Início Viagens As 15 melhores praias de Vilamoura e arredores

As 15 melhores praias de Vilamoura e arredores

É o centro turístico do Algarve e além da sua marina e da vida nocturna, também é famosa pelas praias. Descubra as melhores praias de Vilamoura e arredores.

1

11. Praia do Forte Novo

Espontânea e versátil, situa-se na zona de transição do espaço urbano de Quarteira para uma área natural de dunas extremamente sensíveis. Apresenta um extenso areal e oferece condições privilegiadas de acessibilidade e mobilidade para todos.

Praia do Forte Novo
Praia do Forte Novo

A nascente, as arribas de intensa cor ocre contrastam com o verde dos pinhais. Em maré baixa, é possível observar vestígios do Forte Novo, edificado no reinado de D. João II.

 

12. Praia de Almargem

Nesta preciosa praia os penhascos avermelhados característicos da costa algarvia irrompem para acomodar a parte final da Ribeira do Almargem, que em certas ocasiões não vence a barreira arenosa e permite que a agua corra até ao mar. Cria assim um espelho de água muito tranquilo, habitualmente visitado por aves aquáticas sendo possível estar na praia e observar tranquilamente os banhos e a pesca de espécies de aves aquáticas como as garças.

Praia do Almargem
Praia do Almargem

O seu areal, mais tranquilo em comparação com o resto das praias de Quarteira, mistura as dunas com uma vegetação húmida com canas e juncos. Junto a este areal há uma pequena lagoa que rodeia um bosque de pinheiros e sobreiros, de onde é possível observar uma grande quantidade de plantas exclusivas da região do Algarve.

 

13. Praia de Loulé Velho

O caminho até à Praia do Loulé Velho percorre um vale rural onde observará a antiga maquinaria hidráulica como aquedutos e noras, assim como grandes campos agrícolas e árvores centenárias, à volta das quais voam espécies interessantes. A zona Este da praia, antigamente conhecida como a Praia do Trafal, apresenta dunas e um areal amplio e extenso; enquanto no Oeste se apresenta um areal mais estreito, acompanhado por penhascos avermelhados que chegam até ao mar.

Praia de Loulé Velho
Praia de Loulé Velho

Aqui, quando o mar leva a areia, deixa ao descoberto antigos tanques de salgar o peixe na época romana, assim como o lodo de um antigo estuário lacustre e outros vestígios de uma época em que o mar estava muito mais longe. Neste lugar existem ainda submergidas as ruínas de uma antiga povoação pesqueira cartaginesa.

 

14. Praia de Vale do Lobo

A Praia de Vale do Lobo encontra-se rodeada de um excelente complexo turístico e tem como imagem de marca os bonitos penhascos de cores ocres e vermelhas, erodidos, originando formas naturais muito caprichosas, que surgem sobre a costa. Nesta praia, as cores cálidas das falésias contrastam enormemente com o banco de cor “pérola” do seu areal com o verde intenso dos campos de golfe.

Praia de Vale do Lobo
Praia de Vale do Lobo

O seu areal é extenso, ainda que um pouco estreito; e o mar avança sobre os penhascos exóticos. Aqui a oferta desportiva e de tempos livres é muito variada, já que vai desde o golfe até aos desportos aquáticos, passando por desportos como o ténis.

 

15. Praia do Garrão Poente

Harmoniosa e aprazível, encontra-se localizada junto ao empreendimento turístico Dunas Douradas e é envolvida por uma vasta área de dunas em recuperação. Com acessibilidade e mobilidade para todos, apresenta amplos espaços e uma oferta de excelência centrada no apoio de praia.

Praia do Garrão Poente
Praia do Garrão Poente

Junto à praia encontra-se uma lagoa de água doce, zona húmida de grande interesse para a avifauna da região. Atenção: Circule pelos passadiços para preservar o sistema dunar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here