6. Praia de Almádena
A Praia de Almádena, ou Praia de Cabanas Velhas é uma praia na freguesia de Budens, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica do lado nascente do Forte de São Luís de Almádena, entre a Praia da Boca do Rio e a Praia do Burgau. É de pequena dimensão e estreita na maré cheia. Rodeada por arribas calcárias muito erodidas e recortadas onde há numerosas reentrâncias e cavidades resultantes do escorregamento dos estratos que compõem a rocha.

Há formações rochosas peculiares em ambos os extremos da praia. As encostas junto da praia estão cobertas por matos baixos, e há uma área de pinhal jovem na encosta ocidental. A praia é pouco frequentada por banhistas, sendo o pontão a nascente muito utilizado como local para pescar. É vigiada na época balnear.
7. Praia do Burgau
Esta praia está integrada na localidade de Burgau, no município de Vila do Bispo (Algarve). Caracteriza-se como uma praia urbana que marca a fronteira com o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. O seu areal estende-se ao longo de uma pequena enseada abrigada, que também funciona como um porto de pesca.

Esta praia, tal como a Praia da Salema, é ideal para ver os barcos de pesca que chegam da faina e, nos restaurantes em redor, pode saborear deliciosos pratos de peixe fresco e polvo. Nas suas falésias é possível avistar uma fortificação do século XVII e as ruínas de uma torre elevada do século XVI.
8. Praia da Luz
A Praia da Luz está situada na pequena e cosmopolita localidade turística da Luz, onde uma avenida pavimentada e ladeado por grandes palmeiras convida a longas caminhadas à beira-mar, e a desfrutar de uma bebida numa das suas esplanadas animadas. Numa parte da praia existe uma plataforma rochosa avermelhada, muito esculpida pelo mar, onde é possível ver fósseis marinhos e alguma vida da zona intertidal.

A Este da praia ergue-se um penhasco acinzentado e erodido, conhecido como Rocha Negra, um recife vulcânico da Serra de Monchique, que se estendeu até ao mar. Esta baía de águas calmas é ideal para a prática de diversos desportos aquáticos como windsurf, kitesurf, vela e mergulho.
9. Praia da Bordeira
Apesar de ficar próximo da Carrapateira, é designada por Praia da Bordeira, devido à ribeira que desagua no topo sul do extenso areal. Pouco frequentada, é uma praia tranquila que convida a umas férias repousantes. Há anos em que chega a formar-se uma lagoa entre a praia e a estrada alcatroada, onde crianças podem brincar livremente.

Como Chegar: Tomando a direcção de Sagres, percorridos cerca de 9 Km encontra a aldeia da Bordeira à sua esquerda, continuando por mais 5 Km até à entrada da aldeia da Carrapateira. Aí volte na primeira bifurcação à direita e siga por essa estrada de alcatrão até à Praia da Bordeira. Se ainda continua no caminho depois de estrada alcatroada acaba e vira na primeira bifurcação para direita vai chegar ao topo Sul da praia.
10. Praia do Amado
A Praia do Amado é uma praia bastante grande que se estende ao longo de três vales e está localizada na cidade de Aljezur, Algarve, Portugal. No zona norte desta praia predominam o vermelho e laranja, graças às suas falésias coloridas.

É altamente recomendável passar pelo Pontal, já que a partir daí a paisagem é de tirar o fôlego, com rochas bastante desgastadas pela erosão, e pelo curioso abrigo de pesca de Zimbreirinha, onde é comum ver barcos ancorados em plataformas de madeira suspensas na rocha. Esta praia é muito famosa entre os surfistas pelas suas ondas versáteis e, de facto, há aqui uma grande escola de surf e bodyboard, sendo que esta praia recebe frequentemente provas nacionais e internacionais de surf.