Início Viagens As 5 vilas mais bonitas do Alentejo

As 5 vilas mais bonitas do Alentejo

Numa região tão repleta de encantos que nos deslumbram e encantam, escolher os melhores destinos não é fácil. Estas são as 5 vilas mais bonitas do Alentejo.

124102
0
COMPARTILHE
Marvão
Marvão

Alentejo, terra de planícies, de trigo, sobreiros e azinheiras. Terra das mil uma cores na primavera e da branca simplicidade das suas casas. Por todo o Alentejo existem vilas que merecem a sua visita pela beleza e encanto que possuem. São locais serenos onde abunda a beleza da simplicidade e a generosidade do povo alentejano. São muitos os motivos para visitar o Alentejo, desde as suas paisagens, aos seus monumentos e à sua gastronomia. Descubra connosco as 5 vilas mais bonitas do Alentejo.

 

1. Marvão

fim de semana romântico
Castelo de Marvão

Num ambiente de paz de espírito e tranquilidade, rodeada por muralhas do século XIII e do século XVII, Marvão ergue-se bem alta esta histórica vila de ruas sinuosas e branco casario, mostrando que o tempo não é tão rápido e veloz como tantas vezes parece.

Alentejo
Marvão – José Flacho

Os vestígios históricos da região remontam aos períodos Paleolítico e Neolítico, tendo sido encontrados inúmeros menires e antas, bem como uma importante estação romana, a cidade romana de Ammaia, que atestam a longevidade destas paragens.

 

2. Monsaraz

locais mais bonitos do Alentejo
Monsaraz

A vila de Monsaraz, ainda hoje envolta pelas suas muralhas medievais, ergue-se sobre urna pedregosa escarpa dominadora de uma vasta região que inclui o vale do Guadiana e albufeira do Alqueva, no Alentejo.

Monsaraz
Monsaraz

Uma situação privilegiada propícia a uma presença humana muito remota, embora não haja certeza acerca de uma ocupação castreja ou mesmo romana.

 

3. Castelo de Vide

Alentejo
Castelo de Vide

Castelo de Vide, pela beleza que orgulhosamente exibe, com uma vegetação rica, é conhecida por “Sintra do Alentejo”, tal é o seu encanto e esplendor, uma das localidades mais românticas da região Alentejana.

Castelo de Vide
Castelo de Vide

O casario branco florido da Vila que sobe e desce a colina, encimado pelo Castelo, cruza-se com anos de história e ocupação bem remota, uma vez que na zona existem diversos legados megalíticos, como o Menir da Meada.

 

4. Mértola

Mértola
Mértola

Com vestígios que remontam ao Neolítico, o Concelho de Mértola apresenta, actualmente, sítios arqueológicos que nos permitem regressar ao passado sem a ajuda da máquina do tempo.

Mértola
Mértola

Passeando pelas ruas de Mértola repara-se na sua rica história, num local com vestígios de presença humana que remontam ao Neolítico, tendo passado por aqui Fenícios (que criaram um importante porto comercial), Romanos, Visigodos e, deixando uma marca bem forte, os Mouros.

Mértola
Mértola

Situada numa zona abençoada pela natureza, na margem do Rio Guadiana, desde cedo Mértola utilizou o melhor que o rio tem para oferecer. Palco de alimento, comunicação e troca de bens, e até de defesa nacional.

 

5. Arraiolos

Arraiolos
Arraiolos

Perca-se em Arraiolos, um local único e extraordinário, onde pode praticar a mais pura tradição alentejana de esquecer que existe pressa, tendo todo o tempo do mundo. Na terra famosa pelas suas tapeçarias, prepare-se para se maravilhar com os muitos tapetes de Arraiolos.

Arraiolos
Arraiolos

Com vestígios de presença humana tempos remotos, provavelmente desde o Neolítico, ou mesmo desde o Calcolítico, a região do concelho de Arraiolos já teria mesmo uma significativa ocupação humana desde o IV Milénio a.C.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here