Início Viagens As 15 praias mais bonitas da Costa Vicentina

As 15 praias mais bonitas da Costa Vicentina

Cada vez mais na moda e um destino a não perder neste Verão. Descubra as 15 praias mais bonitas da Costa Vicentina (costa alentejana).

1

É um destino cada vez mais na moda, seja entre os turistas portugueses ou entre os estrangeiros. As praias da costa alentejana são de óptima qualidade e gozam ainda de algum sossego que dificilmente poderá encontrar no Algarve.

Não confunda costa vicentina com costa alentejana porque não são exactamente a mesma coisa. Na realidade, a costa vicentina engloba a costa alentejana e ainda parte da costa do Algarve. Aproveite antes que chegue o turismo de massas para descobrir as 15 praias mais bonitas da Costa Vicentina.

1. Praia de Odeceixe

Praia de Odeceixe
Praia de Odeceixe

Situada na foz da Ribeira de Seixe, local aprazível para passeios de barco ou de canoa, a Praia de Odeceixe permite a escolha entre os banhos de mar ou de rio. Durante a maré baixa, as pequenas lagoas que se formam no areal extenso são muito apreciadas pelas crianças. Com um acesso muito fácil a partir da localidade de Odeceixe, é uma das praias mais conhecidas da região.

2. Praia da Amoreira

Praia da Amoreira
Praia da Amoreira

Possuindo um vasto areal rodeado por dunas, delimitado a norte por um rochedo escuro que segundo os locais se assemelha a um gigante deitado, a Praia da Amoreira está situada na foz de um ribeiro, pelo que permite a escolha entre tomar um banho de água doce ou salgada.

Acessível por uma estrada alcatroada a partir de Aljezur, de que dista 8 kms, esta praia possui todas as infraestruturas de apoio fundamentais para os veraneantes.

3. Praia da Bordeira ou Carrapateira

Praia da Bordeira ou Carrapateira
Praia da Bordeira ou Carrapateira

Muito próxima da aldeia da Carrapateira, a partir da qual existe um acesso por estrada alcatroada, a belíssima Praia da Bordeira possui um areal muito espaçoso que na maré baixa aumenta consideravelmente de tamanho, tornando-se um dos maiores do Algarve.

Aqui desagua uma ribeira que por vezes forma uma lagoa, apreciada pelas crianças. Registando pouca afluência de banhistas, a Bordeira é muito procurada pelos praticantes de surf e bodyboard.

4. Praia do Amado

Praia do Amado
Praia do Amado

Considerada uma das melhores praias portuguesas para o surf, a Praia do Amado é procurada por praticantes de toda a Europa, sendo muitas vezes palco de provas de competições internacionais.

Mas nem só os mais experientes aqui vêm, pois também existem escolas de surf que ensinam a praticar esta modalidade. Muito frequentada durante o verão, a Praia do Amado possui completas infraestruturas de apoio, que tornam a estada dos veraneantes mais agradável.

5. Praia da Cordoama

Praia da Cordoama
Praia da Cordoama

Possuindo um areal extenso que na maré baixa fica ligado às vizinhas Praias do Castelejo e da Barriga, a Praia da Cordoama faz parte de um trecho de litoral de grande beleza integrado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Banhada por uma ondulação marítima forte e regular, a Cordoama oferece excelentes condições para a prática de surf e bodyboard.

6. Praia do Zavial

Praia do Zavial
Praia do Zavial

Segundo os especialistas, a sua onda comprida e tubular é ideal para o surf e bodyboard, mas a Praia do Zavial tem outros atrativos para oferecer. Estando rodeada por falésias altas e nalguns casos abruptas, que a abrigam de ventos fortes, é uma praia muito procurada que, no entanto, mantém uma área menos frequentada na sua parte oriental, onde por vezes se pratica naturismo.

7. Praia do Burgau

Praia do Burgau
Praia do Burgau

Abrigada entre falésias, a Praia do Burgau era antigamente um porto de pesca. Actualmente, a área oeste do areal encontra-se reservada aos banhistas, enquanto apenas na zona oriental da praia se pode ainda encontrar um pequeno porto.

A praia, com boas condições para a prática de bodyboard, está integrada na povoação de pescadores, cujo casario se espalha pela encosta e acrescenta um colorido pitoresco à paisagem.

8. Porto Covo

Porto Covo
Porto Covo

Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Porto Covo era uma pequena aldeia piscatória que se desenvolveu bastante durante o séc. XX, conservando todavia o charme das suas ruas tranquilas com casas brancas imaculadamente caiadas, em que o mar é sempre o cenário de fundo.

Mesmo junto à aldeia, a Praia Grande tem as características de uma praia urbana, com bons acessos e infra-estruturas de apoio. Rodeada de grandes rochedos que a tornam mais abrigada, é banhada por um mar de águas límpidas que, por vezes, tem uma ondulação forte apreciada pelos surfistas.

9. Ilha do Pessegueiro

Ilha do Pessegueiro - Porto Covo
Ilha do Pessegueiro – Porto Covo

A Praia da Ilha do Pessegueiro está situada em frente à ilha que lhe dá o nome, onde se encontram vestígios de uma ocupação muito antiga, como a fábrica de salga de peixe da época romana, que se pensa estar na origem do seu nome por derivação do latim “piscatorius”.

Durante o verão, diversos barcos proporcionam visitas à Ilha, atravessando o canal que foi usado como porto de abrigo pelos romanos e cartagineses e que hoje em dia oferece excelentes condições para a prática de desportos náuticos como o windsurf, a canoagem e o mergulho.

10. Milfontes

Milfontes
Milfontes

Situada perto de Vila Nova de Milfontes, na margem esquerda do Rio Mira, a Praia das Furnas é uma praia fluvial, com forte influência marítima. Durante a maré vazia a praia estende-se para lá da foz do Rio Mira, formando-se pequenas enseadas no areal entre as rochas.

Os amantes dos desportos náuticos têm a possibilidade de praticar windsurf, vela ou canoagem no curso do rio, onde as águas são bastante mais tranquilas.

11. Zambujeira do Mar

Praia da Zambujeira do Mar
Praia da Zambujeira do Mar

Integrada no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, a Praia da Zambujeira do Mar está rodeada por falésias altas, de onde se pode apreciar um deslumbrante panorama sobre o oceano.

Banhada por um mar de ondulação forte, com boas condições para a prática de surf e bodyboard, a praia está situada junto à povoação da Zambujeira do Mar, com acesso directo.

Muito concorrida durante o verão, esta região regista uma enorme afluência de jovens que no 1º fim de semana de Agosto vêm assistir ao Festival do Sudoeste, um dos mais importantes festivais de música de Portugal.

12. Almograve

Praia de Almograve - Hélder Cotrim
Praia de Almograve – Hélder Cotrim

Pertencente ao Concelho de Odemira, o Almograve caracteriza-se sobretudo pelo seu sossego impar, numa aldeia do litoral alentejano. A aldeia de Almograve fica a cerca de 500 metros do mar, convidando a um passeio a pé ou de bicicleta até à praia. Com duas partes muito distintas entre si, Almograve oferece uma das praias mais bonitas da Costa Alentejana.

De um lado, a praia de rochas e arribas de xisto, do outro, a praia de areia encostada às dunas. Almograve está Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, permitindo ao visitante estar em contacto com a natureza no seu estado mais virgem, observando toda a riqueza da sua fauna e flora.

13. Praia Vale dos Homens

Praia Vale dos Homens
Praia Vale dos Homens

A partir de Aljezur podem explorar-se as maravilhosas praias da costa ocidental, uma das quais, Vale dos Homens, constitui uma verdadeira pérola de tranquilidade. Limitada tanto a norte como a sul, por altas falésias, é uma praia pouco concorrida e uma excelente opção para quem prefere o sossego e o isolamento.

Frequentada por naturistas e também pelos surfistas, devido às características da sua ondulação, esta praia é vigiada durante época balnear.

14. Praia da Samoqueira

Praia da Samoqueira
Praia da Samoqueira

A praia da Samoqueira é composta por uma pequena cobertura de areia recortada por rochedos, o que cria ambientes quase íntimos. É uma praia pouco frequentada, que merece o seu lugar no top 10 das melhores praias da região do Alentejo pelo seu carácter íntimo e natural.

15. Praia da Amália

Praia da Amália
Praia da Amália

Situada em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a bonita praia da Amália é um encanto natural, em estado quase puro. A Praia deve o seu nome à artista Amália Rodrigues que muito a frequentou.

O acesso à praia faz-se por umas escadinhas junto da casa da Amália. Pela sua pacatez e natureza quase em estado puro, esta é uma praia muito frequentada por naturistas, reunindo também condições para a prática de surf e pesca desportiva.

1 COMENTÁRIO

  1. Adorei ir a descoberta das praias vicentinas, todas são espectaculares, além da vista sem fim a tranquilidade. Recomendo , Portugal é lindo, tem lugares incrível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here