Início Viagens As 7 melhores praias fluviais de Tomar e arredores

As 7 melhores praias fluviais de Tomar e arredores

Nos meses quentes do Verão, perto de Tomar, existem muitos recantos onde se pode refrescar. Descubra as melhores praias fluviais de Tomar e arredores.

0
praias fluviais tomar
Praia Fluvial do Carvoeiro

Quando o bom tempo chega e o calor começa a fazer-se sentir com muito mais intensidade, são muitos os que procuram uma boa praia para se refrescar. Mas nem todos procuram praias no oceano. Alguns preferem praias fluviais.

As praias fluviais de Tomar e arredores são de qualidade elevada, muitas delas com o certificado de Bandeira Azul, e oferecem aos banhistas todas as condições para uma tarde bem passada, em família ou com amigos.

Veranear numa praia fluvial tem as suas vantagens em relação às outras praias: há mais contacto com a natureza, a possibilidade de desportos náuticos é maior e, regra geral, há menos gente. Descubra as melhores praias fluviais de Tomar e arredores.

1. Praia Fluvial de Montes

Praia Fluvial de Montes
Praia Fluvial de Montes

Rodeada por uma natureza verdejante e intensa, a praia fluvial de Montes encontra-se no limite da albufeira de Castelo de Bode. As vistas deslumbrantes são o principal motivo para visitar esta praia, que conta ainda com água límpida e pura.

Possui condições para a prática de desportos náuticos e outras actividades e é também conhecida por ser um óptimo local para pescar. Esta fabulosa praia recebeu o certificado de “Qualidade Ouro” emitido pela Quercus, o que atesta a sua elevada qualidade.

2. Praia Fluvial de Alverangel

Praia Fluvial de Alverangel
Praia Fluvial de Alverangel

Trata-se da mais conhecida das praias fluviais de Tomar. Apesar de não ser vigiada, a praia fluvial de Alverangel, localizada a 10 minutos da barragem de Castelo de Bode, é procurada por pessoas que desejam passar uma tarde num local aprazível e sossegado.

As águas desta praia são um pouco mais quentes do que é habitual, o que explica algum do fascínio que provoca entre os habitantes locais. A qualidade da água é excelente. O único movimento que se vê nesta zona é o de alguns barcos de recreio utilizados por particulares para passear pela albufeira.

3. Praia Fluvial de Vila Nova-Serra

Praia Fluvial de Vila Nova-Serra
Praia Fluvial de Vila Nova-Serra

Tal como as outras praias fluviais de Tomar e arredores, as águas desta praia são límpidas, cristalinas e transparentes. No entanto, por se tratar de uma praia não vigiada, existe alguma falta de estruturas de apoio aos banhistas. Este aspecto mais selvagem proporciona-lhe, no entanto, um encanto especial.

Entre o azul cristalino das águas e o verde das árvores que rodeiam a albufeira, o ambiente é idílico e é fácil perceber a razão pela qual várias famílias se deslocam até aqui em busca de um banho refrescante. O único senão é mesmo o piso de terra batida e as pedras que aqui abundam. Por isso mesmo, se está a pensar ir até à praia fluvial de Vila Nova-Serra… leve uns chinelos.

4. Praia Fluvial da Aldeia do Mato

Praia Fluvial da Aldeia do Mato
Praia Fluvial da Aldeia do Mato

Bem perto de Tomar, no concelho de Abrantes, fica uma das praias fluviais mais famosas da região: a praia fluvial da Aldeia do Mato. As águas cristalinas do rio Zêzere são a grande atracção da praia mas há muito mais para fazer que apenas ir a banhos.

Quem aqui se desloca tem também a oportunidade de praticar desportos como canoagem, windsurf, kayak e vela. A praia possui ainda um cais de ancoragem, piscinas flutuantes, balneários e bares de apoio.

Se desejar passar algumas noites nesta região e desfrutar do aroma dos pinheiros mansos conjugado com o verde da floresta e o azul das águas, é possível alugar bungalows.

5. Praia Fluvial do Agroal

Praia Fluvial do Agroal
Praia Fluvial do Agroal

Localizada perto de Tomar, mais concretamente no concelho de Ourém, a Praia Fluvial do Agroal é o destino de muitos habitantes da zona durante os meses mais quentes do Verão.

O seu estilo e carácter rural combinado com a sua inserção numa zona verdejante cativa os visitantes que, muitas vezes, aproveitam também para fazer algumas caminhas pelas redondezas, antes ou depois de ir a banhos.

Algumas das suas infraestruturas incluem: nadadores salvadores disponíveis a qualquer momento e policiamento permanente para assegurar a segurança de todos os visitantes e utentes no caso de alguma eventualidade; casas de banho e chuveiros grátis para manter uma higiene de qualidade.

Possui ainda um parque de estacionamento vasto com lugares suficientes para toda a gente; dois bares/restaurantes (cafetaria do Agroal e Galfurra) com várias opções culinárias e vendedores ambulantes para quem não esteja munido de refeições. Existe até uma pequena pensão para quem deseje pernoitar para poder repetir a experiência ou simplesmente visitar a zona.

6. Praia Fluvial de Bostelim

Praia Fluvial de Bostelim

Localizada em Vila de Rei, a Praia Fluvial de Bostelim, distinguida com a Bandeira Azul e classificada como Praia Acessível, é uma das mais recentes alternativas desta região para se refrescar durante o intenso calor dos meses de Verão.

Ladeada por montanhas ricas em biodiversidade e onde quase não se nota a presença humana, a praia fluvial de Bostelim cativa pelo sossego e a proximidade à natureza que transmite.

Neste local existe também o Parque de Campismo Rural do Bostelim, onde tem início o percurso pedestre Rota do Bostelim de 9,5 km, ao longo dos quais pode observar levadas, açudes, moinhos e uma ponte medieval.

A zona dos banhos é de excelência, especialmente para férias em família, sendo bastante seguro para as crianças e pessoas que requeiram maiores cuidados. A área contígua à linha de água é dotada de sombras naturais e solo relvado, tudo em nome do conforto dos utentes.

7. Praia Fluvial do Carvoeiro

Praia Fluvial do Carvoeiro
Praia Fluvial do Carvoeiro

A cerca de 25 minutos de Mação, a praia fluvial do Carvoeiro localiza-se na aldeia com o mesmo nome. Longe de qualquer sinal de poluição e rodeado por um extenso pinhal, trata-se de uma praia distinguida com Bandeira Azul, premiada com a medalha de Ouro da Quercus e com o rótulo de praia Acessível. Precisa de mais motivos?

Além da qualidade óbvia, esta praia fluvial tem ainda bons acessos, iluminação nocturna, parque de merendas, espaço para a realização de churrascos e piscina para crianças. Trata-se, sem dúvida, de uma das melhores praias fluviais da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here