Início Sociedade As 9 piores cidades para viver em Portugal

As 9 piores cidades para viver em Portugal

Com base nas estatísticas do INE que reflectem o acesso à saúde, educação, emprego e espaços verdes, estas são as 9 piores cidades/municípios para viver em Portugal.

452601
23
PARTILHE

6. Ribeira Grande

Ribeira Grande
Ribeira Grande

A bonita cidade da Ribeira Grande, sede de concelho, localiza-se na costa norte da verdejante Ilha de São Miguel, no maravilhoso Arquipélago dos Açores. Este é o concelho mais plano de toda a Ilha de São Miguel, aqui se encontrando, não obstante, o maciço vulcânico da Serra de Água de Pau (como é bem visível nas caldeiras da Ribeira Grande), situando-se o ponto mais alto no Pico da Barrosa a 947 metros de altitude.

O povoamento de Ribeira Grande terá tido lugar em finais do século XV, muito devido à ribeira que lhe dá o nome, e auxilia à fertilidade e beleza destes terrenos. Foi já no século XX que Ribeira Grande ganha uma maior importância, tornando-se no centro económico mais importante do norte da Ilha, com novas unidades agrícolas, comerciais e também industriais.

5. Trofa

Trofa
Trofa

A Trofa é um concelho recente, mas a sua história nasce bem antes da constituição da nacionalidade. A diversidade morfológica do território permitiu que as populações se fossem estabelecendo ao longo da história. Crê-se que uma das primeiras citações conhecidas está integrada num documento de escritura do mosteiro de Moreira (Maia) datado do ano de 979, este documento refere Alvarelhos (alvarelios), São Cristovão do Muro (sanctum cristoforum) e Cedões (Zadones – localizado em Santiago de Bougado).

São inúmeros os testemunhos de época pré-histórica, desde os machados da Abelheira até ás gravuras do Monte de S.Gens, passando pelo material lítico encontrado na antiga Estação de Caminho de Ferro e pelas mamoas de S.Pantaleão e Alvarelhos. Em época romana o território do concelho da Trofa foi atravessado por uma estrada estruturante para a administração desse tempo e que legou dois testemunhos de excepção; o Castro de Alvarelhos e os Marcos Miliários (classificados como Monumentos Nacionais).

4. Paredes

Paredes
Paredes

O actual concelho de Paredes assenta no antigo concelho de Aguiar de Sousa, que data dos primórdios da Monarquia. O concelho de Aguiar de Sousa surgiu num pacto de povoamento de Vale do Sousa, tendo sido criado pelos meados do século XII. De facto, consta nas inquirições de 1258 mandadas fazer por D. Afonso III, conforme consta no fascículo II, Vol.I, do Corpus Codicum Latinorum.

Aqui são referidas, também, algumas das actuais freguesias do concelho de Paredes, pertencentes ao então julgado de Aguiar de Sousa: Estremir, Crestelo, Vilela, Bendoma, Ceti, Gondalães, Veiri e Gandera. Aguiar de Sousa recebeu foralem 1269, confirmado em 1411 por D. João I e reiterado por D. Manuel I em 1513. Sensivelmente na mesma altura, Baltar recebia também a categoria de concelho. Baltar foi elevada a categoria de vila, passando assim a ter enormes direitos, só comparáveis às maiores povoações do reino. D. João V, a 6 de Março de 1723, confirmou esses privilégios.

23 Comentários

  1. Este estudo está mal feito pois gondomar tem hospital e tem 4 escolas secundárias mais de 15 eb2/3 e mais de 30 primárias tem 4 parques da “cidade” sem falar das areas verdes junto ao rio douro é servido de metro, autocarro e camionetas..
    Como pode Gondomar estar entre as 9 piores e Viseu que não tem a msm qualidade de saúde e ensino tar entre as novas melhores? Enfim…

    • VISEU?
      miga , viseu tá mais que provado á nao sei quantos anos consecutivos a melhor cidade para se viver 😉 portanto… menos.
      falando que a alves martins é uma das melhores escolas secundarias do ranking
      falando dos espaços verdes
      qualidade de saude ? se nao sabem nao falem simples assim 🙂

      • Você mora ai ? Meu avô nasceu ai veio para o Brasil e teve aqui minha mãe, mas deixou família ai ,queria muito conhecer .O nome José Alves coelho. Obrigada

    • gondomar e o maior pardieiro deste pais
      dizes que tem isso tudo mas eu nunca vi parque da cidade la e o que tem ta cheio de ciganos ou pelo menos aciganados
      nao tem um sistema decente de autocarros e a maioria das escolas sao uma merda cheia de escaloes e gangues
      nao ha pior e estou surpreendido de so estar em 9º

  2. Meu avô nasceu em Viseu acho pela pesquisa que fiz ,pois não conheci ele veio para o Brasil e deixou família em Portugal ,aqui no Brasil teve minha mãe e tio ,queria muito saber se eu tenho parentes ai em Portugal. Nome do meu avô .José Alves Coelho. Obrigada

  3. Seja qual for a cidade em que se viva em Portugal, temos às costas um fardo enorme de impostos, somos ou já fomos governados por autarcas corruptos, pagamos tudo e mais alguma coisa quando recorremos aos serviços publicos…

  4. Como é possivel amarante ser das piores cidades. Estes gajos que fizeram este estudo são valentes burros ao quadrado que nunca viram como e o Amarante que não é descrito aqui. Enfim pouca vergonha esta.

  5. Ribeira Grande??? E então os municípios de ilhas mais pequenas onde o isolamento e a falta de estruturas em todas as áreas, como ficam?…

  6. TROFA – essa pesquisa está totalmente errada, cidade linda se desenvolvendo muito rápido ficando linda, tá tudo errado.

  7. Não conheço as cidades mas são lindas e um dia pretendo visitar esse belo país e conhecer toda essa maravilha. Infelizmente no Brasil está difícil de viver tendo em vista a alta criminalidade e desemprego mesmo em regiões desenvolvidas e também com lindas paisagens.

  8. Enfim…
    Se analisarem a fonte (algo que a Vortex Mag não fez) podem ver que a classificação é relativa aos municípios. A vortex mag APENAS pegou na lista e apresentou os munícipios, cuja a sua sede é uma cidade. Uma publicação puramente idiota e sem informação. Porque existem municípios que por não terem como sede uma cidade não constam na lista e existem municípios que tem mais que uma cidade (por exemplo, Gondomar que tem 3 cidades (Valbom, Rio Tinto e Gondomar). Para serem correctos, no mínimo deviam de ter incluido todas as cidades pertencentes a um município.

    Para além disso, não explica os valores em causa. E faz sensionalismo sem respeitar o trabalho das outras pessoas.
    Por exemplo Gondomar (280º classificado a nível nacional) tem um ICDES arredondado de 24, 10 pontos a menos que a Sertã (135º classificado a nível nacional). Esta é exactamente a mesma diferença para o último classificado Câmara de Lobos, ou seja, gondomar nem está assim muito longe do meio da tabela.

    Já agora o Lagos (14º classificado a nível nacional) está a praticamente a mesma distância de Gondomar que está de Lisboa (1º classificado). Tenham algum rigor por favor.

  9. Lol que noticia de merda(se bem que de 2016) mas não sei em que se basearam. Ex ribeira grande que já a 4 anos para cá recebe prémios atrás de prémios como melhor autarquia.Espaços verdes a dar com o pau escolas hospital tem tudo!!! Vaem pastar!; se quiserem temos bastantes pastos para esses touros que fazem essas noticias sem tarelo hahah

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here