Início Notícias Azulejo português pode vir a ser Património da Humanidade

Azulejo português pode vir a ser Património da Humanidade

Um dos maiores símbolos da cultura portuguesa, o azulejo português, pode vir a ser Património da Humanidade. Seria um grande trunfo para Portugal.

3511
0

À data, o monarca começou a importá-los de oficinas em Sevilha para decorar edifícios nacionais, caso do Palácio Nacional de Sintra, onde residiu, mas não tardou até que a criatividade portuguesa entrasse em cena.

Santo António
Santo António

Pouco a pouco, também as técnicas tradicionais de produção do azulejo foram “importadas” e os artistas nacionais acabaram por começar a utilizá-las “de uma maneira original”, desenvolvendo padrões e estéticas distintas das antigas.

Infante D. Henrique na Conquista de Ceuta
Infante D. Henrique na Conquista de Ceuta

Predominando, no século XVIII, no interior de edifícios históricos, o azulejo “saltou”, dois séculos depois, para as fachadas e, já no século XX, entrou, progressivamente, na arte urbana, sendo utilizado, até à actualidade, em aeroportos, estações de metro e de comboio e até em viadutos rodoviários.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Mais artigos

Mais recentes

Roteiro pela Serra da Estrela: o que ver, o que fazer,...

Aqui encontra-se a paz, a beleza natural e o silêncio das montanhas. Este destino montanhoso, para além de ser a maior serra de Portugal...
[td_block_social_counter custom_title=”REDES SOCIAIS” header_color=”#000000″ facebook=”vortexmag” twitter=”@VortexMag” googleplus=”+VortexmagNet1″ open_in_new_window=”y”]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here