Domingo, Janeiro 17, 2021
VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
Sem resultados
Ver todos os resultados
VortexMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Viagens

As 15 aldeias mais bonitas de Portugal

VxMag por VxMag
Set 4, 2018
em Viagens
7
piódão

Piódão (Alfredo Mateus)

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Rota das Faias

Rota das Faias: O Outono no Vale de Manteigas

Nov 9, 2020
Esposende

5 boas razões para visitar Esposende

Jan 3, 2021
Sortelha

7 lugares secretos para uma escapadinha em Portugal

Jul 27, 2020
surf portugal

Os 3 melhores destinos de surf em Portugal

Jun 29, 2020

São centenas e todas muito diferentes umas das outras. Podem ser aldeias de xisto na serra da Lousã, de granito na Serra do Gerês ou brancas no Alentejo. A beleza de cada uma é inconfundível. Viajar pelas aldeias de Portugal é regressar ao nosso passado, às nossas origens, é descobrir as tradições seculares do nosso povo que os seus habitantes teimam em manter vivas. As aldeias de Portugal são pequenos pedaços de nós próprios, esquecidas no tempo, mas repletas de cantos e recantos de encantar que o vão surpreender e fazer sentir-se, verdadeiramente, em casa. Descubra as 15 aldeias mais bonitas de Portugal.

 

1. Piódão

A Aldeia de Piódão é considerada uma das mais bonitas do País, classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“. Situada no Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor. As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”.

país mais romântico da europa
Piódão – Rui Videira

Enquanto percorremos a Serra do Açor, ao mesmo tempo que nos deixamos encantar pelo aspecto majestoso e puro da paisagem, a curiosidade e a impaciência invadem-nos. Piódão teima em permanecer escondido para, inesperadamente, deslumbrar com a sua arquitectura, que tão bem exemplifica a capacidade que temos para de forma harmoniosa nos adaptarmos aos mais inóspitos e também mais sublimes locais. Como se de um presépio se tratasse, as casas distribuem-se em redor dos socalcos, nas quais pontuam o azul e o xisto, por entre sinuosas e estreitas ruelas, que em cada canto escondem a história da Aldeia Histórica de Portugal de Piódão.

 

2. Monsanto

Considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal, Monsanto localiza-se no concelho de Idanha-a-Nova. Esta fantástica aldeia, construída por entre penhascos e em perfeita harmonia com o meio envolvente, cativa quem a visita pela sua originalidade. Já foi motivo de reportagem de várias revistas internacionais e recebe turistas de todo o mundo, que ficam admirados e surpreendidos com a capacidade das suas gentes terem construído as suas casas encrustadas nos penhascos do monte onde se localiza.

As 5 aldeias mais bonitas de Portugal
Monsanto

Alcandorada num cabeço que se impõe ao olhar na maior parte dos horizontes, a Aldeia Histórica de Portugal de Monsanto detém um encanto singular, para o que contribuem os dois títulos atribuídos no séc. XX – Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica em 1995. Ícone turístico da região, Monsanto é uma experiência peculiar para quem a visita. Concederam-lhe foral D. Afonso Henriques, D. Sancho I, D. Sancho II e D. Manuel . A parte mais antiga está n ponto mais alto, onde s Templários construíram uma cerca com uma torre de menagem.

 

3. Sortelha

É uma aldeia em granito, com ruas e vielas tipicamente medievais, fechadas por um círculo de muralhas, vigiado por um sobranceiro castelo do século XIII. Sortelha continua a ser certamente uma das mais belas e antigas povoações do nosso País, cujo traçado pouco se alterou nos últimos 500 anos.

Sortelha
Sortelha

Sortelha é uma das mais belas e antigas aldeias portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitectónica inalterada até aos nossos dias, sendo considerada uma das mais bem conservadas. A visita pelas ruas e vielas do aglomerado, enclausuradas por um anel defensivo e vigiadas por um sobranceiro castelo do séc. XIII, possibilita ao forasteiro recuar aos séculos passados, por entre as sepulturas medievais, junto ao pelourinho manuelino ou defronte igreja renascentista.

 

4. Castelo Rodrigo

Historicamente, falar de Figueira de Castelo Rodrigo implica remontar muitos séculos na história. Desde a Pré – História até ao século XXI, muitos são os testemunhos existentes, permitindo-nos viajar pelo tempo à descoberta das raízes históricas de toda uma região. Ocupado sucessivamente pelos túrdulos, romanos e mouros, o actual concelho de Figueira de Castelo Rodrigo foi integrado na Coroa por D. Sancho I. Até ao século XIX chamava-se apenas Castelo Rodrigo, em homenagem ao alcaide D. Rodrigo, que defendeu a fortaleza em 1296.

As 5 aldeias mais bonitas de Portugal
Castelo Rodrigo

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é, no seu todo, um autêntico espaço monumental que conserva importantes referências no plano medieval. Entre os monumentos que acrescentam valor ao património histórico são de destacar as velhas muralhas, as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, o Pelourinho quinhentista, a igreja matriz, a cisterna medieval e os vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos. Durante mais de 600 anos, a povoação foi vila e sede de concelho. Em vários momentos da história nacional, os seus habitantes destacaram-se pela sua coragem e lealdade à coroa.

 

5. Vilarinho de Negrões

Na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão encontra-se Vilarinho de Negrões, uma das aldeias mais pitorescas de toda a região, pelo seu casario ainda relativamente preservado e, acima de tudo, por se encontrar sobre uma estreita e bela península – um pedacinho de terra poupado à subida das águas. Vilarinho é assim uma terra que se vê diariamente ao espelho e se distingue à distância pela sua perfeita simetria, uma espécie de Jardim do Éden português. Perto, situa-se a freguesia de Negrões, alma gémea, que possui um forno todo em granito.

Vilarinho de Negrões
Vilarinho de Negrões

É um monumento a contrastar com canastros esguios, onde o milho e o centeio se conservam. Prepare-se, a região do Barroso é diferente de tudo aquilo que alguma vez já viu! Na calma da manhã é possível observar alguns mergulhões de crista e outras aves aquáticas que aqui costumam passar o Inverno, fugindo aos rigores das latitudes mais a norte; à medida que os primeiros raios de sol vão levantando, o nevoeiro e os vizinhos humanos começam a acordar, afastam-se para uma pequena ilhota deserta formada por um enorme penedo.

Página 1 de 3
123Próx.
Tags: castelo rodrigomonsantopiódãosortelhavilarinho de negrões
VxMag

VxMag

Comentários 7

  1. Avatar Fernando seabra says:
    5 anos atrás

    Para mim e pelas aldeias que conheço de Portugal,a aldeia do xisto é uma das mais bonitas

    Responder
  2. Avatar Elsa pastorino says:
    4 anos atrás

    muy interesante .y bonito material. gracias

    Responder
  3. Avatar Jose Duarte says:
    4 anos atrás

    Acho que a aldeia de covêlo de paivó é mais bonita, pena que quase ninguêm conhesse

    Responder
  4. Pingback: 30 aldeias que são autênticas Maravilhas de Portugal | VortexMag
  5. Pingback: 10 das aldeias mais pitorescas de Portugal | VortexMag
  6. Avatar Antonio manuel simões Craveiro says:
    2 anos atrás

    Olá. O nosso País é extraordinariamente belo. Ás aldeias temos de juntar as várias tradições, culturais, (religiosas, profanas), artísticas, (musicais, artesanais, cancioneiro, plásticas, esculturais, moda atual), gastronómicas, (comida, azeite, vinhos), outras. Temos uma cultura ancestral fabulosa. Tudo isto está por explorar de uma forma organizada e integrada numa rede turística que abranja todas as índoles. Nós não temos algo estruturado que mostre ás pessoas o que verdadeiramente temos. Os nosso ministérios trabalham de uma forma completamente à toa, porque reféns dos Lobys que comandam estes interesses, muitos ligados apenas às cadeias de Hoteis. As casas vitivinícolas do Douro não trabalham com as suas congéneres do Alentejo, Dão, Lisboa e Tejo, (se é que há alguma coisa organizada), etc. Os azeites não têm qualquer organização a não ser em cooperativas. Há umas Associações quaisqueres do Artesanato e outras expressões mas só são faladas em anos de eleições. Os “poderosos” que estão por detrás destes interesses económicos controlam tudo a seu belo prazer. Não temos circuitos turísticos seja de que índole for definidos dentro de âmbito nacional que integre todas estas áreas, dirigidos para um objetivo estratégico nacional. Trabalhamos de costas voltadas, cada um na sua quintinha, completamente dominados por estes Lobys, (reles) já descritos. Somo um País à deriva.

    Responder
  7. Avatar Manuel da Silva Melo says:
    1 ano atrás

    Gostava de realizar visitas ao longo do tempo a estas aldeias que são maravilhosas e pretendia se possível receber informação o mais detalhada possível .

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

  • Virais
  • Comentários
  • Últimos
peste

Os 15 países mais antigos do mundo (Portugal é um deles)

Mai 24, 2019
Bairro do Aleixo (Porto)

Os 15 bairros mais perigosos de Portugal

Dez 26, 2019
moedas mais valiosas

As 10 moedas portuguesas mais valiosas (valem 7 mil euros e podem estar na sua casa)

Jul 29, 2020
Palavras

28 palavras da Língua Portuguesa que você (quase de certeza) não consegue pronunciar

Dez 23, 2019
Monedas

Las 10 monedas españolas más valiosas (pueden valer hasta 20 mil euros y pueden estar en su bolsillo)

Fev 3, 2020
Aprenda a usar a vírgula com 4 regras simples

Aprenda a usar a vírgula com 4 regras simples

39
kristang

Kristang: 500 anos depois ainda se fala português e se dança o Vira na Malásia

8
palavras bonitas

As 50 palavras mais bonitas da Língua Portuguesa

14
A25-BIS-DR2

A25-BIS-DR2: o gene lusitano que só os portugueses possuem

103
povos

Os 17 povos que deram origem aos portugueses

80
Mousse de lima com iogurte

Mousse de lima com iogurte

Jan 16, 2021
Quiche de espinafres

Quiche de espinafres

Jan 16, 2021
Mousse de limão

Mousse de limão

Jan 16, 2021
Mousse de maracujá

Mousse de maracujá

Jan 16, 2021
Quiche de bacalhau

Quiche de bacalhau

Jan 16, 2021

© 2020 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2020 Vortex Magazine