 mas o regime franquista continuava em busca de guerrilheiros galegos anti-fascistas.

Cambedo da Raia
Cambedo da Raia – Fernando Ribeiro

Ora em Cambedo da Raia e noutras aldeias da raia transmontana escondiam-se alguns deles. Em 20 de Dezembro de 1946, ao raiar do dia, a aldeia acordou cercada por dezenas de efectivos da GNR, Guarda Fiscal e até alguns agentes da PIDE – tudo apoiado por efectivos da Guardia Civil espanhola. Vieram depois reforços da PSP e até do Exército (tropas do Regimento de Caçadores 10, de Chaves).

Choveram morteiradas sobre a aldeia – ainda hoje uma casa permanece destruída -, buscas casa a casa, confrontos directos entre os guerrilheiros e as autoridades, um inferno que se prolongou durante dois dias. Dois dos guerrilheiros procurados acabaram mortos, um terceiro foi preso.

Cerca de duas dezenas de pessoas de aldeia foram presas, durante mais de um ano, acusadas de colaborarem com a resistência anti-franquista. Nos confrontos também terão morrido dois soldados da GNR.

Um dos últimos maquis criados no final da Guerra Civil Espanhola situou-se na zona raiana entre Trás-os-Montes e a Galiza. Os guerrilheiros – anarquistas, socialista e comunistas – procuravam refúgio nas aldeias do lado português, atacando os alvos franquistas do outro lado da fronteira.

Uma dessas aldeias era Cambedo da Raia. Devido a uma denúncia, a aldeia foi cercada por centenas de efectivos militares portugueses e espanhóis, Pides, GNR, Guarda Fiscal, etc., no dia 20 de Dezembro de 1946.

Cambedo da Raia – Fernando Ribeiro

Da Batalha do Cambedo, resultou a morte de dois guerrilheiros – Juan Salgado Rivera e Bernardino Garcia, que terá preferido suicidar-se a render-se; a morte de dois guarda-republicanos, José Joaquim e José Teixeira Nunes; alguns feridos, incluindo uma menina; e foram presos oito galegos e 55 portugueses, dezoito dos quais de Cambedo.

A história foi quase ocultada na altura. Hoje vão-se conhecendo pormenores. É mais um momento importante da solidariedade raiana entre o povo português e os resistentes espanhóis, tal como aconteceu noutros lugares fronteiriços, como, por exemplo, Barrancos.

Tags: batalha de cambedocambedo da raiaChaves
VxMag

VxMag

Comments 1

  1. Pingback: Nem portugueses nem espanhóis: a história dos povos promíscuos da Raia | VortexMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trilho Moinhos do Ave
Viagens

Trilho Moinhos do Ave: à descoberta da Cascata da Candosa no Norte de Portugal

by VxMag
Abr 1, 2023
0

Na Serra da Cabreira (Norte de Portugal), poderá encontrar a Cascata da Candosa, uma das mais belas quedas de água...

Read more
Trilho do Vinho do Porto

Trilho do Vinho do Porto: um dos percursos mais bonitos do Douro

Abr 1, 2023
Poço Negro de Manhouce

Poço Negro de Manhouce: um pequeno segredo para descobrir no Centro de Portugal

Mar 31, 2023
Passadiços de Monção

Passadiços de Monção: um passeio de encantar ao longo do rio Minho

Mar 31, 2023
Passadiços do Távora

Passadiços do Távora: um passeio de encantar no Centro de Portugal

Mar 30, 2023
Cascata da Fórnea

Trilho da Cascata da Fórnea: à descoberta das Serras de Aire e Candeeiros

Mar 30, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine