Início Viagens As 9 melhores praias fluviais da região de Aveiro

As 9 melhores praias fluviais da região de Aveiro

São procuradas sobretudo durante os meses de Verão por causa das causa das suas águas puras e límpidas: as melhores praias fluviais de Aveiro e arredores.

0
praias fluviais aveiro
Cascata da Cabreia

Banhado pelo Oceano Atlântico, Portugal é um país repleto de maravilhosas praias. Mas, por vezes, há quem prefira outro tipo de praias para se refrescar: as praias fluviais. No distrito de Aveiro, apesar de existirem muitas e boas praias oceânicas, existem também praias fluviais de qualidade.

Nos últimos anos, muita gente tem optado cada vez mais por escolher uma praia fluvial para se refrescar nas águas puras e límpidas de um rio e em contacto com a natureza envolvente. Cientes disto, os municípios têm apostado cada vez mais na revitalização e promoção destes espaços. Descubra as melhores praias fluviais do Distrito de Aveiro.

1. Praia Fluvial da Ilha dos Amores (Castelo de Paiva)

Ilha dos Amores
Ilha dos Amores

No local onde o rio Paiva se encontra com o rio Douro, na zona do Castelo, localiza-se uma pequena ilha (Ilha do Castelo, popularmente apelidada de “Ilha dos Amores”). Nesta pequena ilha foram descobertas estruturas de uma antiga ermida.

Trata-se de um espaço muito utilizado para a prática de desportos náuticos e onde também é possível acampar. Existem infraestruturas que proporcionam as condições ideais para uma tarde bem passada: uma piscina ao ar livre, um bar de apoio, um pequeno areal e vários espaços de sombra.

2. Praia Fluvial da Espiunca (Arouca)

Praia Fluvial de Espiunca
Praia Fluvial de Espiunca

A praia fluvial da Espiunca, localizada na localidade com o mesmo nome, a cerca de 15 quilómetros de Arouca é uma das belíssimas praias fluviais do Rio Paiva que ganhou uma nova vida desde que foram construídos aqui os famosos passadiços que atravessam o leito do rio. Esta praia é, aliás, um dos pontos de início de um dos percursos dos passadiços do Paiva, o que a torna especialmente movimentada.

A profundidade das águas não é muita já que o Rio Paiva não costuma ter muita água durante os meses mais quentes do Verão, mas a água é limpa e quente. Tem casas de banho, um pequeno areal e muita sombra.

Basta passar a ponte para a outra margem e encontra várias estruturas de apoio aos passadiços do Paiva, que servem também de apoio aos veraneantes desta pequena praia: um bar com esplanada, algumas mesas para piqueniques e até puffs para relaxar.

3. Praia Fluvial da Mâmoa (Santa Maria da Feira)

Praia Fluvial da Mâmoa
Praia Fluvial da Mâmoa

Localizada na freguesia de Milheirós de Poiares, em Santa Maria da Feira, e banhada pelas águas do rio Antuã, a Praia Fluvial da Mâmoa recebe milhares de veraneantes todos os anos. Na realidade, o complexo inclui 2 praias, uma em cada margem rio, dotadas de áreas de lazer, jardins de relva e parques de estacionamento.

Possui ainda equipamentos desportivos e outras infraestruturas de apoio a actividades lúdicas. Pode almoçar no bar de apoio ou no restaurante que existem no local e, caso pretenda conhecer os arredores, existe ainda um pequeno moinho recuperado.

Esta praia fluvial é uma zona balnear extremamente agradável, com uma boa exposição solar, ideal para quem aprecia os convívios ao ar livre e os desportos de natureza.

4. Praia Fluvial do Pedorido (Castelo de Paiva)

Praia Fluvial do Pedorido

Localizada em Castelo de Paiva, esta praia fluvial possui todas as características para receber da melhor forma os habitantes locais e turistas de todo o país que pretendem passar os dias mais quentes do ano refrescando-se numa praia fluvial.

Com acesso fácil e rápido, a Praia Fluvial do Pedorido é perfeita para passar uns belos dias de verão. É possível fazer campismo e caravanismo e ainda possui zonas com sombra. Possui ainda um bar de apoio com esplanada onde pode consumir refeições rápidas.

O Parque de Merendas com churrasqueira possibilita o convívio com amigos ou em família que irão tornar as suas férias ainda mais divertidas. Para as crianças, existe ainda um parque infantil onde elas se podem manter entretidas e conviver durante largas horas.

5. Praia Fluvial do Areinho (Arouca)

Praia Fluvial do Areinho
Praia Fluvial do Areinho

Localizada nas margens do rio Paiva, esta fantástica praia fluvial ficou ainda mais concorrida desde que foram inaugurados os famosos passadiços do Paiva, já que aqui começa um dos seus trilhos. Além de um mergulho refrescante, também é possível realizar vários tipos de actividades e desportos como kayak, hidrospeed e rafting.

A praia é vigiada, conta com parque de estacionamento para 30 lugares, que podem ser insuficientes para aqueles que aqui estacionam para realizar o trilho dos passadiços do Paiva. Conta ainda com um bar de apoio, casas de banho, duches, campo de voleibol e instalações para fazer churrascos.

6. Praia Fluvial da Cabreia (Sever do Vouga)

Cascata da Cabreia
Cascata da Cabreia

É difícil encontrar em Portugal um local mais idílico do que a Cascata da Cabreia, seja para se refrescar nas suas águas cristalinas ou apenas para passar um dia no meio da sua natureza verdejante.

Com 25 metros de altura, a cascata da Cabreia é formada pelas águas do Rio Mau, que foram uma piscina natural onde se pode refrescar à sombra das árvores que a rodeiam.

O bosque circundante convida à contemplação e a longos passeios antes ou depois de um mergulho. Não se esqueça de levar merenda consigo porque os equipamentos de apoio são inexistentes mas… vale mesmo a pena o passeio!

7. Praia Fluvial de Burgães (Vale de Cambra)

Praia Fluvial de Burgães

As límpidas águas do rio Caima banham esta magnífica praia, a Praia Fluvial de Burgães. Este nasce na Serra da Freita e é nele que se encontra a famosa queda de água da Frecha da Misarela.

A Praia Fluvial de Burgães situa-se no concelho de Vale de Cambra e proporciona paz e tranquilidade a quem deseja usufruir de um refrescante banho no meio da natureza. É um local bastante procurado no verão, quer pelos habitantes locais quer por turistas do resto do país.

Este local garante a diversão de todos os banhistas graças à construção de diversas estruturas de apoio à praia. Pode encontrar aqui um snack bar com esplanada que lhe permite fazer refeições rápidas ou simplesmente beber um café. Esta praia fluvial está equipada com um parque infantil onde as crianças se podem divertir em segurança.

Possui um excelente e bem tratado local relvado com um extenso areal onde são disponibilizadas mesas para fazer piqueniques. Possui um campo de jogos de futebol de praia e de voleibol. É possível alugar um toldo ou espreguiçadeira para passar o dia confortavelmente.

8. Praia Fluvial Quinta do Barco (Sever do Vouga)

Praia Fluvial Quinta do Barco
Praia Fluvial Quinta do Barco

A praia Fluvial Quinta do Barco localizada-se na margem esquerda do rio Vouga, na freguesia de Paradela de Vouga.

Possui um passadiço de madeira para aceder à agua e está certificada como praia acessível, ou seja, indicada para pessoas com mobilidade reduzida.

Esta praia possui ainda bandeira azul, o que atesta a sua elevada qualidade. De facto, aqui pode encontrar águas puras e límpidas onde se refrescar nos meses quentes de Verão e ainda ter acesso a um parque infantil, um extenso areal, mesas para piqueniques e balneários.

9. Praia Fluvial do Alfusqueiro (Águeda)

Praia Fluvial do Alfusqueiro
Praia Fluvial do Alfusqueiro

Localiza-se junto à ponte do rio Alfusqueiro, na estrada que liga Macieira de Alcôba a Valongo e é ums das praias fluviais do concelho de Águeda (slocalizada na freguesia de Préstimo e Macieira de Alcôba). Esta praia está inserida na orla da Serra do Caramulo, o que lhe proporciona uma agradável brisa serrana.

Formam-se línguas de areia em várias zonas do rio e nas suas margens existem inúmeras árvores que proporcionam uma agradável sombra aos banhistas. Em vários pontos do rio formam-se várias línguas de areia e nas suas margens as árvores proporcionam sombras aos banhistas.

Nos últimos anos, foi feito um investimento enorme nesta praia, dotando-a de espaços relvados, estacionamento para 100 viaturas e areia fina nas margens do rio. O local possui todas as condições para passar um dia refrescante em família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here