Início Viagens Aveiro, a Veneza portuguesa

Aveiro, a Veneza portuguesa

É uma das mais carismáticas cidades portuguesas, conhecida pela sua ria e pelos seus moliceiros, assim como pela imensa quantidade de edifícios em arte nova. Chamam-lhe a Veneza portuguesa: conheça a cidade de Aveiro.

1

Conhecida como a “Veneza portuguesa”, a encantadora cidade de Aveiro é atravessada por um canal e é tida como um dos destinos mais encantadores do país, graças aos seus coloridos moliceiros, aos edifícios em tons pastel de estilo Arte Nova e à sua tranquila atmosfera urbana – um cenário ideal para as suas férias.

aveiro4

Situado na sub-região do Baixo Vouga, entre o oceano Atlântico e as zonas montanhosas dos distritos contíguos, Aveiro exibe uma paisagem muito variada, caracterizada por uma longa costa arenosa, um bonito estuário e diversos parques e jardins.

Aveiro - Maria Silva
Aveiro – Maria Silva

Enquanto estiver na cidade, visite o famoso Mercado do Peixe – um mercado tradicional que abriga alguns dos melhores restaurantes de marisco de Aveiro. Nas redondezas encontrará inúmeros restaurantes e uma ampla oferta de lojas e bares.

aveiro

Escolha um dos cafés tradicionais enquanto passeia pela cidade e prove os divinais ovos moles, que são a especialidade do distrito. Pode ainda fazer um passeio de bicicleta nas chamadas BUGAS (as bicicletas cedidas pela câmara), percorrer o cintilante canal da cidade, as ruelas pitorescas e explorar algumas das atracções mais afastadas do centro.

Viaje pelo distrito e descubra Ílhavo – uma cidade à beira-mar que ostenta o pujante património marítimo de Aveiro e onde está sediada a famosa fábrica de porcelana da Vista Alegre.

Aveiro
Aveiro

Visite o farol mais antigo de Portugal na Praia da Barra e pare na Praia da Costa Nova para contemplar as suas típicas casas de riscas coloridas. Estas praias também são excelentes para relaxar nos dias de sol e praticar alguns desportos aquáticos.

Prove os doces conventuais que tornaram a cidade de Arouca famosa e visite a cidade da Mealhada, mais a sul, para saborear um belo prato de leitão assado acompanhado pelo vinho regional da Bairrada.

Estação de Aveiro
Estação de Aveiro

Para completar as suas férias, relaxe no Luso ou na Curia, duas sossegadas freguesias conhecidas pelas magníficas águas termais e pela sua beleza natural. De seguida iremos mostrar-lhe algumas das principais atracções desta zona, tão especial.

 

Ovos Moles

Enquanto passeia pela cidade, escolha um dos tradicionais cafés e prove os deliciosos Ovos Moles, uma especialidade da região.

Praia da Barra e Praia da Costa Nova

Aqui pode aproveitar para relaxar, com o mar como paisagem ou praticar algum tipo de desporto aquático. Na Praia da Barra encontrará o farol mais antigo de Portugal e, na Praia da Costa Nova terá oportunidade de visitar as típicas casas de riscas coloridas.

Moliceiro

Além do mar, pode desfrutar de um inesquecível passeio pelos canais da cidade, a bordo de um Moliceiro, embarcação típica desta zona.

Museu e Fábrica Vista Alegre

A famosa fábrica de porcelana da Vista Alegre é um exemplo da longa tradição portuguesa na área da cerâmica. Neste museu terá oportunidade de ver como se criam maravilhosas peças de porcelana e contemplar os vestígios históricos das primeiras peças da marca.

Salinas

A exploração de Sal na zona de Aveiro é uma actividade muito antiga, mas que se mantém até aos dias de hoje. Caso deseje, pode visitar as Salinas de Aveiro e aprender todo o processo de obtenção de sal.

‘Art Nouveau’

Em Aveiro são inúmeros os edifícios com traça do estilo ‘Arte Nova’, entre os quais poderá visitar o Edifício da Casa dos Ovos Moles e o Museu da República.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here