Início Viagens As 9 melhores praias de Esposende

As 9 melhores praias de Esposende

É um destino cada vez mais na moda no Norte de Portugal e tem muito para descobrir. Estas são as melhores praias de Esposende.

0
esposende
Apúlia

A cidade de Esposende, no litoral norte de Portugal, afirma-se cada vez mais como um destino turístico de excelência. Trata-se de uma localidade que apostou no turismo de qualidade e de excelência e para isso muito contribui o seu entorno natural: Esposende tem de tudo um pouco, desde belíssimas praias a montanha. As praias de Esposende são cada vez mais procuradas, especialmente a praia da Apúlia. São praias de elevada qualidade, muitas delas galardoadas com o prémio Bandeira Azul e Qualidade de Ouro. As praias de Esposende possuem ainda acessos para pessoas com mobilidade reduzida, instalações sanitárias e bares de apoio. Algumas delas são caracterizadas por possuírem largas extensões de seixos em vez da tradicional areia fina, mas nem por isso deixam de ser belíssimas. Estas são as melhores praias de Esposende.

 

1. Praia da Apúlia

Integrada na Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende, a Praia da Apúlia possui um enorme areal, rodeado por dunas que o protegem dos ventos mais fortes, onde subsistem os antigos moinhos de vento, transformados actualmente em casas de férias.

Praia da Apúlia
Praia da Apúlia

Muito procurada durante o verão, esta praia possui completas infraestruturas de apoio e é recomendada pelos próprios médicos pela riqueza em iodo. A abundância de algas é uma das características mais marcantes e esteve na origem de uma das figuras mais pitorescas do litoral norte – o Sargaceiro da Apúlia, assim denominado por se dedicar à apanha do sargaço (nome dado às algas), que era utilizado como fertilizante nos campos agrícolas das redondezas.

 

2. Praia de Ofir

A sul da foz do Rio Cávado, integrada na Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende, a Praia de Ofir, rodeada por dunas e pinhais, é um dos mais belos trechos do litoral norte de Portugal. Uma curiosidade natural são os rochedos que na maré baixa emergem no mar e que pelo seu formato são popularmente designados por cavalos de Fão.

Praia de Ofir
Praia de Ofir

Nos meses de verão a animação não para. Durante o dia, os banhistas preferem a zona central da praia, enquanto os surfistas elegem a zona sul, com melhor ondulação. Pela noite dentro a agitação continua nos muitos restaurantes, bares e discotecas que rodeiam o areal.

 

3. Praia da Ramalha

A Praia da Ramalha é ideal para aqueles que, estando hospedados em Apúlia, preferem uma área mais calma. Possui um areal bastante extenso e um sistema dunar em bom estado de preservação.

A Norte é delimitada pela Ribeira da Fonte da Senhora e pelo pontão que a separa da vizinha praia urbana. A Sul, a linha limítrofe entre os concelhos de Esposende e Póvoa de Varzim definem a sua fronteira. Ainda nesta zona, corre o Ribeiro da Ramalha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here