Início Viagens As 15 melhores praias fluviais da região da Guarda

As 15 melhores praias fluviais da região da Guarda

Mergulhar nas águas puras e cristalinas de um rio de montanha é algo fácil, mesmo no interior do país. Estas são as melhores praias fluviais da Guarda.

17761
1

11. Praia Fluvial da Devesa (Sabugal)

A praia fluvial da Devesa está a dois passos do centro histórico do Sabugal, onde o castelo bem preservado ocupa lugar de destaque. A zona da praia fluvial da Devesa, separada dos campos agrícolas apenas por um muro é ampla, e permite um belo passeio a pé ou de bicicleta. Local aprazível, sombreado por árvores, onde é possível fugir ao calor e nadar num dia quente.

Praia Fluvial da Devesa
Praia Fluvial da Devesa

Depois de arranjada, a praia passou a ter algumas estruturas de apoio, como um restaurante, um parque de jogos, jardim infantil, solário, piscina natural para crianças, parque de merendas, bar com esplanada e aluguer de canoas. Dispõe também de um bike point, uma estação de serviço de bicicletas (lavagem, ar, GPS) com indicação dos percursos distribuídos pelos 225 kms sinalizados no concelho.

 

12. Praia Fluvial de Quadrazais (Sabugal)

A praia fica num vale amplo e luminoso, a cerca de 1 km de Quadrazais, no planalto do Sabugal e no sopé das serras de Malcata e Mesas que formam as fronteiras naturais entre Portugal e Espanha (Extremadura, Castilla y Léon).

Praia Fluvial de Quadrazais
Praia Fluvial de Quadrazais

Praia Fluvial de Quadrazais fica na margem esquerda do Rio Côa, que delimita o início da Reserva Natural da Serra da Malcata, foi instalado um amplo espaço de lazer com dois parques de merendas, um junto ao extenso areal da praia e sob as sombras de grandes castanheiros e azinheiras.

 

13. Praia Fluvial de Vale das Éguas (Sabugal)

A tranquilidade e beleza da praia fluvial da Ínsua (como também é conhecida), é fascinante e acolhedora. A praia, não vigiada, está dividida em várias zonas. Num dos extremos, as águas do Côa correm livremente entre as pedras, num murmúrio relaxante. Parte da água alimenta a piscina construída, rodeada de uma encosta suave, relvada até ao rio.

Praia Fluvial de Vale das Éguas
Praia Fluvial de Vale das Éguas

Depois do bar, assador e parque infantil, o outro extremo da zona da lazer tem o açude, óptimo para mergulhos, e os campos, onde se encontram por vezes, alguns animais rodeados de uma paisagem de encantar, com o espelho de água, os montes e os verdes.

 

14. Praia Fluvial do Paul (Covilhã)

Terra de fortes tradições agrícolas e culturais, a vila do Paul adaptou, em 2001, as margens da ribeira que atravessa a localidade, para a sua utilização na época mais quente do ano. A Ribeira do Paul nasce nas Taliscas, pela fusão de dois dos principais cursos de água do concelho da Covilhã: Ribeira das Cortes e Unhais da Serra.

Praia Fluvial do Paul
Praia Fluvial do Paul

Descendo as fragas e cerros da cordilheira da Serra da Estrela, a água límpida deste afluente do Zêzere dá vida à praia fluvial. Nas imediações da ponte do século V e cercada por antigas levadas e azenhas, esta zona disponibiliza aos seus utentes, para além dos espaços refrescantes, a possibilidade de descobrir a superfície fluvial em embarcações de aluguer.

 

15. Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira (Seia)

Localizada na margem esquerda do rio Alva, nos limites do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), esta zona de lazer situa-se num local com elevada qualidade paisagística, junto à linha de água, cuja beleza e características naturais do local potenciam a utilização do espaço como zona balnear, lazer e recreio.

Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira
Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira

Esta é mais uma praia fluvial do Rio Alva que percorre esta zona da Serra da Estrela e que passa por esta freguesia. O acesso depois de chegar a Vila Nova à Coelheira tem que se ir por uma estrada de paralelos e passar uma ponte Romana para ter acesso ao parque de estacionamento. Aqui é preciso ter atenção pois só passa um carro de cada vez (excepto alguns sítios que dá para se arrumar).

1 COMENTÁRIO

  1. Estou maravilhada com as imagens do Palácio dos Condes de Anadia! Brevemente visitarei! Obrigado pela divulgação e imagens lindas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here