Início Viagens As 9 melhores praias de Vila Nova de Gaia

As 9 melhores praias de Vila Nova de Gaia

São a escolha de muitos dos habitantes da região do Porto para um mergulho no Verão. Estas são as melhores praias de Vila Nova de Gaia.

0
gaia
Capela do Senhor da Pedra

As praias de Gaia fazem parte, há muito tempo, do imaginário de todos os habitantes da região do grande Porto. Mal chega o Verão, a tradição repete-se e milhares de pessoas deslocam-se até às praias de Vila Nova de Gaia em busca de um bom local para ir a banhos. E não é por acaso que isto acontece: a maioria das praias de Gaia possui Bandeira Azul, o que significa que são de qualidade excelente. Além disso, possuem apoios de todos os tipos, como bares, chuveiros e nadadores salvadores.

Nos últimos anos efectuou-se um grande esforço para tornar estas praias ainda mais acessíveis para todos, sendo agora habitual encontrar praias em Gaia onde é possível entrar no areal mesmo em cadeira de rodas, por exemplo.

A norte do Porto existem praias de qualidade excelente (como as praias de Matosinhos ou as praias da Póvoa de Varzim) e, um pouco mais a sul, as praias de Espinho também cativam muitos veraneantes. Mas as praias de Gaia têm um carisma especial, sem dúvida, com um destaque muito especial para a Capela do Senhor da Pedra, em Miramar (talvez uma das mais fascinantes igrejas de Portugal). Estas são as melhores praias de Vila Nova de Gaia.

 

1. Praia de Miramar

A Praia de Miramar (Norte) possui um areal pequeno servido por três passadiços de madeira. A delimitar a Norte esta orla costeira, está a Ribeira do Espírito Santo que corre por baixo dos passadiços e vai desaguar no mar. Daqui, é possível observar a beleza da Capela do Senhor da Pedra erguida sobre os rochedos junto ao mar, na praia vizinha a Norte.

Praia de Miramar
Praia de Miramar

A Praia de Miramar (Sul) tem um areal muito extenso, entrecortado muito esporadicamente, por pequenas formações rochosas. Ao longe, a Norte, avista-se imponente junto ao mar a Capela do Senhor da Pedra. Na zona Sul, corre um pequeno curso de água proveniente das instalações do campo de golfe. Esta praia estende-se ao longo de quase todo o comprimento do campo do Club de Golfe de Miramar construído mesmo ali ao lado.

 

2. Praia de Valadares

A Praia de Valadares (Norte) tem um areal muito extenso, delimitado a Norte pela linha imaginária contígua à Rua Loubet Bravo. O mar é geralmente agitado. Na zona centro/Norte existe um aglomerado rochoso que toma o lugar da areia quase por completo. A Sul, a delimitar a zona de banhos, desagua a Ribeira de Valadares. A organização de eventos relacionados com desportos praticados na areia é comum.

Praia de Valadares
Praia de Valadares

A Praia de Valadares (Sul) apresenta um areal de extensão mediana, entrecortado por formações rochosas, perto da linha de água na zona Sul. Apresenta um sistema dunar verdejante que se vai alargando à medida que se caminha para Sul. Está protegido por vedações e passadiços de madeira. A Norte, avista-se a foz da Ribeira de Valadares.

 

3. Praia do Senhor da Pedra

A Praia do Senhor da Pedra apresenta um areal extenso cuja amplitude aumenta no sentido Norte-Sul. Está localizada em frente ao Jardim da Alameda do Senhor da Pedra. A beleza desta praia pontifica na Capela do Senhor da Pedra erigida junto ao mar no ano de 1686.

Capela do Senhor da Pedra
Capela do Senhor da Pedra

Aqui, realiza-se a romaria ao Senhor da Pedra que se inicia no domingo da Santíssima Trindade e dura até à terça-feira seguinte. Esta área litoral é delimitada a Sul pela Ribeira do Espírito Santo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here