Início Viagens As 15 cascatas mais bonitas do Gerês (algumas quase secretas)

As 15 cascatas mais bonitas do Gerês (algumas quase secretas)

É um dos último redutos naturais de Portugal e surpreende pela quantidade de rios, ribeiras e cascatas. Estas são as 15 cascatas mais bonitas do Gerês.

606495
2

7. Cascata da Portela do Homem

A Cascata da Portela do Homem é uma queda de água localizada nas proximidades da Portela do Homem, freguesia de Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga, em Portugal. Esta queda de água encontra-se localizada a 1 km da Portela do Homem junto à ponte e as suas águas provêm do ainda incipiente rio Homem dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Cascata da Portela do Homem
Cascata da Portela do Homem

Forma-se com o despenhar das águas do alto de uma penedia de rocha granítica. Depois da queda as águas dão forma a uma serena lagoa bastante utilizada nas épocas de veraneio. Para se chegar a esta cascata é preciso chegar até ao local da Portela do Homem, sendo que o caminho a partir daqui se encontra assinalado.

 

8. Cascata das 7 Lagoas

Perto de Cabril, no Parque Nacional da Peneda Gerês encontra uma das mais fantásticas cascatas que origina uma cadeia de lagoas, a Cascata das 7 Lagoas. Estão situadas ao longo do rio que nasce na serra e atravessa Cabril. São dotadas de uma incrível paisagem envolvente que contrasta com a água pura, límpida e cristalina. É um local de perfeita comunhão com a natureza e existindo ainda uma diversidade de lagoas para todos os gostos. Para os amantes de adrenalina existe a possibilidade de saltar a 10 metros de altitude. Para os mais aventureiros existe uma com um pequeno escorrega natural que lhe permite ter momentos de pura diversão.

Sete Lagoas
Sete Lagoas

Conta com umas mais compridas e outras mais fundas o que lhe permite nadar. Ao percorrer todas as lagoas pode ver como todas elas encaixam num vale criado pela natureza que torna todo o cenário digno de ser aproveitado. Todo o percurso até lá é de difícil acesso. Se optar por o fazer a caminhar tem de enfrentar um caminhada de 12 quilómetros (ida e volta) sem sombras ao longo de todo o percurso e ainda algumas subidas e descidas. Se optar por ir de carro opte por todo o terreno pois o caminho tem imensas pedras, buracos e tenha em atenção que não passam dois carros simultaneamente.

 

9. Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria

São das mais secretas e desconhecidas cascatas e lagoas do Parque Nacional Peneda Gerês, embora se localizem relativamente perto de outra famosa cascata, a Portela do Homem. Ficam em plena Mata da Albergaria, um bosque centenário que é também um dos locais mais bonitos de todo o parque. Acredite… se tiver vontade e energia para caminhar, vai adorar refrescar-se nestas lagoas.

Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria
Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria (António Cunha)

A melhor forma (e talvez a única) de chegar até elas é deixando o seu carro na Portela do Homem e realizar o trilho circular de 4 quilómetros que passa por estas lagoas e cascatas. Não existe sinalização para as mesmas mas não se preocupe: vai encontrá-las facilmente ao longo do trilho, que também passa pela Geira Romana. Não se esqueça: por se tratar de um local isolado e pouco frequentado, leve consigo mantimentos suficientes e, caso seja Verão, muita água, chapéu e protector solar.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here