Início Viagens As 15 melhores praias fluviais da região da Guarda

As 15 melhores praias fluviais da região da Guarda

Mergulhar nas águas puras e cristalinas de um rio de montanha é algo fácil, mesmo no interior do país. Estas são as melhores praias fluviais da Guarda.

6045
0

6. Poço da Broca (Seia)

Possuindo uma queda de água de pequenas dimensões, a Cascata do Poço da Broca destaca-se por uma beleza e tranquilidade raras, possuindo também uma agradável praia fluvial. Esta queda de água encontra-se localizada na Ribeira de Alvôco, na pequena Aldeia de Barriosa, em Vide, Serra da Estrela.

Poço da Broca
Poço da Broca

Nas margens desta Cascata pode-se encontrar melros peixeiros, garças, lontras e ainda alguns guarda-rios, nome que tem o restaurante localizado junto ao Poço da Broca. Este é um local de extrema beleza, como pode ver pelas fotos que anexamos. Situa-se no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela, e é banhada pelo Rio (ou Ribeira) de Alvôco. É precisamente este rio de pequena dimensão que dá a beleza à Barriosa.

 

7. Praia Fluvial do Vale do Rossim (Gouveia)

Nesta praia fluvial não há areia, jardins relvados, espreguiçadeiras ou chapéus de sol. Só terra batida, rochas e salgueiros. A falta de comodidades é compensada pelo ambiente selvagem, ideal para quem procura um refúgio na montanha. E são muitos: no verão a temperatura da água chega aos 22 graus, e as margens da lagoa enchem-se de toalhas e cadeiras de praia.

Vale do Rossim

Este local é um dos ex-libris paisagísticos e naturais da serra da Estrela a par do planalto da Torre, do vale glaciar do Zêzere, das Penhas Douradas e das Penhas da Saúde. Recomenda-se a realização de um passeio a pé para melhor conhecer este espaço. A praia fluvial de Vale do Rossim foi uma das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, sendo a que fica a maior altitude no país.

 

8. Praia Fluvial de Unhais da Serra (Covilhã)

Uma praia fluvial recente, mas inserida numa localidade de longos anos, Unhais da Serra. No concelho da Covilhã, mais concretamente na freguesia de Unhais da Serra, em plena encosta da Serra da Estrela, numa nascente serrana, nasceu em 2010 a praia fluvial de Unhais. Inserida entre hotéis e restaurantes de luxo, e ornamentada pela variadíssima vegetação e paisagem que a serra mais alta de Portugal continental lhe concede, esta praia tem ao seu dispor tudo o que necessita.

Praia Fluvial de Unhais da Serra
Praia Fluvial de Unhais da Serra

As infraestruturas são de alta qualidade, com um bar moderno, WC’s renovados, relva bem verde para que possa esticar a toalha e aproveitar o bom tempo, bem como campo de jogos para que as crianças não se aborreçam. A praia tem cerca de 2 hectares de relva e possui 2 estancas, proporcionando aos que a procuram um ambiente de paz e lazer, ar puro e água fresca.

 

9. Praia Fluvial do Sabugueiro (Seia)

Localizada na aldeia mais alta de Portugal Continental, em plena serra da Estrela, a Zona Balnear, Recreio e Lazer do Sabugueiro está situada na ribeira da Fervença, que um pouco mais à frente dá origem ao rio Alva. Com um enquadramento paisagístico de montanha, dominada por afloramentos graníticos, a praia ostenta um espelho de água límpida, muito apetecível a banhos, também acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Praia Fluvial do Sabugueiro
Praia Fluvial do Sabugueiro

Perto do local não existe parque de estacionamento uma vez que se situa muito perto da aldeia. É possível ir de carro se assim o desejar. Esta pequena aldeia é uma das portas de entrada para a Serra da Estrela. É quase um ponto de paragem obrigatório pelos seus deliciosos queijos e licores não podendo deixar de provar as sandes de queijo e presunto. Devido à sua localização é um excelente ponto de partida para explorar um pouco mais a Serra da Estrela. Experimente o Vale do Rossim, a barragem de Lagoacho e a Lagoa Comprida.

 

10. Praia Fluvial de Rapoula do Côa (Sabugal)

A Praia Fluvial de Rapoula do Côa, tem sido o local escolhido por muitas famílias para as suas férias de verão no Interior de Portugal, é banhada pelas águas do rio côa, está situada na freguesia da Rapoula Côa, Concelho do Sabugal, distrito da Guarda. A Praia fluvial é muito agradável e bonita, com todas as condições para um belo dia de lazer com a família, tem margens relvadas e arborizadas. O espaço está organizado em socalcos suaves, rodeados de árvores, sombras e muita areia no solário.

Praia Fluvial de Rapoula do Côa
Praia Fluvial de Rapoula do Côa

A zona de banhos possui diversas profundidades, para nadadores mais experientes ou crianças, através de uma língua de areal que entra rio adentro. Um dos lados é destinado à pesca desportiva da truta. A zona de merendas e churrasco fica num patamar superior, numa espécie de terraço aproveitando-se as sombras das árvores. Local muito calmo e aprazível, ideal para um dia solarengo na zona da raia, esta é uma das belas praias fluviais de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here