Início Viagens As 3 aldeias mais bonitas do Gerês

As 3 aldeias mais bonitas do Gerês

É uma das regiões mais bem preservadas de Portugal e cada recanto é um tesouro por descobrir. Conheça as 3 aldeias mais bonitas do Gerês.

23203
1
Lindoso

 

O Parque Nacional Peneda Gerês é um dos recantos naturais mais fabulosos do país. No seu território existem diversas aldeias preservadas que parecem paradas no tempo. Terra de gente genuína e trabalhadora que mantém vivas as tradições ancestrais dos seus antepassados, o Gerês é um paraíso por desvendar. Descubra as 3 aldeias mais bonitas do Gerês.

 

1. Sistelo (Arcos de Valdevez)

A aldeia de Sistelo situa-se no concelho de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gêres, junto à nascente do rio Vez.

Sistelo – Rui Videira

Famosa pelas suas paisagens em socalcos, onde se cultiva o milho e pasta o gado, a aldeia encontra-se muito bem preservada, tendo sido recuperadas as casas típicas de granito, os espigueiros e os lavadouros públicos.

Sistelo – Rui Videira

O Castelo de Sistelo, ex-líbris da aldeia, merece uma cuidadosa visita: trata-se de um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo.

 

2. Lindoso (Ponte da Barca)

Lindoso é a maior freguesia do concelho de Ponte da Barca, do qual dista 25 km da sede, pertence ao distrito de Viana do Castelo, faz fronteira com Espanha e tem cerca de 1300 habitantes.

Lindoso
Lindoso

Inserida no PNPG – Parque Nacional Peneda-Gerês, é uma região de clima rigoroso, frio no Inverno, temperatura amena ou quente no Verão, e chuvas abundantes que atingem uma precipitação média anual superior aos 2200 mm.

locais para visitar no Norte de Portugal
Lindoso

Povoação típica composta por velhas casas de granito, bem inseridas na paisagem, subsistindo ainda em algumas instalações agrícolas a cobertura de colmo.

 

3. Pitões das Júnias (Montalegre)

Herdeira natural da velhíssima freguesia de São Vicente do Gerês, nas profundezas do rio Beredo, que recebe águas de vários ribeirinhos na montanha, Pitões é a povoação mais alta de Barroso, na cota dos 1100 metros.

Mosteiro de Pitões das Júnias
Mosteiro de Pitões das Júnias

Este facto contribuiu em grande medida para a elevada qualidade do presunto e fumeiro desta localidade. Sempre foi conhecida por ser terra de gente lutadora e mesmo guerreira: não resistiu à destruição do Castelo, nem do Mosteiro, nem da sua “república ancestral” (conjunto de normas comunitárias e democráticas dos seus habitantes).

locais para visitar no interior de Portugal
Pitões das Júnias

Mas resistiu aos Menezes, condes da Ponte da Barca, a quem um rapaz de casa do Alferes foi raptar uma filha com a qual casou; e resistiu à pilhagem e assaltos sistemáticos que os Castelhanos organizavam durante a guerra da Restauração. Nesta aldeia pode visitar a corte do boi do povo, agora reconstruída como pólo do ecomuseu.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here