Início Viagens As 25 vilas medievais mais bonitas da Europa (3 são portuguesas)

As 25 vilas medievais mais bonitas da Europa (3 são portuguesas)

Um pouco por todo o velho continente, aldeias, vilas e cidades parecem paradas no tempo à sua espera. Descubra as 25 vilas medievais mais bonitas da Europa.

86339
1

11. Puebla de Sanabria (Espanha)

Puebla de Sanabria (em português: Póvoa de Seabra) é um município raiano da Espanha na província de Zamora, comunidade autónoma de Castela e Leão. Pertence à rede das Aldeias mais bonitas de Espanha. Faz fronteira com a Galiza no Padornelo, tendo como principal ligação a Autovia das Rias Baixas, que faz a transição entre as duas comunidades através de um túnel. A sua ligação mais directa a Portugal faz-se pela estrada que vai até à fronteira do Portelo, junto à serra de Montesinho, a norte de Bragança.

locais para visitar no Parque Natural de Montesinho
Puebla de Sanabria

As terras de Seabra, pela sua riqueza paisagística e a nível da flora e fauna, está classificada como Parque Natural. Uma das jóias deste Parque é o lago de Sanábria, inserido no vale do rio Tera, que pelo seu percurso conhece várias barragens, desde a sua nascente na serra de Peña Trevinca próxima ao lago, elevação que atinge os 2 124 metros de altitude. Não muito distante, na também próxima Serra Segundera, nasce o rio Tuela, um dos afluentes do rio Tua.

 

12. Pienza (Itália)

No topo de uma colina, Pienza é um dos vilarejos mais encantadores da Toscana com um magnifico panorama que se abre para os verdes campos do Val d’Orcia com estreitas estradas, ciprestres e campos cultivados. Considerada Património Cultural pela UNESCO, pelas ruas de Pienza muitos artistas tentam reproduzir os belos recantos da cidade renascentista. Toda a cidade gira em torno da Praça Pio II circundada pela Catedral da Assunta e pelos mais importantes palácios da cidade. Chamada anteriormente de Corsignano, a cidade teve seu nome mudado para Pienza depois que Aeneas Silvius Piccolomini foi eleito como Papa Pio II em 1458.

Pienza
Pienza

Nascido em Pienza, o sumo pontífice tinha o sonho de transformar a sua cidade natal em cidade modelo, por isso mandou reconstruir a catedral, a prefeitura e uma residência papal. O centro de Pienza foi completamente redesenhado pelo Papa Pio II em estilo renascentista. Embora muitos de seus projectos jamais tenham sido realizados, Pienza faz parte do chamado Parque artístico, natural e cultural do Vale D’Orcia, que tem por objectivo preservar o extraordinário património de Pienza e de seu entorno: Castiglion d’Orcia, Montalcino, San Quirico d’Orcia e Radicofani.

 

13. Monsaraz (Portugal)

Vila medieval, a mais antiga do concelho de Reguengos de Monsaraz, Monsaraz regista indícios de povoamento desde tempos pré-históricos, tendo mesmo sido nos primórdios da sua origem um castro fortificado. Em 1157 foi conquistada aos Mouros por Geraldo Geraldes “O Sem Pavor”, em 1167 doada aos Templários e em 1319 à Ordem de Cristo. Durante séculos o castelo de Monsaraz desempenhou importante papel de sentinela do Guadiana, vigiando a fronteira com Espanha.

Alentejo
Monsaraz e o Alqueva

Para além de todo o património histórico, arquitectónico e social, Monsaraz está rodeada de uma paisagem maravilhosa, e do alto do seu Castelo é possível observá-la em todo o seu esplendor. Vila de cal e xisto onde o tempo agradavelmente parece ter parado, torna-se palco de eventos inseridos no “Monsaraz Museu Aberto”, programa de actividades culturais que se realiza de dois em anos no Verão alentejano, mostrando os hábitos e costumes alentejanos no artesanato, na gastronomia e nos vários espectáculos culturais que aqui têm lugar. Por entre lojas de artesanato local e velharias, está um rico património de onde se destacam a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa (séculos XVI e XVII), os Antigos Paços da Audiência (séculos XIV e XVI), a Ermida de São Bento, a Torre de São Gens do Xarez ou a Ermida de Santa Catarina de Monsaraz (nos arredores).

 

14. Montepulciano (Itália)

Montepulciano é uma daquelas pequenas cidades que fica na memória depois de ser visitada. Certamente é uma das jóias da romântica região da Toscana e, caso você goste de historia, cidades pequenas e charmosas, vinho e claro de comer bem, Montepulciano é uma paragem imperdível nessa incrível região da Itália. Localizada ao sul de Siena a cidade de Montepulciano pode ser uma excelente base para quem pretende explorar uma das regiões mais famosas da Toscana, o Val D’ orcia com as suas famosas paisagens rurais, colinas verdejantes, cidades e vilas no topo de montanhas, que inclusive é considerado como Património pela UNESCO.

Montepulciano

A cidade de Montepulciano fica localizada no alto de uma colina e é uma cidade medieval que se caracteriza por construções de pedra, edifícios da época do Renascimento e claro pelos famosos Vinho Nobile de Montepulciano, considerado um dos melhores da Itália e Vinho Rosso de Montepulciano.

 

15. Mont Saint Michel (França)

A história relata que o bispo Aubert (Santo-Aubert) da cidade de Avranches, fundou um santuário em 708 no Mont-Tombe (antigo nome do monte Saint-Michel), após três aparições do arcanjo São Miguel (Saint-Michel em francês). Consagrada em 709, a igreja, desde então, nunca deixou de atrair visitantes e peregrinos do mundo inteiro. A arquitectura do Monte Saint-Michel e sua baía fazem dele o lugar turístico mais frequentado da Normandia e o segundo mais frequentado da França, depois de Paris. A abadia tem a particularidade de ter sido erguida sobre uma ilha rochosa.

Mont Saint Michel
Mont Saint Michel

Vocês irão descobrir verdadeiras jóias da arquitectura: Igreja pré-romana, dos séculos XI e XV, conventos romanos e góticos. Transformada em prisão durante a Revolução do Segundo Império, a Abadia é hoje uma comunidade monástica com uma presença espiritual permanente. baptizada «Maravilha do Ocidente», o Monte Saint-Michel é cercado de uma magnífica baía, teatro de uma das maiores marés da Europa. Um espectáculo grandioso. Património Mundial da UNESCO, a sua Abadia fora do comum é uma maravilha realizada pelo homem, e sua baía é uma maravilha realizada pela natureza.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here