Início Viagens As 15 melhores praias da Galiza

As 15 melhores praias da Galiza

Todos os anos, durante o Verão, muitos portugueses rumam a norte à procura de solução para os dias quentes. Descubra as melhores praias da Galiza.

0
praias galiza
Ilhas Cíes

Todos os anos, durante o Verão, muitos portugueses da região norte viajam ainda mais para norte, até à Galiza, procurando muitas das suas praias para se refrescarem nos dias mais quentes e relaxar nas suas férias.

Pode não fazer sentido para alguns: afinal de contas, existem muitos e boas praias em Portugal. No entanto, as praias da Galiza não ficam atrás das praias de Portugal em termos de qualidade e beleza.

As mais procuradas são as praias de Vigo e as praias de Sanxenxo. Mas se quiser fugir à confusão das massas, pode sempre optar por locais mais remotos, como as praias das Ilhas Cíes. Estas são algumas das melhores e das mais bonitas praias da Galiza.

1. Praia de Rodas

Praia de Rodas
Praia de Rodas

Não é por acaso que a Praia de Rodas foi considerada pelo The Guardian, prestigiado jornal britânico, em 2006 como a mais bela praia do mundo, ficando mesmo à frente das Praias das Caraíbas ou da Tailândia.

A cor da areia fina e branca que reluz e das águas, ora azul-turquesa, ora verde-esmeralda, de um mar translúcido e cristalino leva-nos a pensar que estamos nas Caraíbas, não fosse a temperatura deste mar bem mais fria que do outro lado do Oceano Atlântico.

A visão de uma extensão de areia com mais de um quilómetro a ligar as ilhas do Norte às do Centro do arquipélago é verdadeiramente celestial.

A comunhão da natureza entre o mar verde-esmeralda, o céu azul onde voam várias espécies de aves e as dunas de areia fina e branca frequentemente povoadas de gaivotas evoca algo de divino, percebe-se porque é que as Ilhas Cíes são apelidas de Ilhas dos Deuses. Esta é a maior praia deste arquipélago de três ilhas.

2. Praia de Muxieiro e Praia da Areiña

Praia de Muxieiro
Praia de Muxieiro

Estas duas praias estão localizadas junto ao cais de Rodas do seu lado direito. Podemos aceder a estes areais através de um caminho que passa pelo restaurante da Ilha.

Junto a elas podemos ver a Ermida da Virgem do Carmo. São praias pequenas, mas com areal suficiente para nos sentirmos numa praia privada, pois não costumam estar muito povoadas.

A água mantém-se cristalina e turquesa como em toda a ilha e não devemos ter receio que um mergulho nas suas ondas se torne um suplício de tão frias que são, pois por vezes o mar frio das Ilhas Cíes é temperado pelas águas mais mornas das rias baixas que ali se cruzam.

3. Praia de Baltar

Praia de Baltar
Praia de Baltar

Com areia branca e fina, ventosa e com águas calmas, é uma praia ideal para banhos e desportos náuticos. Possui um Porto com área de ancoragem para barcos.

É cercada por uma área de dunas que a separa da estrada e entre estas dunas existe um agradável passadiço de madeira que corre ao longo da praia, unindo Sanxenxo com Portonovo.

4. Praia de Silgar

Praia de Silgar
Praia de Silgar

Praia urbana localizada no coração da vila de Sanxenxo, entre o Porto Desportivo Juan Carlos I e Punta Vicaño. Rodeada por um calçadão com uma grande área pedonal e uma estrada que o separa dos edifícios à beira-mar.

A sua areia branca e fina e águas calmas tornam esta praia ideal para desfrutar do banho. A área de areia é cercada por um belo passeio muito popular em qualquer época do ano. Perto da praia está o “Corveiro”, nome que recebe a rocha em que se encontra a famosa escultura “Madama”.

5. Praia de Pragueira

Praia de Pragueira
Praia de Pragueira

Praia de cerca de 350 metros de comprimento localizada logo após a praia de Major, separadas apenas por uma pequena área de rochas que podem ser superadas caminhando.

Na sua margem esquerda encontra-se Punta Faxilda, um excelente local para apreciar a impressionante paisagem da região: Ilhas de Ons, o final da Ria de Pontevedra e Punta Corveiro. Praia de areia branca e muito fina, quase selvagem e muito tranquila.

6. Praia de Toralla

Praia de Toralla
Praia de Toralla

A praia de Toralla é a única que olha para sul de todas as de Vigo. Situada numa ilha privada, está dividida em dois por uma ponte, pelo qual terá de aceder à ilha caso vá a caminhar (a outra opção é pelo mar, de barco ou a nado, já que está muito próxima de O Vao). É uma praia tranquila, perfeita para uma escapada a dois a Vigo.

Não tente entrar de carro na Ilha de Toralla. Embora a praia seja pública, apenas os residentes podem aceder de carro à ilha. Pode deixar o carro na praia de O Vao, do outro lado da ponte.

7. Praia de São Martinho

Praia de São Martinho
Praia de São Martinho

Esta praia está localizada na Ilha Sul (Ilhas Cíes) e portanto a este areal só poderemos aceder se tivermos um barco particular. O areal mede cerca de 300 metros e a praia é um pouco mais ventosa que as enseadas pequenas da Ilha do Norte pois não está rodeada por rochas e tem uma extensão maior.

Mas o azul-turquesa e cristalino das suas águas mantém-se e o mar convida a banhos refrescantes. Para a praia de São Martinho ou do Sul não há qualquer transporte público, sendo apenas permitidas embarcações privadas e devidamente autorizadas.

8. Praia de Foxos

Praia de Foxos
Praia de Foxos

Praia situada na freguesia de A Lanzada de Noalla, é delimitada pela ilha de Mariña e a ponta de Nossa Senhora da Lanzada pela margem direita e pela ponta de Portomouro na sua margem esquerda.

Praia com areia branca e ondas fortes. A parte superior da areia é formada por dunas que a separam da estrada. Há uma pequena enseada cercada por rochas que pode ser acedida durante a maré baixa.

9. Praia de Montalvo

Praia de Montalvo
Praia de Montalvo

Esta praia de 1 km de comprimento, é delimitada por Punta Montalvo na sua margem esquerda e na sua margem direita por Punta Paxariñas. Na parte superior da praia, formam-se dunas com vegetação extensa que separam a areia da área de pinhal.

O pinhal está equipado para preparar churrascos e fazer refeições e lanches para os visitantes. Praia de areia branca e fina com ondas que nos permite praticar surf ou bodyboard. Areal espaçoso e com uma área de lazer perfeita para um piquenique tranquilo.

10. Praia de Major

Praia de Major
Praia de Major

Major está localizado na freguesia de Noalla, concelho de Sanxenxo É limitada na sua margem esquerda por Punta Faxilda e na sua margem direita por um penhasco que a separa da praia de Pragueira e estende-se para sudoeste com os seus 700 metros de areia branca e fina, em forma rectilínea e inserida em meio rural.

À sua frente está a ilha de Ons e trata-se de uma praia bastante ventosa, mesmo com águas calmas. Na praia, acaba o pequeno Ribeiro do Souto, que forma uma lagoa alguns metros acima. Na foz do rio há um depósito de restos de salga do século XVII.

11. Praia de A Fontaíña

Praia de A Fontaíña
Praia de A Fontaíña

A tranquila e recolhida praia de A Fontaíña, mais conhecida por “La Sirenita” (A sereiazinha), é um dos segredos mais bem guardados dos vigueses: se lhes perguntar por uma praia, vão indicar-lhe Samil ou O Vao mas toda a costa viguesa está coberta de pequenas praias e enseadas, muito menos frequentadas.

E La Sirenita é uma das praias mais resguardadas da brisa, as suas águas sobressaem pela sua limpeza e a sua areia é branca e fina. Perfeita para ir em família ou para desfrutar de um sossegado dia de praia a dois na Galiza. É uma praia acessível, com passagens em madeira que se prolongam até à areia.

12. Praia de Area Gorda

Praia de Area Gorda
Praia de Area Gorda

Praia semi-urbana que se destaca pela qualidade das suas águas e pela sua areia branca e fina, embora pareça o oposto pelo seu nome e pela beleza do seu ambiente.

A sua margem direita é limitada pelo ponto onde se situa a ermida de Nosa Señora da Lanzada e pela margem esquerda da Islote del Médico que a separa da praia da A Lapa. Pequenas e suaves dunas com vegetação dispersa agem como uma parede natural para a estrada.

13. Praia das Catedrais

Praia das Catedrais
Praia das Catedrais

No município de Ribadeo, a quase duas horas de Santiago de Compostela, encontra-se um dos melhores segredos da comunidade espanhola galega. A praia das Catedrais está para a Galiza como a fotogénica praia de Benagil está para o Algarve.

São muitos a querer visitar este areal que é monumento natural e famoso pelos arcos formados por rochas, que têm a particularidade de ficar parcialmente submersos em períodos de maré alta.

A praia só é visitável quando a maré está baixa, o que a torna ainda mais desejável de visitar. Durante os meses de maior afluência, entre Julho e Setembro, é inclusive necessária uma pré-reserva (gratuita) para poder aceder ao areal. Pode reservar clicando aqui.

14. Praia de Pantin

Praia de Pantin
Praia de Pantin

A mais-que-verde relva da Galiza dá lugar à que alegadamente é a sua melhor praia para surf, localizada em Pantin. Produzindo ondulações consistentes, esta começa por ter as ondas mais indicadas para os principiantes durante o verão.

Já no inverno o mar torna-se bravo o suficiente para agradar aos mais experientes. Localizada a noroeste da Galiza, fica apenas a 15 minutos de viagem de Cedeira.

15. Praia de Carnota

Praia de Carnota
Praia de Carnota

A oeste de Santiago de Compostela, a pequena localidade de Carnota não é um destino óbvio para quem visita a Galiza. Há quem passe por ali a caminho do cabo de Finisterra, mas há bons motivos para ficar e conhecer este cantinho à beira-mar, rodeado por natureza.

Um deles é a praia de Carnota, com sete quilómetros de comprimento quando a maré está baixa e um longo passadiço que atravessa uma grande extensão dunar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here