Início Viagens As 16 melhores praias da Margem Sul

As 16 melhores praias da Margem Sul

Basta atravessar o rio Tejo e entra-se numa das mais carismáticas regiões de Portugal. Descubra as melhores praias da Margem Sul.

23413
1

13. Praia do Moinho de Baixo (Praia do Meco)

Caracterizada pelo extenso areal, a Praia do Moinho de Baixo, na Aldeia do Meco, é uma das mais frequentadas do concelho de Sesimbra. Reúne várias infraestruturas de apoio aos veraneantes próximo do principal acesso ao areal. Existem ainda zonas mais afastadas para a prática do naturismo.

Praia do Moinho de Baixo

Nos últimos anos o principal acesso foi melhorado e, em 2013, foi instalada à entrada da praia uma escultura alusiva à Arte Xávega, actividade piscatória praticada há muitos anos neste areal pelos habitantes da Aldeia do Meco, Alfarim e de outras localidades da zona rural.

 

14. Praia do Ouro

Localizada na Baía de Sesimbra, a Praia do Ouro apresenta geralmente o mar bastante calmo e areal com pouca inclinação, sem baixios, o que a torna ideal para famílias e crianças. É uma das praias portuguesas que hasteia a Bandeira Azul da Europa há mais anos, e também tem sido distinguida com a Bandeira de Praia Acessível, galardão que premeia as zonas balneares com acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, e Praia com Qualidade de Ouro, distinção atribuída às zonas balneares que apresentaram água de excelente qualidade.

Praia do Ouro

Oferece um conjunto de infraestruturas e serviços e, em 2013 foi objecto de um amplo projecto de requalificação que consistiu no melhoramento dos acessos, e na construção de um corredor pedonal sobrelevado com iluminação, estádio e novos sanitários. Entre Maio e Outubro realiza-se a Arte Xávega, pesca tradicional de cerco, feita num contexto turístico-cultural, ao abrigo de um protocolo entre a Câmara Municipal de Sesimbra, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade – Parque Natural da Arrábida e os proprietários das embarcações.

 

15. Praia da Lagoa de Albufeira

A Lagoa de Albufeira é um local de invulgar beleza, onde se conjuga o mar a lagoa e um extensos pinhais. A Lagoa tem características invulgares e óptimas para a prática da pesca desportiva, vela e windsurf. Localiza-se na costa ocidental, próximo do canal de ligação da Lagoa de Albufeira ao mar.

Praia da Lagoa de Albufeira

Está sujeita a ventos dos quadrantes norte e oeste e, como tal, apresenta boa ondulação durante muitos dias por ano, o que a torna muito apreciada para a prática de surf, bodyboard e skimboard. As obras de requalificação da marginal sul da Lagoa de Albufeira, concluídas em 2013, melhoraram substancialmente o acesso a esta praia.

 

16. Praia da Rainha

As praias da Costa têm geralmente bandeira azul e a da Rainha não é excepção, também nela há uma paragem do minicomboio que vai desde a Costa da Caparica centro até Fonte da Telha.

Praia da Rainha
Praia da Rainha

Tem um parque de estacionamento arranjado (bom para quem não quer sujar o carro com pó como nas restantes praias da Caparica) e até um heliporto. O estacionamento é pago, o que desencoraja muita gente, mas o valor não é exorbitante: 1,20€ por dia. Uma praia familiar, muito frequentada também por colónias de férias. Fique para almoçar na esplanada do Pelicano, com vista para as dunas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here