Início Viagens As 16 melhores praias de Quarteira e arredores

As 16 melhores praias de Quarteira e arredores

É cada vez mais o coração do Algarve. Perto de Vilamoura e a meio caminho entre Albufeira e Faro... estas são as melhores praias de Quarteira e arredores.

19976
1
Quarteira
Quarteira

Quarteira é um daqueles locais vincadamente turísticos. A época balnear traz a esta localidade algarvia uma imensidão de visitantes, que se divide por uma igual imensidão de praias. Uma agradável marginal de palmeiras, estende-se paralelamente a um oceano onde se desenham praias divididas por pontões. Com uma grande frente de edifícios debruçados sobre o mar é uma óptima opção para quem que evitar o automóvel nas férias. A grande oferta de alojamento e restauração a par da animação nocturna, não deixam Quarteira fora dos roteiros turísticos. A proximidade a Vilamoura também ajuda a trazer ainda mais turistas para esta (outrora) pequena localidade.

Perto desta localidade estão alguns dos aldeamentos turísticos mais luxuosos do Algarve, o que não é de admirar, já que esta região é famosa pela elevada qualidade das suas praias. Quarteira pode servir como ponto central para umas férias prolongadas e, a partir daqui, pode explorar as redondezas, seja visitando cidades como Faro ou Loulé, ou seja passando os dias nas praias mais de Quarteira. Estas são as melhores praias de Quarteira e arredores, no Algarve.

 

1. Praia de Quarteira

Quarteira foi uma antiga povoação de pescadores do município de Loulé, no Algarve, que se transformou num grande centro turístico. Isto graças à sua praia e às suas extensas avenidas repletas de bons restaurantes onde se pode degustar peixe fresco, tendas, hotéis e complexos turísticos.

Praia de Quarteira
Praia de Quarteira

A Praia de Quarteira é uma praia de carácter urbano que conta com um extenso areal de cerca de 3 quilómetros de longitude que oferece banhos tranquilos. Junto à praia encontrará uma grande e animada avenida litoral conhecida como Calçadão que oferece numerosas instalações turísticas, esplanadas para apanhar sol e muita animação. No extremo Oeste da praia ainda existe um núcleo pesqueiro com bonitas embarcações.

 

2. Praia do Forte Novo

Espontânea e versátil, situa-se na zona de transição do espaço urbano de Quarteira para uma área natural de dunas extremamente sensíveis. Apresenta um extenso areal e oferece condições privilegiadas de acessibilidade e mobilidade para todos.

Praia do Forte Novo
Praia do Forte Novo

A nascente, as arribas de intensa cor ocre contrastam com o verde dos pinhais. Em maré baixa, é possível observar vestígios do Forte Novo, edificado no reinado de D. João II.

 

3. Praia do Almargem

Nesta preciosa praia os penhascos avermelhados característicos da costa algarvia irrompem para acomodar a parte final da Ribeira do Almargem, que em certas ocasiões não vence a barreira arenosa e permite que a agua corra até ao mar. Cria assim um espelho de água muito tranquilo, habitualmente visitado por aves aquáticas sendo possível estar na praia e observar tranquilamente os banhos e a pesca de espécies de aves aquáticas como as garças.

Praia do Almargem
Praia do Almargem

O seu areal, mais tranquilo em comparação com o resto das praias de Quarteira, mistura as dunas com uma vegetação húmida com canas e juncos. Junto a este areal há uma pequena lagoa que rodeia um bosque de pinheiros e sobreiros, de onde é possível observar uma grande quantidade de plantas exclusivas da região do Algarve.

 

4. Praia de Loulé Velho

O caminho até à Praia do Loulé Velho percorre um vale rural onde observará a antiga maquinaria hidráulica como aquedutos e noras, assim como grandes campos agrícolas e árvores centenárias, à volta das quais voam espécies interessantes. A zona Este da praia, antigamente conhecida como a Praia do Trafal, apresenta dunas e um areal amplio e extenso; enquanto no Oeste se apresenta um areal mais estreito, acompanhado por penhascos avermelhados que chegam até ao mar.

Praia de Loulé Velho
Praia de Loulé Velho

Aqui, quando o mar leva a areia, deixa ao descoberto antigos tanques de salgar o peixe na época romana, assim como o lodo de um antigo estuário lacustre e outros vestígios de uma época em que o mar estava muito mais longe. Neste lugar existem ainda submergidas as ruínas de uma antiga povoação pesqueira cartaginesa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here