Início Viagens As 15 melhores praias de Sagres e arredores

As 15 melhores praias de Sagres e arredores

Nos últimos anos transformou-se numa espécie de "Meca" para surfistas e atrai cada vez mais gente. As melhores praias de Sagres e arredores, no Algarve.

2467
0
Praia do Beliche
Praia do Beliche

 

Nos últimos anos, Sagres transformou-se de uma simples vila a uma espécie de retiro sagrado para surfistas. Longe do Algarve mais massificado, Sagres é o destino ideal para quem procura umas férias de praia mais sossegadas, embora com a água um pouco mais fria. Sagres é uma vila encantadora que tem uma das paisagens mais deslumbrantes do Algarve. Tem penhascos íngremes, uma interessante fortaleza fustigada pelo vento e excelentes praias.

Praia do Beliche
Praia do Beliche

O nome “Sagres” tem origem em “Promontorium Sacrum”, designação dada por autores gregos e romanos a partir do século IV a. C. O seu apelo passa, principalmente, pelo sentido de isolamento e tranquilidade, que contrasta com o Algarve que é bastante frenético, e a sua proximidade com praias exóticas como a Praia do Castelejo. Em Sagres, as temperaturas são um pouco mais suaves do que no resto do Algarve, e os verões são frescos graças aos ventos do Atlântico.

Praia do Beliche
Praia do Beliche

A um quilómetro a leste da praça se encontra o porto da Baleeira, que ainda se dedica à construção de barcos e à pesca de lagosta. A cerca de 4 km de Sagres, a caminho para o Cabo de São Vicente, encontramos os restos da Fortaleza de Beliche, construída no século XVI, sobre um penhasco, no interior da qual há uma capela onde foi erguida a Igreja de Santa Catarina, agora em ruínas. Em outros tempos foi um hotel mas hoje está a desmoronar e o acesso é proibido.

Em toda esta área costeira encontrará imensas escolas de surf e mergulho, bem como empresas que realizam passeios de barco e aluguer de equipamentos para surf, bodyboard, mergulho e outras actividades interessantes. Com uma costa sul (mediterrânica) e uma costa oeste (atlântica), a quantidade e diversidade das praias proporcionam óptimas condições para a prática de desportos náuticos. Descubra as melhores praias de Sagres e arredores!

 

1. Praia da Salema

A Praia da Salema está localizada perto da aldeia de pescadores que tem o seu nome, no município de Vila do Bispo, Algarve. A secção central desta praia é geralmente ocupada por barcos e vários instrumentos de pesca.

Praia da Salema
Praia da Salema

Esta praia é um bom lugar para observar o retorno dos barcos a pesca e para provar saborosos pratos de polvo ou sargo nos restaurantes das proximidades. A praia tem um lindo passeio com terraços. Em Salema também existem as ruínas de uma vila romana e uma fábrica de conservas de peixe.

 

2. Praia da Mareta

A Praia da Mareta é a primeira praia na costa sul da área ocidental do Algarve. A praia é constituída por uma pequena baía, que a abriga de ventos e do mar agitado. O areal está encaixado entre penhascos íngremes, com enormes projecções e cavidades escavadas

Praia da Mareta
Praia da Mareta

Por estar situada na vila de Sagres é uma praia muito frequentada, e é popular por permitir banhos calmos e por ser um bom ponto de partida para realizar mergulho nas inúmeras grutas submersas da sua enseada.

 

3. Praia do Tonel

Esta praia está localizada numa enseada entre a Ponta de Sagres e Cabo de São Vicente, Algarve. Desde o areal avista-se a Ponta de Sagres, com as suas falésias e a Fortaleza de Sagres, uma construção do século XVI, com uma capela do século XIV.

Praia do Tonel
Praia do Tonel

O acesso a esta praia é realizado através de uma rampa esculpida na falésia de cores quentes. A Praia do Tonel está em plena Reserva da Biodiversidade, pelo que é estritamente proibido para recolher plantas.

 

4. Praia do Martinhal

A Praia do Martinhal, situada a Este de Sagres, é uma praia de águas tranquilas muito recomendada para praticar windsurf, devido aos seus constantes ventos do norte; e para fazer mergulho, sendo frequentes as visitas subaquáticas aos diversas ilhotas de calcário; famosa pelas suas enseadas rochosas e pelas suas cavernas submarinas, que estão localizadas ao longo de toda a praia.

Praia do Martinhal
Praia do Martinhal

É uma praia bastante arenosa, com dunas altas ao centro e uma vegetação pantanosa que se estende ao interior. Na zona Este da praia existem ruínas de um centro de cerâmica romano. A este da Praia do Martinhal está a Praia dos Remolinhos, localizada entre penhascos e virada a sul. É uma praia deserta, sem instalações, cujo acesso é realizado por um trilho pedestre.

 

5. Praia do Zavial

A Praia do Zavial está situada na foz de um rio sazonal, cuja vegetação ribeirinha atinge a areia. Esta praia, localizada no município de Vila do Bispo, é altamente valorizada pelos surfistas e é rodeada por uma pequena floresta de eucaliptos, que às vezes é usada para camping gratuito.

Praia do Zavial
Praia do Zavial

O seu areal é extenso e tem uma pequena duna. Nas imediações podes visitar uma fortificação do século XVII. Além disso, a Este é possível encontrar a pequena e tranquila Praia das Furnas, que deve o seu nome às cavernas das falésias recortadas que a rodeiam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here