Início Viagens As 5 vilas mais bonitas de Portugal

As 5 vilas mais bonitas de Portugal

Será sempre complicado escolher as vilas mais bonitas de Portugal. Existem centenas delas, cada uma com a sua beleza e características próprias.

3
Óbidos
Óbidos

De norte a sul e nas ilhas, existem uma série de vilas pitorescas que ainda conseguem preservar a beleza de outros tempos e manter vivas algumas das tradições ancestrais do nosso povo. As vilas de Portugal podem ser muito diferentes consoante a zona do país onde se encontra mas, mesmo diferentes, conseguem possuir o mesmo encanto e a mesma capacidade de cativar quem as visita. É sempre complicado e subjectivo elaborar uma lista deste género.

No entanto, tentamos ser o mais objectivos possíveis e, com base em critérios como a preservação do património, a paisagem natural, a originalidade e as avaliações dos turistas em sites internacionais, esta é a lista das 5 vilas mais bonitas de Portugal. Descubra-as!

 

1. Óbidos

Terá sido tomada aos Mouros em 1148, e recebido a primeira carta de foral em 1195, sob o reinado de D. Sancho I. Visitar Óbidos e percorrer as suas ruelas e vielas é como regressar ao passado. Percorra as suas muralhas que rodeiam o casario, aprecie as ruas floridas, contemple as casas com traços góticos e, sobretudo, prove a famosa ginginha de Óbidos, um licor feito à base de cereja.

Óbidos
Óbidos

Óbidos fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal, designadamente Urraca de Castela (esposa de D. Afonso II), Rainha Santa Isabel (esposa de D. Dinis), Filipa de Lencastre (esposa de D. João I), Leonor de Aragão (esposa de D. Duarte), Leonor de Portugal (esposa de D. João II), entre outras. Não deixe de visitar a Igreja de Santa Maria, o Santuário do Senhor da Pedra e a belíssima Porta da Vila.

vilas mais bonitas de Portugal
Óbidos

 

2. Monsaraz

A vila medieval de Monsaraz, protegida pelas suas muralhas, é uma pequena povoação, com as suas ruas de xisto e as paredes caiadas de branco. Com ruas estreitas e repleta de recantos tem como pano de fundo uma vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva.

Monsaraz
Monsaraz

Passear pelas ruas de Monsaraz é uma experiência única, repleta de estímulos para os seus sentidos. A cada canto, a cada esquina, a cada ruela, aqui poderá sentir como era a vida nos tempos medievais, no topo de uma colina rodeada por muralhas e protegida por um castelo com vistas deslumbrantes para a paisagem que a rodeiam.

Monsaraz - Guizel
Monsaraz – Guizel

 

3. Marvão

Bem próxima com a fronteira de Espanha, situada entre Castelo de Vide e Portalegre, no ponto mais alto da bonita Serra de São Mamede, na região Alentejana, encontra-se a encantadora Vila de Marvão, uma das mais encantadoras vilas de Portugal e que ainda possui grande parte do espírito original dos tempos passados. Passear pelas ruas e vielas de Marvão nos dias de hoje não será muito diferente de como era há uns séculos atrás. Visitar Marvão é regressar ao passado e presenciar ao vivo a história de Portugal.

Marvão
Marvão

Num ambiente de paz de espírito e tranquilidade, rodeada por muralhas do século XIII e do século XVII, Marvão ergue-se bem alta esta histórica vila de ruas sinuosas e branco casario, mostrando que o tempo não é tão rápido e veloz como tantas vezes parece. Aqui, em Marvão, uns simples dias de férias podem significar recuperar energia suficiente para vários meses.

Castelo de Marvão – João Serra

 

4. Dornes

Terra muito antiga, será mesmo anterior à fundação da nacionalidade, como o atestam os monumentos e os vestígios arqueológicos que por aqui se têm encontrado. Já na primeira dinastia alguns documentos que lhe fazem referência, sendo documentada a presença de um religioso de Dornes no Foral de Arega, em inícios do século XIII.

Dornes
Dornes

Dornes tem uma mística muito especial. Não é apenas o facto de estar intimamente ligada à história dos Templários em Portugal (dos quais se contam aqui inúmeras lendas) mas também pelo local onde esta vila está encaixada. Trata-se uma pequena península que rasga o rio, onde o casario assenta rodeado de água por todos os lados e de vegetação verdejante. Por isso mesmo, pela sua história e pela paisagem circundante, visitar Dornes torna-se uma experiência única e reconfortante. Aqui pode, sem dúvida, recarregar as suas energia.

Dornes
Dornes

 

5. Castelo de Vide

Castelo de Vide é uma bonita Vila alentejana, sede de concelho, localizada numa colina da Serra de São Mamede, num local bafejado pela beleza. A beleza de Castelo de Vide resulta da conjugação feliz de 2 pormenores: da sua judiaria repleta de becos e ruelas e do facto de esta ter sido construída em estilo tipicamente alentejano, com as suas casas caiadas de branco e com as típicas flores à janela ou a enfeitar as ruas.

vilas mais bonitas de Portugal
Castelo de Vide

O casario branco florido da Vila que sobe e desce a colina, encimado pelo Castelo, cruza-se com anos de história e ocupação bem remota, uma vez que na zona existem diversos legados megalíticos, como o Menir da Meada. Castelo de Vide, pela beleza que orgulhosamente exibe, com uma vegetação rica, é conhecida por “Sintra do Alentejo”, tal é o seu encanto e esplendor, uma das localidades mais românticas da região Alentejana.

Castelo de Vide: Rui Vieira
Castelo de Vide: Rui Vieira

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here