Início Viagens As 15 cascatas mais bonitas do Gerês (algumas quase secretas)

As 15 cascatas mais bonitas do Gerês (algumas quase secretas)

É um dos último redutos naturais de Portugal e surpreende pela quantidade de rios, ribeiras e cascatas. Estas são as 15 cascatas mais bonitas do Gerês.

606213
2

10. Cascata de Cela Cavalos

Cascata formidável onde os peixinhos nos vêm morder as pernas e onde a paz abunda. De fácil acesso basta que cheguemos à aldeia de Cela (localizada a poucos Kms da Paradela), atravessa-se a aldeia e estaciona-se junto da capela, sítio de onde se tem uma vista única sobra o vale e rio. É daí, que começa a melhor parte, mochila às costas e anda-se cerca de meia hora, quase sempre a descer e com uma vista fantástica até que se começa a ouvir o som de água.

Cascata de Cela Cavalos
Cascata de Cela Cavalos (António Cunha)

Anda-se mais um pouco até atravessar uma ponte que repousa à sombra de uma grande árvore…assim que a ponte é atravessada, basta que passemos as árvores do nosso lado direito e damos de frente com a beleza e a imponência desta bela cascata que nos reserva muito agradáveis surpresas assim que a começamos a subir. A Cascata de Cela Cavalos é um verdadeiro paraíso no Gerês.

 

11. Cascata do Poço Azul

Trata-se de um poço, um verdadeiro poço azul… Local de muita harmonia, de muita vida, no Gerês! Não é de facto um trilho muito fácil, mas vale a pena o esforço. É o local perfeito para passar um dia tranquilo numa lagoa de água muito limpa e cristalina… Uma verdadeira maravilha. O ideal, será mesmo aproveitar o Verão para fazer uma visita ao poço azul.

Poço Azul
Poço Azul (António Cunha)

Para começar, terá que se dirigir à localidade de Ermida onde seguirá o PR14. Siga por esse percurso indicado e passará a Fonte do Arado. Continue a seguir sempre pelo caminho de estrada, caminhará durante sensivelmente 3 quilómetros até à Tribela. Corte à direita e irá, cerca de 1 quilómetro após, chegará a um pequeno largo com uma casa com piscina. Siga a partir daí pelo caminho de pastores. Irá descer ao rio Conho e voltar a subir a encosta em frente. No cume encontra uma casa abrigo, e deverá cortar caminho à sua esquerda, seguindo assim o rio Conho. Irá encontrar trilhos de pastores, só precisará segui-los durante 2 quilómetros para encontrar o famoso Poço Azul do Gerês.Utilize as seguintes coordenadas para encontrar o Poço Azul: Coordenadas 41°44’0″N 8°6’24″W

 

12. Cascata do Laboreiro

A Cascata do Laboreiro é uma queda de água (cascata) localizada em Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, Distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Esta queda de água é formada pelas águas do rio Castro Laboreiro que atravessa neste local serrano um acentuado desnível e precipita-se do cimo de altas fragas rochosas num mar de espuma branca.

cascatas mais bonitas de Portugal
Cascata de Castro Laboreiro

Localiza-se numa paisagem de montanha nos domínios da freguesia de Castro Laboreiro, no alto planalto nortenho. Nas suas imediações existem vários vestígios megalíticos e a alguma distância a fronteira com Espanha. Esta cascata encontra-se a sul da Ponte Velha de Castro Laboreiro e pode ser vista do cimo das muralhas do Castelo de Castro Laboreiro.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here