11. Praia dos 3 Castelos
O acesso à Praia dos Três Castelos faz-se através das escadas que descem do miradouro dos Três Castelos. Antes de descer aproveite para desfrutar de uma vista admirável sobre as formações rochosas muito esculpidas, onde são visíveis arcos, grutas e plataformas muito apetecíveis para falcões, gaivotas, guinchos, pombos-da-rocha e andorinhões.

Nos declives mais suaves das arribas da Praia dos Três Castelos crescem aroeiras, barrilhas e salgadeiras. As cores quentes dominam o extenso areal desta praia edílica e quase deserta.
12. Praia da Rocha
A Praia da Rocha é uma das mais emblemáticas praias do Algarve. Com um vasto e espaçoso areal que se expande por mais de 1 km, protegido por arribas de tons quentes, a Praia da Rocha é o local de férias eleito por cada vez mais veraneantes, sendo uma das praias mais conhecidas do país. Passeie nos largos passadiços de madeira que percorrem o areal, ao longo do qual se multiplicam diversos bares e restaurantes, incluindo uma área desportiva. Na avenida que acompanha a praia, poderá encontrar uma enorme oferta de alojamento, restaurantes, esplanadas, bares, discotecas e um casino que terminam na Marina de Portimão.

Surpreenda-se com a fabulosa vista panorâmica sobre a linha da costa que poderá desfrutar num dos dois miradouros da Praia da Rocha. Do alto da Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar ou do Miradouro dos Três Castelos, vislumbre a areia limpa e clara, as águas cristalinas que reflectem todos os tons de azul, as rochas caprichosas, o esplendor do sol, numa paisagem natural de cortar a respiração que se enaltece tanto pela imponência como pela beleza e descubra porque é que a Praia da Rocha continua a estar no top de Verão das melhores praias.
13. Praia do Carvoeiro
Carvoeiro tornou-se, nas últimas duas décadas, num cosmopolita centro turístico do Concelho mas, apesar disso, na vila são ainda frequentes as pitorescas janelas, açoteias e platibandas pintadas de tons de ocre e azul, contrastando com o branco do casario que cai em cascata até à praia. No areal persistiam até há bem pouco tempo os coloridos botes de madeira das velhas fainas da pesca artesanal.

Os tempos mudaram, e agora as vistosas embarcações foram substituídas por outras de materiais modernos, que aguardam grupos de turistas para visitas às grutas que o mar escavou na rocha sedimentar. Ao longo das arribas, um conjunto de trilhos e miradouros oferece oportunidades de percursos pedonais à descoberta da orla costeira de Lagoa, de que se destaca o Passadiço de Carvoeiro.
14. Praia dos Caneiros
Encaixada entre arribas, como todas as praias do Concelho de Lagoa, a Praia dos Caneiros forma um conjunto natural com a praia do Vale da Azinhaga, apenas separadas por um pequeno promontório. Impressionam as altas arribas de tons de ocre e rosado e, junto ao areal, as pequenas grutas e reentrâncias cavadas pelo mar na rocha frágil.

Do areal avista-se, a poente, a Ponta do Altar e a velha casa do farol, agora apequenada pela torre do VTS (sistema de controlo do tráfego marítimo) que domina a paisagem. Sobre a praia, as cristas das arribas encontram-se colonizadas por uma diversidade de plantas características destes ambientes secos da paisagem mediterrânica – Tomilho, Funcho-do-mar, Pampilho marítimo, Limónio, Barrilha, Salgadeira e Aroeira, entre outras.
15. Praia do Vale Centeanes
A Praia do Vale Centeanes conta com um amplio areal que se estende até oeste e é ladeado por imponentes falésias que tem uma grande beleza paisagística. Na parede rochosa do oeste há uma exótica galeria escavada pelo mar; enquanto que a falésia da zona central da praia se encontra salpicada por pequenos e recortados sulcos. O areal conta com um largo passadiço que acompanha uma plataforma rochosa de onde se observam fósseis marinhos e a vegetação típica das falésias.

Trata-se de uma praia muito recomendada para passear. Há umas escadas de madeira que levam directamente ao alto da falésia, a partir da qual se contemplam umas fantásticas vistas sobre a costa. Esta zona também é muito boa para mergulhar, e aqui poderás desfrutar dos segredos da vida marinha, observando desde os animais característicos do ambiente marítimo que existem nas rochas (como bolotas do mar, mexilhões, lapas ou anémonas) até aos cardumes de mojarras, sargos e outros peixes que nadam à volta das mesmas.