Início Viagens As 15 melhores praias fluviais da região da Guarda

As 15 melhores praias fluviais da região da Guarda

Mergulhar nas águas puras e cristalinas de um rio de montanha é algo fácil, mesmo no interior do país. Estas são as melhores praias fluviais da Guarda.

21759
2
Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros
Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros

Quem disse que era preciso estar perto do mar para poder desfrutar de uns bons mergulhos durante o Verão? Nos arredores da Guarda existem diversas praias fluviais onde pode dar um mergulho nas águas puras e límpidas dos rios que atravessam a região. Como não poderia deixar de ser, algumas das melhores praias fluviais perto da Guarda ficam em plena Serra da Estrela, garantia de águas cristalinas e diversão assegurada. Seja na Covilhã, no Sabugal, em Seia ou em Gouveia, a região da Guarda oferece uma enorme variedade de escolhas para quem quer passar uns dias de sol junto à beleza natural de um rio de montanha. Estas são as melhores praias fluviais da região da Guarda.

 

1. Praia fluvial de Aldeia Viçosa (Guarda)

Situada na margem direita do rio Mondego, a jusante da barragem do Caldeirão, Freguesia de Aldeia Viçosa, Concelho e Distrito da Guarda, a Praia Fluvial de Aldeia Viçosa encontra-se localizada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Os seus visitantes podem usufruir da beleza singular do Vale do Mondego, assim como do enorme valor biológico da principal montanha e do maior Parque Natural de Portugal Continental.

Praia fluvial de Aldeia Viçosa
Praia fluvial de Aldeia Viçosa

Banhada pelo maior rio que nasce e desagua em território nacional, o Mondego, a Praia Fluvial de Aldeia Viçosa encontra-se dotada de uma multiplicidade de equipamentos de qualidade: parque de estacionamento automóvel, parque de merendas, espaço de grelhadores, bar, campo de jogos, escorrega aquático, espaço infantil, passadiços nivelados, relvados com sombras naturais, distribuídos por aproximadamente 2ha.

 

2. Praia Fluvial de Loriga (Seia)

Localizada no Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga é um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade. Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga está situada no Vale glaciar de Loriga, cujos vestígios ainda hoje são visíveis.

Loriga
Loriga – Rui Videira

Com águas puras e cristalinas que brotam de uma nascente na serra, esta praia está rodeada por um ambiente preservado, numa área de relevo acidentado e grande beleza natural. Num lugar de muita tranquilidade e sossego, esta praia possui boas infraestruturas de apoio, oferecendo ainda a possibilidade de praticar diversas actividades de aventura e passeios pedestres.

 

3. Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros (Seia)

A praia fluvial de Lapa dos Dinheiros está em plena comunhão com a natureza. Localizada na ribeira da Caniça, um afluente da margem direita do rio Alva, esta zona de banhos enquadra-se numa paisagem de montanha, dominada pelo souto da Lapa e imponentes afloramentos graníticos. Com um espelho de água límpida, muito apetecível a banhos, a praia ostenta o galardão de praia acessível e tem vigilância.

Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros
Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros

O relevo acidentado do vale faz com que a ribeira forme, nas imediações, uma sucessão de pequenas cascatas. Também o souto da Lapa, para além do conjunto valioso de castanheiros centenários, alberga uma biodiversidade elevada. Partindo da ponte, um caminho pedonal dá acesso ao buraco da Moura e a um miradouro sobre as quedas de água da Caniça. O buraco da Moura constitui um sistema cavernícola natural originado pelo deslizamento e acumulação de grandes blocos graníticos, que formaram um complexo sistema de salas e galerias.

 

4. Praia Fluvial de Sandomil (Seia)

Situada nas margens do rio Alva, a zona balnear de Sandomil detém características naturais e edificadas que potenciam a utilização do espaço como área de banhos e lazer. Ao longo da margem esquerda do rio, para além extenso relvado, este local beneficia da existência de ensombramento natural de uma densa área arborizada com plátanos e amieiros e está dotada de um amplo espaço de merendas, equipado com mobiliário urbano.

Praia Fluvial de Sandomil
Praia Fluvial de Sandomil

A jusante da zona de banhos e parque de merendas existe um passadiço suspenso em estrutura metálica e a montante da zona balnear existe uma ponte medieval que permite a circulação rodoviária e pedonal de acesso à aldeia e à zona de banhos e lazer.

 

5. Praia Fluvial de Valhelhas (Guarda)

A qualidade das águas e as suas infraestruturas mereceram-lhe estes anos a classificação de “Bandeira Azul”. A praia fluvial de Valhelhas, que nos últimos anos já usufruía do título de “praia acessível”, ideal para as pessoas com problemas motores, vê reconhecida a limpidez e a tranquilidade das águas do rio Zêzere, mas também a beleza natural de toda a área envolvente.

Praia Fluvial de Valhelhas
Praia Fluvial de Valhelhas

Escondida num dos muitos recantos da Serra da Estrela. que alberga uma imensa variedade de espécies de fauna e flora, esta praia tem vindo a ser requalificada, todos os anos. O visitante pode usufruir de passadiços nas áreas de circulação, parque de campismo, parque de merendas, bar de apoio, campo de jogos, sanitários, rampa de acesso à água, área relvada, além de inúmeras zonas de sombra.

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou maravilhada com as imagens do Palácio dos Condes de Anadia! Brevemente visitarei! Obrigado pela divulgação e imagens lindas!

  2. Praias fluviais são ótimas. Sempre uma boa opção para as populações locais. Mas tbm quem goste delas. O mar nem sempre é melhor. Porque têm correntes perigosas e ondas. Para famílias com crianças pequenas, estás praias fluviais são uma opção muito mais segura. E para toda a gente, em redor também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here