Início Viagens As 15 melhores praias de Armação de Pêra e arredores

As 15 melhores praias de Armação de Pêra e arredores

No concelho de Silves, no Algarve, esta é uma das mais tradicionais localidades do sul do país. Descubra as melhores praias de Armação de Pêra e arredores.

15213
0
Armação de Pêra
Praia de Armação de Pêra

 

Armação de Pêra, no concelho de Silves, foi durante séculos um povoado de pescadores atraídos pela abundância de peixe, sobretudo atum e sardinha, que depois de salgado era vendido no sul e centro do país. No séc. XVII, para sua defesa contra os ataques dos piratas e corsários foi erguida uma pequena fortaleza numa elevação sobranceira ao mar, por iniciativa de um próspero proprietário de barcos e artes de pesca. Data de igual período a capela no seu interior, dedicada a Santo António. Actualmente, Armação de Pêra mantém o tipicismo das fainas de pesca na Praia dos Pescadores. Apesar dos milhares de turistas que recebe todo o ano, esta pequena localidade do Algarve continua a manter vivo o espírito e as tradições de antigamente e, além disso, possui também algumas das praias mais bonitas do Algarve.

Praia da Marinha
Praia da Marinha

Os visitantes, atraídos pelo extenso areal e águas cálidas, dão-lhe uma vida cosmopolita, animada e colorida. As águas tranquilas e a costa abrigada tornaram as praias desta zona muito populares entre as famílias. É também aqui que se encontra o maior recife natural de Portugal. Os visitantes podem escolher entre as enseadas emolduradas por belas falésias, que se estendem do extremo ocidental da vila (Vale do Olival), ou os amplos areais que se prolongam até à praia da Galé.

Uma das actividades mais requisitada nos meses de verão, são as visitas às grutas feitas pelos pescadores locais em barcos típicos. Nestes passeios tem a oportunidade de explorar baías protegidas apenas acessíveis de barco, que oferecem maior tranquilidade e proporcionam uma fantástica experiência ao longa da fascinante costa rochosa. Descubra as melhores praias de Armação de Pêra e arredores!

 

1. Praia de Armação de Pêra

A Praia de Armação de Pêra é caracterizada por ser como uma baía arenosa que se abre ao mar cristalino. Esta é uma praia bastante popular com diversos serviços à sua disposição. Na praia de Armação de Pêra poderá descobrir um bonito paredão sobre a linha de costa onde encontrará inúmeros bares e restaurantes. Na zona oriental da praia poderá encontrar variadas embarcações piscatórias tradicionais.

Praia de Armação de Pêra
Praia de Armação de Pêra

Em Armação de Pêra poderá descansar tranquilamente já que dispõe de variados serviços para o melhor acolher como aluguer de toldos e espreguiçadeiras junto a um mar calmo, ideal para nadar à vontade. Após a zona piscatória poderá encontrar uma zona de praia natural rodeada de dunas e uma pequena lagoa, com diferentes tipos de vegetação e aves aquáticas. Esta praia está adaptada a pessoas com mobilidade reduzida.

 

2. Praia dos Beijinhos

A Praia dos Beijinhos fica na ponta oeste da baía de Armação de Pêra logo depois das primeiras rochas. Para lá chegar é necessário caminhar pela praia durante a maré baixa ou pelo topo dos rochedos. As vistas são espectaculares.

Praia dos Beijinhos
Praia dos Beijinhos

Por ser abrigada é também uma zona com muitas aves marinas e com muita vegetação que espalha pela zona um conjunto agradável de perfumes. O nome da praia vem da grande quantidade de pequenas conchas a que se chamam beijinhos e que podem ser facilmente encontrados na areia.

 

3. Praia dos Tremoços

A praia dos Tremoços ocupa uma pequena baía abrigada, na parte nascente do Concelho de Lagoa. Um molhe submerso e a alimentação artificial da praia garantem um areal, praticamente inexistente há alguns anos.

Praia dos Tremoços
Praia dos Tremoços

Apesar de não ser fácil encontrar o acesso, a persistência será largamente recompensado por um dia de praia inesquecível. A natureza muito frágil das arribas torna sensato guardar uma distância de segurança.

 

4. Praia da Cova Redonda

A Praia da Cova Redonda encontra-se num pequena baía do município de Lagoa (Algarve) que se desdobra em concavidades e abrigos proporcionados por formações rochosas de cores cálidas.

Praia da Cova Redonda
Praia da Cova Redonda

As falésias que a rodeiam têm formas inconstantes, originadas pela erosão e pelo desgaste da rocha. Na zona Este surge uma rocha que lembra um enorme navio. Para chegar à praia tem que se descer uma grande escada de calçada portuguesa.

 

5. Praia da Senhora da Rocha

Não é por acaso que esta pequena praia foi escolhida para porto de abrigo das gentes do mar. Aconchegada entre dois promontórios, o areal está protegido contra grande parte das intempéries que, desde sempre, ameaçaram a vida dos pescadores. Quando o abrigo das pequena baía não era suficiente, a fé era o outro porto dos navegantes que, seguindo um impulso místico ancestral, ergueram no promontório sagrado a pequena ermida de N. Sra. da Rocha.

Praia da Senhora da Rocha
Praia da Senhora da Rocha

Para quem passa pelo Concelho de Lagoa, é incontornável um curto passeio indolente ao promontório e à sua ermida. Dali avistam-se as duas baías – a da Praia Nova e a da Praia da N. Sra. da Rocha, com o seu núcleo de pesca tradicional a conviver com uma intensa actividade balnear, num areal que mal chega aos 90 metros de extensão. Com alguma sorte podem avistar-se grupos de golfinhos a brincar ao largo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here