Início Viagens As 9 melhores praias fluviais da região de Santarém

As 9 melhores praias fluviais da região de Santarém

Durante os meses quentes de Verão existem muitos locais para dar um bom mergulho. Descubra as melhores praias fluviais de Santarém e arredores.

0
praias fluviais Santarém
Praia Fluvial de Valada

Apesar de Portugal ser um país com centenas de quilómetros de costa e com praias de renome mundial, muita gente opta por praias fluviais para se refrescar nos meses quentes de Verão. E não é tão estranho como possa parecer: Portugal possui praias fluviais de qualidade superior onde pode desfrutar de águas cristalinas e em contacto com a natureza.

No distrito de Santarém existem diversas praias fluviais de elevada qualidade, muitas delas certificadas com Bandeira Azul ou galardoadas como “praia de Ouro” pela Quercus. São locais aprazíveis, em rios de água limpa e transparente e rodeados por floresta. Descubra as melhores praias fluviais da região de Santarém.

1. Praia Fluvial do Agroal (Ourém)

Praia fluvial do Agroal
Praia fluvial do Agroal

No concelho de Ourém, a Praia Fluvial do Agroal é o destino de muitos habitantes da zona durante os meses mais quentes do Verão. O seu estilo e carácter rural combinado com a sua inserção numa zona verdejante cativa os visitantes que, muitas vezes, aproveitam também para fazer algumas caminhas pelas redondezas, antes ou depois de ir a banhos.

Algumas das suas infraestruturas incluem: nadadores salvadores disponíveis a qualquer momento e policiamento permanente para assegurar a segurança de todos os visitantes e utentes no caso de alguma eventualidade; casas de banho e chuveiros grátis para manter uma higiene de qualidade.

Possui ainda um parque de estacionamento vasto com lugares suficientes para toda a gente; dois bares/restaurantes (cafetaria do Agroal e Galfurra) com várias opções culinárias e vendedores ambulantes para quem não esteja munido de refeições. Existe até uma pequena pensão para quem deseje pernoitar para poder repetir a experiência ou simplesmente visitar a zona.

2. Praia Fluvial do Carvoeiro (Mação)

Praia Fluvial do Carvoeiro
Praia Fluvial do Carvoeiro

A cerca de 25 minutos de Mação, a praia fluvial do Carvoeiro localiza-se na aldeia com o mesmo nome. Longe de qualquer sinal de poluição e rodeado por um extenso pinhal, trata-se de uma praia distinguida com Bandeira Azul, premiada com a medalha de Ouro da Quercus e com o rótulo de praia Acessível. Precisa de mais motivos?

Além da qualidade óbvia, esta praia fluvial tem ainda bons acessos, iluminação nocturna, parque de merendas, espaço para a realização de churrascos e piscina para crianças. Trata-se, sem dúvida, de uma das melhores praias fluviais da região.

3. Praia Fluvial de Dornes (Ferreira do Zêzere)

dornes
Aldeia de Dornes, Ferreira do Zêzere @dinisc_

Conhecida por ser uma das vilas mais bonitas de Portugal e um dos bastiões dos templários no nosso país, Dornes situa-se numa pequena península do rio Zêzere. A sua peculiar localização confere-lhe uma das melhores vistas da região.

Dornes possui uma pequena praia fluvial e uma pequena marina. Apesar do seu tamanho reduzido, trata-se de um local ideal para praticar diversos desportos náuticos. Outra das opções é realizar um dos vários trilhos pedestres que cruzam a vila, antes ou depois de ir a banhos.

4. Praia Fluvial de Valada (Cartaxo)

Praia Fluvial de Valada
Praia Fluvial de Valada

No concelho do Cartaxo, esta acolhedora praia fluvial é o destino ideal dos habitantes das redondezas quando o calor aperta. Possui um pequeno cais que serve de apoio à realização de desportos náuticos e de outras actividades.

Está bem servida em termos de instalações de apoio, contando com um bar com esplanada, mesas para piqueniques e até espaços para fazer churrascos. Se procura um local para se divertir com a família e amigos, a praia fluvial de Valada por ser uma óptima escolha.

5. Praia Doce (Salvaterra de Magos)

Praia Doce
Praia Doce

Um pequeno esticão até Salvaterra de Magos. Uma hora de caminho que vale a pena para passar o dia na Praia Doce, situada perto da aldeia piscatória Escaroupim.

Para além da bela paisagem com vegetação em volta das águas do Tejo, esta praia dispõe de um parque de merendas com churrasco e instalações sanitárias. Esta zona balnear tem pé, mesmo com maré alta e durante os fins de semana, os Bombeiros Voluntários oferecem uma equipa de vigilância a esta praia.

6. Praia Fluvial de Montes (Tomar)

Praia Fluvial de Montes
Praia Fluvial de Montes

Rodeada por uma natureza verdejante e intensa, a praia fluvial de Montes encontra-se no limite da albufeira de Castelo de Bode, em Tomar. As vistas deslumbrantes são o principal motivo para visitar esta praia, que conta ainda com água límpida e pura.

Possui condições para a prática de desportos náuticos e outras actividades e é também conhecida por ser um óptimo local para pescar. Esta fabulosa praia recebeu o certificado de “Qualidade Ouro” emitido pela Quercus, o que atesta a sua elevada qualidade.

7. Praia Fluvial da Aldeia do Mato (Abrantes)

Praia Fluvial da Aldeia do Mato
Praia Fluvial da Aldeia do Mato

No concelho de Abrantes fica uma das praias fluviais mais famosas da região: a praia fluvial da Aldeia do Mato. As águas cristalinas do rio Zêzere são a grande atracção da praia mas há muito mais para fazer que apenas ir a banhos.

Quem aqui se desloca tem também a oportunidade de praticar desportos como canoagem, windsurf, kayak e vela. A praia possui ainda um cais de ancoragem, piscinas flutuantes, balneários e bares de apoio.

Se desejar passar algumas noites nesta região e desfrutar do aroma dos pinheiros mansos conjugado com o verde da floresta e o azul das águas, é possível alugar bungalows.

8. Praia Fluvial de Cardigos (Mação)

Praia fluvial de Cardigos
Praia fluvial de Cardigos

A 5 minutos da freguesia de Cardigos, no concelho de Mação, localiza-se a praia fluvial com o mesmo nome. As águas transparentes da barragem do Vergancinho não deixam ninguém indiferente.

Trata-se de uma praia de elevada qualidade e uma das melhores desta região. Possui uma zona relvada e uma zona de areia, bar de apoio, churrasqueiras e chapéus de palha para fornecer sombra aos banhistas. Trata-se de uma praia vigiada durante o Verão.

9. Praia Fluvial de Ortiga (Mação)

Praia Fluvial de Ortiga
Praia Fluvial de Ortiga

Em plena albufeira da Barragem de Belver, a praia fluvial de Ortiga é uma das mais procuradas pelos habitantes de Mação e arredores. Está dotada de inúmeras estruturas de apoio, incluindo um pequeno cais de embarque, um bar com esplanada e um posto médico.

Além de se poder refrescar durante o Verão, pode também desfrutar de um passeio pedestre pelos trilhos da zona. As águas límpidas e cristalinas, aliadas ao enredo verdejante, fazem desta praia um destino obrigatório para quem procura algumas horas de lazer em contacto com a natureza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here