Início Viagens As 16 cidades mais antigas da Europa (1 é portuguesa)

As 16 cidades mais antigas da Europa (1 é portuguesa)

Com quase 7 mil anos de idade, algumas destas localidades do velho continente ainda continuam habitadas. Descubra as 16 cidades mais antigas da Europa.

29843
0

12. Cádis, Espanha

Cádis
Cádis

A cidade de Cádis foi fundada em aproximadamente 1.100 a.C. pelos fenícios do Tiro, do Líbano, que a chamavam de “Gadir”. Eles usaram a cidade como uma base para negociação âmbar, e mais tarde os Romanos conquistaram a cidade e mantiveram ali um porto estratégico. A sua localização privilegiada lhe serviu para entrar na história, afinal foi de Cádis que Cristóvão Colombo partiu na segunda e quarta viagem rumo ao continente americano. Se for visitar a cidade não deixe de conhecer a Catedral de Cádis, o Castelo de São Sebastião, as ruínas de um teatro romano, o Castelo de São Marcos e caminhar pelo centro. A gastronomia é algo mais e as bebidas locais são óptimas.

 

11. Lisboa, Portugal

Lisboa

Os primeiros assentamentos em Lisboa e seus arredores datam de aproximadamente 2.500 a.C., mas os detalhes sobre os primeiros habitantes são bem escassos. Os fenícios chegaram por volta de 1.200 aC, e parte do seu legado foi encontrado em escavações arqueológicas próximas ao Castelo de São Jorge e da Catedral. Um facto marcante na história da capital de Portugal foi um terremoto que aconteceu em 1 de Novembro de 1755 destruindo dois terços da cidade e matando entre 30,000 e 60,000 pessoas de uma população total de 180,000. Lisboa é hoje uma capital vibrante e com excelente culinária, pontos de interesse, cultura e muita história.

 

10. Cálcis, Grécia

Cálcis
Cálcis

Quando os primeiros habitantes chegaram? No mínimo no ano 1300 a.C. Homero refere-se à Cálcis em Ilíada, em que ele escreveu, supostamente no ano 762 a.C., que a cidade deveria ter, naquela época, no mínimo 2800 anos. Mas registos académicos mostram que a cidade foi fundada como uma colónia de Atenas, antes da Guerra de Tróia, que acredita-se ter ocorrido entre os séculos 12 e 13 a.C. É o principal povoado da ilha de Eubeia, onde passa o estreito Europis, o canal que separa a ilha da Grécia da parte continental do país. Embora tenha sido significativa durante a época romana, nada resta da cidade velha de hoje. Para os gregos, é mais conhecida como um ‘balneário’ de férias, por sua agricultura e fábrica de cimento.

 

9. Larnaca, Chipre

Larnaca
Larnaca

Quando os primeiros habitantes chegaram? No mínimo no ano 1300 a.C. A actual Larnaca fica hoje no que um dia foi a Kition/Citiumm colonizada por fenícios. Sempre foi considerado um porto importante, pela localização estratégica no Mediterrâneo oriental e é também conhecida por ser o berço de Zeno, o fundador da filosofia estóica. Hoje, tem a reputação de ser um destino de férias barato, com atracções serenas e tranquilas, como um lago de sal – que atrai bandos de flamingo rosa – e a mesquita Hala Sultan Tekke.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here