Início Viagens As 15 melhores praias de Vila Nova de Milfontes e arredores

As 15 melhores praias de Vila Nova de Milfontes e arredores

Chamam-lhe a princesa do Alentejo pela sua beleza e pelas maravilhas que a rodeiam. Descubra as melhores praias de Vila Nova de Milfontes e arredores.

15818
0
Praia das Furnas
Praia das Furnas

 

Vila Nova de Milfontes é uma localidade turística do município de Odemira, região do Alentejo, que se encontra integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, que se prolonga para lá do Cabo de São Vicente, preservando uma das paisagens menos alteradas da Europa, composto por uma costa agreste de falésias. Esta bonita vila de férias encontra-se junto à foz do Mira, junto a grandes extensões de areia. Durante o Verão enche-se de actividade com bares e discotecas animados.

Um dos pontos de visita obrigatórios em Vila Nova de Milfontes é o Forte de São Clemente, uma fortificação militar do séc XVII. Pode dizer-se que o ponto forte desta bonita vila é a sua proximidade de belas praias, sendo as mais famosas Praia do Malhão, Praia de Alteirinhos, Praia do Farol e a Praia de Almograve. A cerca de 25 kms a sul pela estrada, chega-se à povoação de Zambujeira do Mar, outra localidade repleta de praias selvagens e encantadoras, mas um pouco mais tranquila que Vila Nova de Milfontes. Outras visitas interessantes a realizar desde esta localidade são as pequenas povoações de Odemira, Porto Covo e o famoso Cabo Sardão. Descubra as melhores praias de Vila Nova de Milfontes e arredores!

 

1. Praia das Furnas

Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina na margem esquerda junto à foz do rio Mira, situa-se a praia das Furnas. A praia encontra-se sinalizada junto à estrada principal, cerca de 2 kms depois de passar a ponte de Vila Nova, no sentido sul ao qual se estende uma outra estrada em alcatrão que nos conduz até junto da praia.

Praia das Furnas
Praia das Furnas

Existem vários parques de estacionamento e vários passadiços em madeira. A concessão da praia pertence a dois bares restaurantes.

 

2. Praia da Franquia

Junto a Vila Nova Milfontes, uma das estâncias balneares mais concorridas do litoral alentejano, a Praia da Franquia está separada da sua vizinha Praia do Farol por um esporão rochoso. Sendo uma praia fluvial, as suas águas tranquilas são ideais para as crianças e para a prática de desportos náuticos como o windsurf e a canoagem.

Praia da Franquia
Praia da Franquia

Para completar a animação, existe uma ampla oferta de bares, esplanadas e discotecas, a que se juntam os numerosos restaurantes onde se pode provar deliciosos pratos confeccionados com peixe fresco e marisco.

 

3. Praia do Farol

A Praia do Farol pertence à foz do Rio Mira pela margem Norte. Apresenta um areal extenso que contorna toda a ponta terrestre da parte Norte da barra natural do rio. Os banhistas podem escolher entre tomar banho no rio ou no Oceano Atlântico.

Praia do Farol
Praia do Farol

Nesta praia é necessária especial atenção com as correntes, sobretudo, quando a maré está a vazar. No topo da falésia está erigido o Miradouro do Farol de Vila Nova de Milfontes.

 

4. Praia do Carreiro das Fazendas

A Praia do Carreiro das Fazendas, ou Praia da Carreira das Fazendas, tem um areal extenso. Localiza-se no extremo poente de Vila Nova de Milfontes. Possui um vasto sistema dunar que chega até às casas da vila.

Praia do Carreiro das Fazendas
Praia do Carreiro das Fazendas

As zonas Norte e Sul apresentam bastantes formações rochosas junto à linha de água. A Sul, a praia é delimitada por uma ponta rochosa da falésia com o formato semelhante ao de um pontão. A zona central é a mais indicada para idas a banhos.

 

5. Praia do Brejo Largo

A praia do Brejo Largo fica situada a norte de Almograve a cerca de 4 Kms. Praia selvagem muito bonita, é sobretudo frequentada por estrangeiros, Rodeada de pequenas ribeiras e dunas muito verdejantes, tornam este local mágico e por isso um dia também inesquecível.

Praia do Brejo Largo
Praia do Brejo Largo

O melhor acesso é pelo norte da praia por estrada de areia antes de chegar a Longueira, depois são cerca de 5 minutos a pé. No norte da praia existe uma escada cavada na escarpa com corda, mas se preferir ir mais para o centro da praia ande mais um pouco para sul e encontra outra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here