Início Sociedade As 9 piores cidades para viver em Portugal

As 9 piores cidades para viver em Portugal

Com base nas estatísticas do INE que reflectem o acesso à saúde, educação, emprego e espaços verdes, estas são as 9 piores cidades/municípios para viver em Portugal.

39

3. Marco de Canaveses

Marco de Canaveses
Marco de Canaveses

O topónimo principal “Marco de Canaveses” é composto por dois elementos, sendo que o segundo será certamente uma alusão à cultura do cânhamo, outrora abundante nesta região. O primeiro elemento do topónimo, “Marco” derivaria de uma marca de pedra, divisória das freguesias de Fornos, S. Nicolau e Tuias. Uma outra explicação para o topónimo tem origem numa lenda. Conta-se, que a rainha D. Mafalda teria passado pelas obras da ponte que mandara construir, e cheia de sede, pediu água aos pedreiros. Como o acesso ao rio era muito difícil, um deles ofereceu uma cana para que a rainha bebesse directamente do rio. A rainha, ao devolve-la terá dito “Guardai-a porque a cana é boa às vezes”.

O povoamento do território a que corresponde o actual concelho do Marco de Canaveses remonta a épocas bastante recuadas, tendo sido encontrados importantes vestígios do período neolítico, nomeadamente alguns monumentos funerários. Do tempo da ocupação romana, chegaram até aos nossos dias os vestígios de Tongóbriga, uma povoação romana de que restam as termas, o fórum, zonas habitacionais e uma necrópole.

 

2. Vizela

Vizela
Vizela

Vizela é uma cidade portuguesa no distrito de Braga, na região Norte de Portugal. O concelho foi criado em 24 de Maio de 1361, vindo a ser extinto em 3 de Fevereiro de 1408. Teve então a designação de Riba Vizela. Na região predomina a indústria têxtil, vestuário e calçado e possui um desenvolvido comércio. As empresas estão ligadas ao ramo têxtil, vestuário e calçado, cuja produção está direccionada, quase exclusivamente, para o mercado externo.

Vizela está também associada à prática do termalismo, tendo sido este um legado deixado pelos povos romanos. Aproveitando a qualidade terapêutica das águas, indicadas para doenças respiratórias, doenças de pele e reumatismos, o actual balneário termal foi construído em 1870. Para além da vertente termal, o concelho oferece outras atracções ao visitante, desde vários monumentos interessantes a belas paisagens e à possibilidade de praticar diversas actividades de lazer, como o remo, o ténis ou a pesca.

 

1. Câmara de Lobos

Câmara de Lobos
Câmara de Lobos

O concelho foi criado em 1835 e a vila foi elevada à categoria de cidade a 2 de agosto de 1996. Neste concelho é produzido o universalmente famoso Vinho da Madeira.

A localidade deve o seu topónimo ao facto de que quando o redescobridor da ilha da Madeira, João Gonçalves Zarco (1419) desembarcou aqui pela primeira vez, observou que existia uma rocha delgada que entrava pelo mar adentro e que entre esta rocha e outra ficava um braço de mar, onde a natureza fez uma grande lapa, ao jeito de câmara de pedra e rocha viva. Entraram e tendo deparado com tantos lobos marinhos, ficaram espantados, encontrando-se deste modo a justificação para o surgimento do nome deste local.

39 COMENTÁRIOS

  1. Este estudo está mal feito pois gondomar tem hospital e tem 4 escolas secundárias mais de 15 eb2/3 e mais de 30 primárias tem 4 parques da “cidade” sem falar das areas verdes junto ao rio douro é servido de metro, autocarro e camionetas..
    Como pode Gondomar estar entre as 9 piores e Viseu que não tem a msm qualidade de saúde e ensino tar entre as novas melhores? Enfim…

    • VISEU?
      miga , viseu tá mais que provado á nao sei quantos anos consecutivos a melhor cidade para se viver 😉 portanto… menos.
      falando que a alves martins é uma das melhores escolas secundarias do ranking
      falando dos espaços verdes
      qualidade de saude ? se nao sabem nao falem simples assim 🙂

      • Você mora ai ? Meu avô nasceu ai veio para o Brasil e teve aqui minha mãe, mas deixou família ai ,queria muito conhecer .O nome José Alves coelho. Obrigada

    • gondomar e o maior pardieiro deste pais
      dizes que tem isso tudo mas eu nunca vi parque da cidade la e o que tem ta cheio de ciganos ou pelo menos aciganados
      nao tem um sistema decente de autocarros e a maioria das escolas sao uma merda cheia de escaloes e gangues
      nao ha pior e estou surpreendido de so estar em 9º

      • Larga mao de ser tso prava…o Bradil tem lugares maravilhosos.Nao podes misturar beleza natural com violencia.Pra falar desta maneira tao ridicula,vai no minimo no mspa do Brasil ou no Google para conhecer nelhor.Pq dinheiro que eh bom ja sei que nao tens.

  2. Meu avô nasceu em Viseu acho pela pesquisa que fiz ,pois não conheci ele veio para o Brasil e deixou família em Portugal ,aqui no Brasil teve minha mãe e tio ,queria muito saber se eu tenho parentes ai em Portugal. Nome do meu avô .José Alves Coelho. Obrigada

  3. Seja qual for a cidade em que se viva em Portugal, temos às costas um fardo enorme de impostos, somos ou já fomos governados por autarcas corruptos, pagamos tudo e mais alguma coisa quando recorremos aos serviços publicos…

  4. Como é possivel amarante ser das piores cidades. Estes gajos que fizeram este estudo são valentes burros ao quadrado que nunca viram como e o Amarante que não é descrito aqui. Enfim pouca vergonha esta.

  5. Ribeira Grande??? E então os municípios de ilhas mais pequenas onde o isolamento e a falta de estruturas em todas as áreas, como ficam?…

  6. TROFA – essa pesquisa está totalmente errada, cidade linda se desenvolvendo muito rápido ficando linda, tá tudo errado.

  7. Não conheço as cidades mas são lindas e um dia pretendo visitar esse belo país e conhecer toda essa maravilha. Infelizmente no Brasil está difícil de viver tendo em vista a alta criminalidade e desemprego mesmo em regiões desenvolvidas e também com lindas paisagens.

  8. Enfim…
    Se analisarem a fonte (algo que a Vortex Mag não fez) podem ver que a classificação é relativa aos municípios. A vortex mag APENAS pegou na lista e apresentou os munícipios, cuja a sua sede é uma cidade. Uma publicação puramente idiota e sem informação. Porque existem municípios que por não terem como sede uma cidade não constam na lista e existem municípios que tem mais que uma cidade (por exemplo, Gondomar que tem 3 cidades (Valbom, Rio Tinto e Gondomar). Para serem correctos, no mínimo deviam de ter incluido todas as cidades pertencentes a um município.

    Para além disso, não explica os valores em causa. E faz sensionalismo sem respeitar o trabalho das outras pessoas.
    Por exemplo Gondomar (280º classificado a nível nacional) tem um ICDES arredondado de 24, 10 pontos a menos que a Sertã (135º classificado a nível nacional). Esta é exactamente a mesma diferença para o último classificado Câmara de Lobos, ou seja, gondomar nem está assim muito longe do meio da tabela.

    Já agora o Lagos (14º classificado a nível nacional) está a praticamente a mesma distância de Gondomar que está de Lisboa (1º classificado). Tenham algum rigor por favor.

  9. Lol que noticia de merda(se bem que de 2016) mas não sei em que se basearam. Ex ribeira grande que já a 4 anos para cá recebe prémios atrás de prémios como melhor autarquia.Espaços verdes a dar com o pau escolas hospital tem tudo!!! Vaem pastar!; se quiserem temos bastantes pastos para esses touros que fazem essas noticias sem tarelo hahah

  10. Moro na região sul do Brasil amo minha cidade chamada Blumenau SC colonizada por alemães, já estive em Portugal 3 vezes conheci Lisboa , Sintra , Estoril, Cascais , Fátima e Porto, só tenho coisas boas para falar desta país Maravilhoso ❤️

  11. Só de ler os supostos critérios que serviram de base à elaboração deste estudo, perde logo toda a credibilidade. Acesso à “cultura” então é para rir. Lisboa e Porto terão de facto muita cultura mas será para os poucos Portugueses que podem gastar 20 ou 30 euros para ver uma peça de teatro. Enquanto isso a maioria do povão que lá vive aproveita a qualidade de vida que é pagar 700 euros por um T0 de 30 m2 e gastar 3 horas por dia em transportes coletivos sujos e barulhentos em que vão feitos sardinhas em lata. E que tal só uma vez efetuarem um estudo de qualidade de vida como deve ser, e avaliarem fatores a sério, como preço/qualidade da habitação, tempo inutilmente perdido no trânsito e nas filas, gasto mensal em transportes e deslocações, níveis de confusão e de ruído, acesso à natureza e ao lazer, etc. … facilmente verão que muitas destas localidades estarão no topo da lista e não no fundo.

    • É como o estudo que diz que a melhor cidade para viver é Viana do Castelo onde certamente bem se vive desde que não seja vítima dum AVC e ser transportado-a para Braga 40km ou ter uma patologia grave e vai para o Porto 60km

  12. Amarante entre as piores???? Lol é melhor estar horas nas filas de trânsito em Lisboa… eu já vivi nas duas… é uma coisa é certa não volto para Lisboa por nada… e deve ser a top 1 do ranking das melhores para viver….

    • E digo uma coisa que me esqueci… chego de Amarante em pouco mais de 20 minuto ao São João… quem vive no Estoril quando tempo demora a chegar ao Santa Maria? Lol que qualidade de vida….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here