Início Viagens As 8 igrejas mais bonitas do Brasil

As 8 igrejas mais bonitas do Brasil

Belas, majestosas e surpreendentes. São assim algumas das mais bonitas igrejas do Brasil, algumas delas construídas pelo fabuloso artista Aleijadinho.

1
Igreja de São Francisco de Assis - São João del-Rei

Uma igreja é um lugar de contemplação, um lugar onde admirados Deus e que nos convida à reflexão. Mas uma igreja pode também ser uma obra de arte. Algumas podem ser mais simples e singelas, outras podem ser mais ricas e ornamentadas, mas todas possuem o dom de nos transmitir paz interior como em nenhum outro local.

Por todo o Brasil existem inúmeras igrejas, não fosse este um dos países mais católicos do mundo. Muitas dessas igrejas foram construídas pelos portugueses e, por isso mesmo, são bem patentes as influências lusitanas na sua arquitectura e decoração. Estas são as igrejas mais bonitas do Brasil.

 

1. Igreja e convento de São Francisco –  Salvador

salvador2
Igreja e convento de São Francisco – Salvador

É a primeira igreja construída em ouro no Brasil e também uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco. A riqueza dos detalhes e a quantidade de ouro deixam qualquer um de queixo caído – é realmente impressionante. Foi considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

 

2. Igreja de São Francisco da Penitência – Rio de Janeiro

igreja_s__o_francisco02 (1)
Igreja de São Francisco da Penitência – Rio de Janeiro

Localizada junto ao Convento de Santo António, a igreja e sua decoração barroca – feita na maior parte por Aleijadinho – também é considerada uma das mais importantes do país. A capela chama atenção pelo seu interior que é, praticamente, inteiro coberto por talhas douradas.

 

3. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar – Ouro Preto

crédito: Carlos Alberto/Imprensa-MG Cidade de Ouro Preto-Minas Gerais
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar – Ouro Preto

Foi construída em 1696 e abriga obras de diferentes fases do barroco mineiro. É uma das mais conhecidas do Brasil e, como foi construída durante o Ciclo de Ouro, está entre as igrejas com a maior quantidade de ouro do país – são mais de 400kg do valioso metal.

 

4. Igreja São Francisco de Assis – Ouro Preto

assis1
Igreja São Francisco de Assis – Ouro Preto

Em estilo rococó, Assis foi projectada e ornamentada por Aleijadinho. Também chama a atenção por uma pintura lindíssima no tecto da igreja, feita pelo Mestre Ataíde, que representa a Nossa Senhora dos Anjos. Em 2009, a igreja foi classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

 

5. Capela Dourada – Recife

Capela Dourada - Recife
Capela Dourada – Recife

Localizada dentro de um complexo, junto ao Convento e Igreja de Santo António e o Museu Franciscano de Arte Sacra, a capela conta com lindas obras cobertas por molduras douradas. Os arcos e colunas marcam a primeira fase do barroco.

 

6. Basílica do Senhor Bom de Matosinhos – Congonhas

Basílica do Senhor Bom de Matosinhos - Congonhas
Basílica do Senhor Bom de Matosinhos – Congonhas

Graças a seu conjunto arquitectónico, a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos foi declarada Património Mundial pela Unesco, em 1985. Na basílica, que fica no alto do morro do Maranhão, você encontra seis capelas com cenas da Paixão de Cristo e um adro com esculturas de Doze Profetas feitas por Aleijadinho. É  considerada uma das maiores riquezas da arte barroca.

 

7. Igreja de São Francisco de Assis – São João del-Rei

Igreja de Sao Francisco de Assis
Igreja de São Francisco de Assis – São João del-Rei

As obras da igreja deram início em 1774, sendo um dos principais marcos da arquitectura colonial mineira. Porém, existe um certo mistério por trás de sua construção. Dizem que Aleijadinho é o autor do projecto original da igreja, mas foi Lima Cerqueira quem construiu e modificou a ideia inicial. Como não existe documentação, ninguém sabe ao certo quem fez o quê.

 

8. Mosteiro de São Bento – Rio de Janeiro

Mosteiro de São Bento (Brasil)
Mosteiro de São Bento (Brasil)

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi fundado por monges beneditinos vindos da Bahia em 1590. O mosteiro ainda funciona como tal, existindo, a seu lado, um dos estabelecimentos educacionais mais importantes e tradicionais do Brasil: o Colégio de São Bento, fundado em 1858, que formou uma quantidade considerável de personalidades brasileiras.

1 COMENTÁRIO

  1. Infelizmente as nossas preciosidades estao Jogadas as Tracas nao sao cuidadas pelos orgaos governamentais com excessao de Minas Gerais onde o Povo realmente cuida do Patrimonio artistisco, no Rio de Janeiro algumas de nossas Igrejas estao se deteriorando sem nenhuma providencia e muito triste ver isso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here