Início Viagens As 9 melhores praias de Aljezur

As 9 melhores praias de Aljezur

É um outro Algarve, já a caminho do Alentejo, e dão-lhe o nome de Costa Vicentina. Aqui, tudo é mais sossegado. Descubra as melhores praias de Aljezur.

24842
0
aljezur
Praia Monte Clérigo

Limitado pelo mar e pela serra, o concelho de Aljezur reflecte nas suas paisagens esta dupla influência. A orla marítima é marcada por altas falésias onde se aninham areias e dunas, enquanto o interior é uma sucessão de horizontes cobertos de vegetação. Entre ambos, vales e charnecas férteis mantêm a tradição do cultivo. Percorrer o concelho é uma oportunidade de recuperar a tranquilidade e de reencontrar o silêncio, cortado pelo canto das aves ou pelas ondas embatendo nas rochas. Aljezur é uma pequena vila da costa vicentina com casas características da arquitectura rural algarvia, em que platibandas e vãos de janela coloridos realçam as fachadas brancas.

Praia da Arrifana
Praia da Arrifana

No alto do morro as muralhas do castelo lembram o seu passado histórico, símbolo de lutas entre mouros e cristãos. Na colina, a quase cascata do alvo casario em direcção à ribeira tem à sua frente a planície, onde esta vila secular soube encontrar a sua expansão e o seu futuro.

Praia de Odeceixe

Aljezur, apesar de ser uma povoação pequena, contrasta com a grandeza da paisagem circundante. Uma vila do pacato interior algarvio, protegida do bulício do turismo de massas, convida-nos quer a passeios quer a banhos. As suas praias são um trunfo marcante, uma imensidão de mar e areal procurado em grande parte por adeptos de surf.

A costa vicentina, mais uma vez premeia o visitante não só pela beleza selvagem da paisagem, mas também por uma população acolhedora e ávida por acomodar novos turistas. A agricultura e o mar são sem dúvida a maior fonte de rendimentos de Aljezur. Assim, se há alguma coisa que não pode perder para além das magníficas praias é a gastronomia. Mas como é do mar que falamos, descubra as melhores praias de Aljezur, na Costa Vicentina do Algarve.

 

1. Praia de Odeceixe

Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a praia de Odeceixe, localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo. Tem por isso banhos de mar e de rio. A ribeira, que integra a maior bacia hidrográfica deste concelho, condiciona a dinâmica daquela praia, não só pela quantidade de sedimentos que a “alimenta”, como também pela energia das cheias, que em períodos muito chuvosos pode condicionar a forma e a dimensão desta praia.

Praia de Odeceixe
Praia de Odeceixe

A Praia de Odeceixe insere-se assim na extremidade de um vale dominado por esta ribeira, culminando encaixada entre altaneiras arribas de xisto e grauvaques, característicos desta região. A praia apresenta uma elevada qualidade paisagística e biodiversidade, podendo desfrutar-se de uma paisagem de rara e enorme beleza do topo das arribas. Estas constituem habitat privilegiado para a avifauna, proporcionando excelentes condições para a observação de aves, como a cegonha branca, o falcão-peregrino ou a gralha-de-bico-vermelho. É de facto neste Parque Natural, o único local do mundo onde é possível observar-se as cegonhas que nidificam nos rochedos marítimos.

 

2. Praia da Arrifana

Localizada na pequena povoação piscatória da Arrifana, esta praia insere-se numa zona de elevada importância ecológica e rara beleza natural, desenvolvendo-se num areal com mais de meio quilómetro de extensão. Protegida por altas arribas xistosas, forma uma espécie de pequena baía, sendo por isso a praia menos batida pelo vento e pela forte rebentação das ondas.No topo sul desta praia marca presença uma negra e enorme rocha vertical no mar, a fazer lembrar uma estátua gigantesca, aqui denominada de “Pedra da Agulha”, que se tornou um ícone da costa sudoeste.

Praia da Arrifana
Praia da Arrifana

A norte da praia, junto à Fortaleza da Arrifana desfruta-se das mais belas panorâmicas da Costa Vicentina. Mais a norte, na Ponta da Atalaia, famosa pelos seus percebes, existem vestígios do maior Ribat muçulmano da Península Ibérica, um convento-fortaleza de grande valor arqueológico.É considerada excelente para a prática de desportos náuticos, como o mergulho, o surf ou o bodyboard, sendo muito procurada para a prática destas duas últimas modalidades. A época do surf começa assim que termina a época estival, tornando-se num paraíso para os surfistas.Na povoação da Arrifana, que se desenvolve ao longo da encosta, existem apoios como restaurantes e cafés, onde é possível degustar a gastronomia local, onde o peixe sempre fresco está presente, assim como os mariscos desta costa, como os tão apreciados percebes.

 

3. Praia de Monte Clérigo

A Praia do Monte Clérigo conta com um grande areal e uma plataforma rochosa muito interessante onde poderás ver vários organismos marinhos quando há maré baixa, com destaque para espécies como a estrela do mar, caranguejos, polvos e cardumes de pequenos sargos.

Aljezur
Praia de Monte Clérigo, Aljezur

Nesta praia algarvia também poderá desfrutar de um mergulho nas várias piscinas naturais que aparecem quando há maré baixa. Poderá ver ainda impressionantes campos de dunas que formam um belo vale, junto à linha de água. Ao longo da praia há um pequeno conjunto de casas de veraneio e um pinhal com espaços para piquenique. Na descida para a praia poderá desfrutar de uma maravilhosa vista panorâmica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here