Início Viagens As 3 aldeias mais bonitas do Alentejo

As 3 aldeias mais bonitas do Alentejo

Seja à beira do mar ou no meio da planície, reconhecem-se facilmente pelas suas típicas casas brancas. Conheça as 3 aldeias mais bonitas do Alentejo.

5
aldeias mais bonitas do Alentejo
Porto Covo

Quais são as 3 aldeias mais bonitas do Alentejo? Terra de planícies melancólicas que adoçam a vista e o coração, terra de aldeias caiadas de branco, o Alentejo sempre foi motivo de inspiração para poetas e visitantes e dificilmente nos sai da memória quando nos apaixonamos pelas suas gentes e pelas suas paisagens.

Por entre sobreiros e azinheiros, do mar ao interior, pequenas aldeias povoam a planície e encantam que as visita. Viaje connosco e descubra as 3 aldeias mais bonitas do Alentejo.

1. Santa Susana (Alcácer do Sal)

Com arquitectura tipicamente alentejana, a aldeia de Santa Susana destaca-se pela presença de casinhas de rés-do-chão, todas caiadas de branco com barra azul e grandes chaminés. Localizada entre duas ribeiras, afluentes da margem direita da ribeira de Alcáçovas, está distanciada da sede do concelho por 15 km.

Santa Susana
Santa Susana

Santa Susana chama a atenção devido às suas casas de contornos iguais e molduras de azul forte. Parece uma antiga vila de arquitectura rural, mas que estas ruas geométricas e as casas iguais não são um acaso.

Santa Susana
Santa Susana

Construídas há mais de um século, serviram de alojamento temporário para trabalhadores agrícolas que acabaram por aqui ficar. Hoje é uma tranquila vila alentejana onde se pode saborear a gastronomia local e conhecer o artesanato em madeira de salgueiro e cortiça. Para muitos é a aldeia mais bonita do Alentejo.

2. Porto Covo (Sines)

Porto Covo
Porto Covo

Inserida no privilegiado Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a pacata aldeia de Porto Covo, conseguiu ao longo dos anos, preservar toda a traça tradicional que lhe confere tamanha beleza.

Porto Covo
Porto Covo

Apesar de cada vez mais procurada e hoje em dia com mais oferta de alojamento e comércio, as suas ruas ofuscam o visitante com as suas casas caiadas de um branco irrepreensível.

Ilha do Pessegueiro - Porto Covo
Ilha do Pessegueiro – Porto Covo

Com o mar azul de pano de fundo, Porto Covo envolve-nos pelas suas belas paisagens, seja de magníficas praias, seja de planícies tipicamente alentejanas. A gastronomia e a simpatia dos habitantes fazem repetir a visita.

3. São Cristóvão (Montemor-o-Novo)

São Cristóvão
São Cristóvão

A meio caminho entre Montemor e Alcácer do Sal, São Cristóvão é uma aldeia no mar da planície a caminho das praias.

São Cristóvão
São Cristóvão

O nascimento desta aldeia tem a sua origem intimamente ligada a uma lenda, na qual atribuírem a São Cristóvão a graça da escolha do local da igreja, pelo que o povo escolheu este santo como seu padroeiro e símbolo unificador da sua fé.

São Cristóvão
São Cristóvão

O estreito vale da ribeira de S. Cristóvão alberga vários “monumentos” de arquitectura natural. Para descobrir estes lugares, a melhor opção é utilizar os percursos pedestres e/ou os de BTT existentes, e com a ajuda dos folhetos explicativos, descobrir as belezas da freguesia.

5 COMENTÁRIOS

  1. O Alentejo tem muitas afinidades com o Sul de Angols. Felizmente conheço—as a todas e havera outras que nao constam da lista e que sao igualmente belas. Santa Pascoa.

  2. tenho prazer de conhecer e reconheco que sao bonitas ,para mim porto covo e a mais linda de facto e como as outras temos muitas mais ,cada um tera seu gosto e nao discuto ,mas como Santa Suzana e s cistovao tem muitas e mais lindas ,alias alentejo e todo lindo por exemplo amareleja etc etc lindissimas mas e o gosto de cada um

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here