Domingo, Janeiro 24, 2021
VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
Sem resultados
Ver todos os resultados
VortexMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Viagens

As 9 coisas que os turistas estrangeiros mais detestam quando visitam Portugal

VxMag por VxMag
Abr 24, 2019
em Viagens
28
Rua "Cor de Rosa" - Lisboa

Rua "Cor de Rosa" - Lisboa

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Rota das Faias

Rota das Faias: O Outono no Vale de Manteigas

Nov 9, 2020
Esposende

5 boas razões para visitar Esposende

Jan 3, 2021
Sortelha

7 lugares secretos para uma escapadinha em Portugal

Jul 27, 2020
surf portugal

Os 3 melhores destinos de surf em Portugal

Jun 29, 2020

Portugal está na moda e, regra geral, os turistas que visitam o nosso país ficam satisfeitos com a experiência. Tão satisfeitos que, segundo inquéritos regulares feitos pelo Turismo de Portugal, mais de metade deles pretende voltar a visitar o nosso país novamente. Mas nem tudo é um mar de rosas. Descubra as 9 coisas que os turistas estrangeiros mais detestam quando visitam Portugal.

 

9. A oferta de droga na Baixa de Lisboa

Rua Augusta
Rua Augusta

Bem… se calhar alguns até gostam! Mas duvidamos seriamente que um grupo de turistas em família, com crianças ao seu lado, se alegre quando um sujeito com ar duvidoso lhe oferece algum tipo de droga descaradamente em plena Baixa Lisboeta. Já agora, um alerta para alguns dos que podem gostar desta situação: em grande parte dos casos, a droga vendida é falsa.

 

8. As casas degradadas

melhor país da europa
Porto

Para quem vive em Portugal ou para quem conhece a nossa história é fácil conhecer os motivos pelos quais continuam a existir muitas casas degradadas nos centros históricos, embora nos últimos anos se tenha feito um esforço enorme para recuperá-las. Tudo começou nos tempos da ditadura quando se proibiu o aumento das rendas. Esta situação originou que, passadas décadas, haja inquilinos a pagar quantias irrisórias para alugar uma casa e senhorios sem dinheiro suficiente para as recuperar.

 

7. O abandono do interior

A caminho de Castro Laboreiro
A caminho de Castro Laboreiro

Trata-se, talvez, do maior filão turístico por explorar em Portugal: as pequenas aldeias históricas ou de xisto espalhadas por esse país fora. Algumas mal conservadas, é certo, mas existem outras muito bem cuidadas, fruto de vários e nobres projectos como as Aldeias de Xisto, as Aldeias Históricas e, mais recentemente, as Aldeias Vinhateiras. No entanto, apesar de bem conservadas, é muito triste vê-las sem vida e nenhum turista gosta de visitar um local onde não se sente a alma e a presença das suas gentes.

 

6. Os carteiristas nos eléctricos

Lisboa
Lisboa

São autênticos profissionais e muitos deles nem sequer são portugueses. Chegam a deslocar-se propositadamente de outros países para passar uns dias em Lisboa a roubar carteiras nos eléctricos. A polícia vai fazendo tudo o que pode, mas neste caso, nada melhor do que prevenir.

 

5. O chico-espertismo de alguns taxistas

Lisboa
Lisboa

Já é prática habitual entrar num táxi no aeroporto e pedir para ser levado para o hotel e o taxista aproveitar para, como quem não quer a coisa, mostrar estradas secundárias e bairros que não aparecem no mapa para tornar o itinerário maior e obrigar o “ingénuo turista” a pagar mais do que deveria pela viagem. Um triste exemplo para quem nos visita.

 

4. As entradas nos restaurantes

Lisboa
Lisboa

O problema chegou a tal ponto que obrigou o governo a elaborar leis específicas para o assunto. Qualquer restaurante coloca na mesa do turista as típicas e apetitosas entradas, dando a entender que são oferta, mas que depois aparecem na conta final como surpresa desagradável. A evitar, mesmo que comer em Portugal seja uma maravilha e extremamente barato quando comparado com outros países.

 

3. Museus fechados ao Domingo

Museu da Electricidade
Museu da Electricidade

Não há forma de perceber esta situação e não faz sentido absolutamente nenhum. É do senso comum que grande parte dos turistas faz aquilo que se chama turismo de fim de semana, principalmente desde que surgiram as companhias de aviação low-cost. Ora… se muitos dos turistas estão em Portugal predominantemente ao fim de semana, faz algum sentido que grande parte dos museus feche ao Domingo? Um mistérios…

 

2. Descaracterização de algumas zonas históricas

Rua "Cor de Rosa" - Lisboa
Rua “Cor de Rosa” – Lisboa

Quando um turista visita uma zona histórica estará à espera de ver edifícios antigos, lojas típicas, produtos locais. Ora… chegar a uma zona histórica e ver lojas dos chineses ou lojas de marcas internacionais não causa muito boa impressão. Todos têm direito a tentar ganhar a vida, mas talvez fosse necessário um pouco mais de regras.

 

1. Os serviços de saúde

Praia das Maças

Colocámos esta em primeiro lugar por uma razão específica e que explicaremos já a seguir. Primeiro, cabe-nos relembrar que o sistema de saúde português, por muitas falhas que possa ter, é considerado como um dos melhores do mundo. Mas então qual o motivo de colocar este assunto em primeiro lugar? Pela situação especial do Algarve. É preciso fazer algo urgentemente numa região em que a população triplica no Verão mas os médicos e enfermeiros não aumentam. O atendimento de saúde no Algarve durante a época do Verão pode ser caótico e é certamente um mau exemplo para os turistas estrangeiros.

Tags: turismo
VxMag

VxMag

Comentários 28

  1. Avatar luisa maria rodrigues da silva says:
    5 anos atrás

    sugestão e que tal investigar a costa de prata? Precisam de guia’ Estou cá eu.

    Responder
  2. Avatar luisa maria rodrigues da silva says:
    5 anos atrás

    ta tudo muito certo. Mas há mais coisas para visitar em Portugal. A Costa de Prata, onde eu nasci.

    Responder
  3. Avatar TUDO MUITO, LINDO LUGARES MARAVILHOSOS says:
    4 anos atrás

    MUITAS FOTOS MUITOS LUGARES LINDOS AMEI !

    Responder
  4. Avatar Sylvie says:
    4 anos atrás

    Adoro Portugal! Que sejam as cidades como o Porto, Lisboa, Aveiro, Tomar, Coimbrã, Viseu, Sintra…..e as aldeias perdidas nesses montes como Montsanto, casais do monte,…. cada coisa tem sua história sua particularidade. Esta diversidade é o que prefiro porque faz a riqueza desta destinação

    Responder
  5. Avatar Sonia says:
    4 anos atrás

    Amo Portugal, mas na última vez que estava só de passagem, numa conexão de 15 horas em Lisboa, tive duas péssimas experiências, aproveitei para dar uma volta até o mosteiro dos Jerônimo que ainda não tinha visitado mais demoradamente e na frente passei trabalho para passar entre dezenas de vendedores ambulantes, pareciam mulheres ciganas, as quais chegaram a me puxar pelo braço em alguns momentos, depois fui até a Torre de Belém a qual soube que estava aberta a visitação, já que em outra oportunidade só a admirei por fora, estava em reforma, na entrada o bilheteiro, me deu o troco errado, faltava 30 euros, ao receber contei normalmente e ele já querendo atender o próximo da fila e eu reclamei e ele negou descaradamente, nem me olhava, como dizendo ande que tenho que atender os outros, tive que insistir muito e mostrar o dinheiro que ele me deu até que entregou o restante do troco e nem se desculpou. Fiquei decepcionada.

    Responder
    • Avatar Jose Machado says:
      4 anos atrás

      Lamentável mesmo isso do troco e os vendedores volantes são muito chatos. Venha visitar Guimaraes, ninguém a vai incomodar, você vai adorar. Obrigado na mesma por gostar do meu país. Eu também gosto muito do seu.

      Responder
  6. Avatar Lucy Mendes says:
    4 anos atrás

    Porque não chamar os bois pelos seus nomes? Toda a gente sabe que é a porra da ciganada que vende o louro no centro de Lisboa. Como também é um facto que é a escória romena que anda a gamar nos eléctricos!

    Responder
  7. Avatar Luzia Barros says:
    4 anos atrás

    Estive há uns 3 anos em Sesimbra e Lisboa …adorei ambos, aproveitei bastante , pena que nao pude ficar mais que 07 dias ( estava a trabalho ) , mas mesmo com pouco tempo , foi uma experiencia muito linda! Um dia volto Portugal, um dia volto, se Deus quiser.

    Responder
  8. Avatar anibal jose madeira diniz says:
    3 anos atrás

    os turistas nâo gostam de algumas coisas em portugal mas eu ando nos paises deles e tb vejo muito coisa que tb nâo me agrada principalmente a arrogancia deles quanto aos portuguses entâo como ficamos,droga a por td o mundo se e para dizer mal fiquem onde nasceram eu gosto muito dePORTUGAL

    Responder
    • Avatar torres sa says:
      2 anos atrás

      bem respondido

      Responder
    • Avatar João Soeiro Gonçalves says:
      1 ano atrás

      Caro Aníbal, com o mais dos outros podemos nós bem. Não melhorar o nosso país porque os outros são mais, é uma óptima desculpa para não se fazer nada. No entanto alguma destas situações não existem de todo nos países arrogantes de que fala.

      Responder
      • Avatar Isabel Caduff says:
        12 meses atrás

        Exatamente João Soeiro Gonçalves.

        Responder
  9. Avatar Tania says:
    3 anos atrás

    Estive a pouco em Portugual(Maio a Junho)AMEI!
    Tanto a ja já estou voltando,agora pra ficar !

    Responder
  10. Avatar Mari Ramos says:
    2 anos atrás

    Estive em Lisboa por 6 dias, escolhi ficar este tempo para poder passear o máximo por lá. Claro que usei muito o serviço de táxis e, realmente, alguns foram honestos nas corridas, mas alguns davam voltas a mais para chegar do centro da cidade ao meu hotel. Como fiquei muitos dias por lá, já sabia qual era a média de custo da viagem, separava o dinheiro e mais um tanto de gorjeta. Teve um que me cobrou o total que eu tinha separado como o preço da corrida, justamente pq deu voltas a mais pela cidade. Eu percebi, não falei nada, no fim acabei pagando o que já tinha separado e acabou que ele gastou gasolina, pneus e tempo para ganhar uns trocos a mais, quando poderia ter ganho o mesmo tanto sem gastar nada para isso. Só que isso não acontece apenas com motoristas portugueses, não é? Aqui no Brasil isso acontece muito tb. Vai da índole da pessoa e não da nacionalidade!

    Responder
    • Avatar José Manuel Fonseca says:
      12 meses atrás

      Filhos da puta há em todos lugares

      Responder
  11. Avatar Paulo da Silva melo says:
    2 anos atrás

    Estive la em 2018 e fui roubado na subida para o castelo de São Jorge, e depois descobri que foram romenos, se encostando na gente, no restaurante também aconeteceu na baixa, colocaram bolinhos enquanto aguardava o almoço, falaram que era aperitivo de promoção depois cobraram caríssimo, porem adorei Portugal, estou voltando com mais experiência, porem me senti num paraíso todos nos passeios

    Responder
  12. Avatar João Soeiro Gonçalves says:
    1 ano atrás

    Vortexmag: a degradação do património público começou com o congelamento das rendas alargado a nível nacional após o 25 de Abril. Houve períodos ao longo de todo o século XX, mas a actual situação advém do último congelamento de rendas em 1974, após a revolução.

    Responder
  13. Avatar Sofia says:
    1 ano atrás

    A maioroa dos museus fecha na segunda feira.

    Responder
  14. Avatar José Fernandes says:
    1 ano atrás

    Felizmente nenhum destes problemas é uma falidade sem solução.

    Responder
    • Avatar José Fernandes says:
      1 ano atrás

      *fatalidade

      Responder
  15. Avatar Vítor Manuel De Almeida Rebelo says:
    1 ano atrás

    Pois claro, que os turistas não gostam de coisas certas no nosso país. Mas visitando Lisboa, onde ocorrem se calhar 40% dos atos criminosos em todo o país. Também explica algo. Porque a população do interior fugio no passado do interior para as cidades do litoral. A procura de trabalho e melhor condições de vida. Mas essa gente não faz parte dos criminosos. Porque na maioria, é gente humilde e respeitadora. Agora todos os pelintras nacionais tbm fugiram, para as grandes urbanizações. Isso pode explicar a falta de respeito e fidelidade matrimonial na capital. Mas isso existe tbm no Porto, se calhar não nessa intensidade como em Lisboa. Agora os SNS está de rastos, porque não houve investimentos que fossem no mínimo suficientes, no passado. Precisávamos urgentemente de uma reorganização deste serviço. Uma reforma, mass essa nunca foi feita, nem está prevista. Porque os nossos governantes nunca foram competentes, nessa área.

    Comprimentos

    Responder
  16. Avatar Everaldo Oliveira do Nascimento says:
    1 ano atrás

    Fomos roubados na Rua da Maternidade no Porto . Arrombaram nosso carro e em Lisboa ao entrarmos numa Igreja roubaram a nossa carteira ( esposa) deu trabalho danado , mas isso é constante onde moro e em nenhum momento deixamos de amar Portugal e queremos retornar logo que for possível. Em Portugal também tem gente soberba e daí ? Que se danem , pois a maioria é hospitaleira e educada. Nos sentimos em casa e viva Portugal !!

    Responder
  17. Avatar Paulo Jorge dos Santos Fleury says:
    1 ano atrás

    Viajo todos os anos para a Europa e Portugal é meu ponto de referência… A cada ano visito determinada região do país e não vi, ainda, os problemas apontados na reportagem… Para quem vive no Rio de Janeiro, por exemplo, Lisboa, Porto, são cidades bem seguras… Por serem cidades grandes, os visitantes precisam ficar atentos, tal como acontece nas metrópoles em qualquer parte do mundo…

    Responder
    • Avatar Silvia says:
      1 ano atrás

      Os turistas detestam que sejam estranjeiros a mostrar lhes a cidade e nao os locais.

      Responder
  18. Avatar David de Carvalho says:
    1 ano atrás

    Faltou citar as portagens.

    Responder
  19. Avatar Shirley C says:
    1 ano atrás

    Esqueceram da buzina em excesso e desnecessária…
    Chega a ser ridícula!

    Responder
  20. Avatar Júlio Sampaio says:
    1 ano atrás

    Concordo com alguns dos pontos apontados acima, mas Lisboa continua sendo uma das cidades mais agradáveis das que conheço. Sua luminosidade eh ímpar no mundo. Está se tornando bem internacional , dinâmica e alegre. Até o serviço rude nos restaurantes, um dos pontos fracos de antigamente, está diferente. Nos novos restaurantes giras eh só alegria.

    Responder
  21. Avatar Isabel Caduff says:
    12 meses atrás

    concordo com tudo acima endicado. Só uma coisa não compreendi.
    Desde quando o sistema d saude em Portugal é o muito bom??????????

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

  • Virais
  • Comentários
  • Últimos
Bairro do Aleixo (Porto)

Os 15 bairros mais perigosos de Portugal

Dez 26, 2019
moedas mais valiosas

As 10 moedas portuguesas mais valiosas (valem 7 mil euros e podem estar na sua casa)

Jul 29, 2020
Palavras

28 palavras da Língua Portuguesa que você (quase de certeza) não consegue pronunciar

Dez 23, 2019
Monedas

Las 10 monedas españolas más valiosas (pueden valer hasta 20 mil euros y pueden estar en su bolsillo)

Fev 3, 2020
palavras bonitas

As 50 palavras mais bonitas da Língua Portuguesa

Fev 25, 2020
Sala dos Brasões

Talvez tenha sangue real e não saiba: lista dos apelidos das famílias nobres portuguesas

63
Aprenda a usar a vírgula com 4 regras simples

Aprenda a usar a vírgula com 4 regras simples

39
palavras bonitas

As 50 palavras mais bonitas da Língua Portuguesa

14
A25-BIS-DR2

A25-BIS-DR2: o gene lusitano que só os portugueses possuem

103
Rei D. Martinho I: o Rei português que não aparece nos livros de história

Rei D. Martinho I: o Rei português que não aparece nos livros de história

8
Bifes de frango recheados

Bifes de frango recheados

Jan 23, 2021
Empadão de carne

Empadão de carne

Jan 23, 2021
Feijoada de chocos

Feijoada de chocos

Jan 23, 2021
Bifes de frango com mostarda

Bifes de frango com mostarda

Jan 23, 2021
Ervilhas com ovo escalfado

Ervilhas com ovo escalfado

Jan 22, 2021

© 2020 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2020 Vortex Magazine