11. Son Doong Cave, Vietnam

A Son Doong Cave foi descoberta recentemente por um habitante local e é considerada a maior caverna do mundo! Alberga inúmeras maravilhas, incluindo um ecossistema próprio, sistemas meteorológicos, estalactites com mais de 70 metros de altura e pérolas das cavernas do tamanho de bolas de basquet!!!
12. Blue Grotto – Capri, Italy

A Gruta Azul, ou Grotto Azzura em italiano, é uma das atracções turísticas mais famosas da ilha de Capri. É uma caverna marítima inundada até meio e que se enche de uma maravilhosa luz azul. Esta luz é causada pelos reflexão dos raios de sol na superfície da água perto da entrada da gruta. No tempo dos romanos, as lendas diziam que aqui habitavam nereidas, sereias e demónios. A melhor altura para a visitar é ao início da tarde, quando o sol brilha justamente por cima da entrada da gruta.
13. Eisriesenwelt Ice Caves – Werfen, Austria

Eisriesenwelt significa em alemão “Mundo dos Gigantes de Gelo”. Um nome apropriado para aquela que é considerada a maior caverna de gelo conhecida na actualidade, com cerca de 42km de longitude. Descoberta em 1879, esta localizada nos Alpes Austríacos perto de Salzburgo. A caverna foi formada através da erosão causada por um rio subterrâneo. As formações de gelo foram criadas a partir de neve derretida empurrada para dentro da caverna pelo vento. Os ventos gélidos do inverno alpino ajudaram a solidificar a neve dentro da caverna, enquanto que durante o verão, o vento fresco que vem do interior da caverna, ajuda a que o gelo não derreta.
14. Batu Caves, Malaysia

As Batu Caves na Malásia foi utilizadas desde sempre pela população indígena Temuan, assim como pelos colonos ingleses e chineses. O guano de morcego das cavernas foi extraído para fins agrícolas e neste momento as cavernas estão cheias de estátuas e abertas ao público.
15. Carlsbad Cavern, New Mexico, United States

A Carlsbad Caverns é a 7ª maior do mundo. A caverna está cheia de câmaras e características de tirar o fôlego, principalmente as suas estalactites e estalagmites brancas. Está localizada nas montanhas Guadalupe no Novo México e a câmara principal, chamada “Big Room” mede 1219 x 190m com 107 metros de altura no seu ponto mais alto.
16. Lascaux Caves – Montignac, France

As grutas de Lascaux são conhecidas mundialmente pelas suas pinturas pré-históricas, que se estima terem 17300 anos, encontradas nos anos 40 por um adolescente. Faz parte da lista de Património Mundial da UNESCO desde 1979.
17. Puerto Princesa Underground River – Palawan, Filipinas

O rio subterrâneo de Puerto Princesa está localizado debaixo de uma montanha coberta de floresta, na zona norte da ilha de Palawan nas Filipinas. É rio subterrâneo navegável mais comprido do mundo, com mais de 8km. Em 2012 foi nomeado uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.
18. Fantasy Cave – Bermudas

Descoberta em 1905 por dois rapazes de 12 anos, Carl Gibbons e Edgar Hollis, é uma das cavernas subterrâneas mais famosas das Bermudas. Depósitos minerais de calcite formam o que parecem ser cascatas congeladas no tempo. As águas completamente cristalinas e iluminadas, ajudam a criar ambiente projectando sombras nas paredes que dão mais expressividade às superfícies intrincadas da caverna.
19. Tham Lod Cave, Tailândia

Tham Lod é uma caverna com 1666m, cheia de estalactite, estalagmites e um rio. A caverna é também a casa de um vasto número de morcegos e andorinhões. Para a visitar é obrigatório levar um guia.
20. Zugarramurdi, País Vasco, Espanha

Sorginen Leizea, ou a Gruta das Bruxas, é uma gruta localizada em Zugarramurdi no País Vasco espanhol onde, dizem as lendas, se reuniam as bruxas. A câmara principal da gruta foi esculpida por um riacho denominado Regata del Infierno, ou Infernuko Erreka, que a atravessava, formando um grande túnel com 120m de longitude e uma amplitude de 26m. O nome deste conjunto cárstico é uma menção às celebrações pagãs que tinham lugar em algumas das suas salas durante a antiguidade e que, durante a Inquisição, entre 1609 e 1614 foram apresentadas como prova evidente de que em Zugarramurdi se desenvolviam actos de bruxaria.