Início Viagens As 15 melhores praias da Zambujeira do Mar e arredores

As 15 melhores praias da Zambujeira do Mar e arredores

Já foi uma pequena e pacata localidade alentejana mas agora atrai milhares de turistas. Estas são as melhores praias da Zambujeira do Mar e arredores.

15548
2

6. Praia da Amália

Situada em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a bonita praia da Amália é um encanto natural, em estado quase puro. A Praia deve o seu nome à artista Amália Rodrigues que muito a frequentou.

Praia da Amália
Praia da Amália

O acesso à praia faz-se por umas escadinhas junto da casa da Amália. Pela sua pacatez e natureza quase em estado puro, esta é uma praia muito frequentada por naturistas, reunindo também condições para a prática de surf e pesca desportiva.

 

7. Praia de Odeceixe

Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a praia de Odeceixe, localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo. Tem por isso banhos de mar e de rio. A ribeira, que integra a maior bacia hidrográfica deste concelho, condiciona a dinâmica daquela praia, não só pela quantidade de sedimentos que a “alimenta”, como também pela energia das cheias, que em períodos muito chuvosos pode condicionar a forma e a dimensão desta praia.

Praia de Odeceixe
Praia de Odeceixe

A Praia de Odeceixe insere-se assim na extremidade de um vale dominado por esta ribeira, culminando encaixada entre altaneiras arribas de xisto e grauvaques, característicos desta região. A praia apresenta uma elevada qualidade paisagística e biodiversidade, podendo desfrutar-se de uma paisagem de rara e enorme beleza do topo das arribas. Estas constituem habitat privilegiado para a avifauna, proporcionando excelentes condições para a observação de aves, como a cegonha branca, o falcão-peregrino ou a gralha-de-bico-vermelho. É de facto neste Parque Natural, o único local do mundo onde é possível observar-se as cegonhas que nidificam nos rochedos marítimos.

 

8. Praia do Vale dos Homens

A Praia de Vale dos Homens situa-se perto da localidade de Rogil, sede de freguesia. Uma verdadeira pérola de beleza natural e de completa tranquilidade. Delimitada por altas arribas de xisto, é uma praia ampla, uma excelente opção para quem prefere o sossego e o isolamento, ideal para os amantes da natureza. O cheiro a esteva é aqui intenso e a partir da praia é possível subir, durante algumas dezenas de metros, o Barranco de Vale dos Homens, vale rasgado na rocha com uma pequena e límpida linha de água.

Praia do Vale dos Homens – Rogil
Praia do Vale dos Homens – Rogil

A disposição dos rochedos no mar propicia banhos tranquilos na baixa-mar, assim como a observação de poças de maré, habitat temporário de pequenos peixes costeiros, como sargos, robalos ou linguados juvenis e diversos organismos marinhos, como anémonas, mexilhões, lapas, burriés, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, camarões ou caranguejos.O acesso ao areal faz-se através de uma enorme escadaria em madeira, que proporciona, ao mesmo tempo, uma vista fantástica sobre esta praia.

 

9. Praia da Amoreira

Próxima da vila de Aljezur, a Praia da Amoreira beneficia de duas realidades: a praia marítima propriamente dita e a foz da ribeira de Aljezur. Desta confluência resulta um sistema estuarino-lagunar de grande beleza natural. Com a baixa-mar a paisagem é arrebatadora, pondo a descoberto formações rochosas e extensas lagoas no areal. Na continuidade do vasto areal, para o interior, observa-se um extenso campo dunar, que localmente é conhecido pelos “medos da Amoreira”, evoluindo depois para um habitat de sapal.

Praia da Amoreira
Praia da Amoreira

Duas visões imponentes marcam a paisagem: no limite norte, a arriba talhada em xisto e grauvaques apresenta uma forma curiosa, lembrando um gigante deitado sobre o mar; a sul, na encosta verdejante do vale, afloram impressionantes formações rochosas, vestígios duma antiga duna, agora fossilizada. A ponta sul desta praia é ainda um local privilegiado para a pesca à linha, localmente conhecida pela rocha do “treme-treme”.

 

10. Praia do Cavaleiro

A Praia do Cavaleiro, também conhecida por Praia da Foz do Cavaleiro, tem um areal de dimensões reduzidas dividido ao meio por uma laje rochosa. Situa-se numa enseada a Norte do Cabo Sardão. A maré cheia imerge as areias quase na sua totalidade.

Praia do Cavaleiro
Praia do Cavaleiro

A poente, a praia é delimitada por uma esguia e comprida saliência da falésia conhecida por Ponta da Carraca, termo tipicamente alentejano para designar “carraça”. O acesso faz-se pelo caminho que segue para Noroeste, a partir do centro da localidade de Cavaleiro.

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou indo viajar para Portugal com a minha esposa, caso vocês tenham algumas indicações e puderem compartilhar, somos agradecido. De qualquer forma, agradecemos antecipadamente.

    Diego Tresca

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here