Início Viagens As 25 praias fluviais mais bonitas de Portugal

As 25 praias fluviais mais bonitas de Portugal

Com milhares de quilómetros de belas praias no litoral, quem diria que há autênticos tesouros por descobrir no interior? As 25 praias fluviais mais bonitas de Portugal.

1901174
23

21. Praia Fluvial da Senhora da Piedade (Lousã)

Localizada na ribeira de S. João, em plena Serra da Lousã, a Praia Fluvial da Senhora da Piedade insere-se num cenário de incrível beleza natural. O Castelo da Lousã recebe os visitantes deixando adivinhar a chegada a um espaço aprazível e cheio de recantos que proporcionam momentos de descanso e paz. O xisto é uma presença permanente. Tudo à volta da praia é em xisto, incluindo a prancha de mergulho, com aproximadamente 1,75 metros de altura.

locais para visitar na serra da Lousã
Praia Fluvial da Senhora da Piedade

Existe uma piscina natural menos profunda para que as crianças se refresquem e possam brincar à vontade. Apresenta ainda todas as condições de acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Este espaço balnear tem um bar com esplanada com uma vista fantástica sobre a serra e as Ermidas de Nossa Senhora da Piedade. Estão ainda disponíveis balneários com chuveiro e casas de banho. Durante a época balnear, a praia é vigiada por um nadador-salvador com posto de primeiros socorros. A Praia Fluvial da Senhora da Piedade tem Bandeira Azul e é classificada como Praia Acessível.

 

22. Fragas de São Simão (Figueiró dos Vinhos)

A praia fica a 15 minutos a pé (pelo percurso pedestre) da Aldeia de Casal de São Simão. A água da ribeira de Alge, que passa a caminho do Zêzere, é tão límpida que se vislumbram as pequenas pedras, no seu interior. A abundância de loureiros e sobreiros proporciona ao ar uma fragrância reconfortante e o verde das serras circundantes, que nos conduzem à serra da Lousã, envolvem-nos num cenário belíssimo.

Fragas de São Simão
Fragas de São Simão

No local, existe um miradouro para que se possa usufruir em plenitude das paisagens da zona. A praia fluvial fica entre duas imponentes fragas, onde é praticada escalada com diversas vias equipadas, rappel ou slide. As pedras mais “pequenas” são usadas como solário ou prancha de mergulho. Ao caminhar para sul, ao lado da praia, encontram-se várias levadas e mantos da flora original da região. De 1 a 31 de Agosto, há transporte gratuito à tarde, a partir de Figueiró dos Vinhos.

 

23. Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros

A praia fluvial de Lapa dos Dinheiros está em plena comunhão com a natureza. Localizada na ribeira da Caniça, um afluente da margem direita do rio Alva, esta zona de banhos enquadra-se numa paisagem de montanha, dominada pelo souto da Lapa e imponentes afloramentos graníticos. Com um espelho de água límpida, muito apetecível a banhos, a praia ostenta o galardão de praia acessível e tem vigilância.

Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros
Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros

O relevo acidentado do vale faz com que a ribeira forme, nas imediações, uma sucessão de pequenas cascatas. Também o souto da Lapa, para além do conjunto valioso de castanheiros centenários, alberga uma biodiversidade elevada. Partindo da ponte, um caminho pedonal dá acesso ao buraco da Moura e a um miradouro sobre as quedas de água da Caniça. O buraco da Moura constitui um sistema cavernícola natural originado pelo deslizamento e acumulação de grandes blocos graníticos, que formaram um complexo sistema de salas e galerias.

 

24. Praia fluvial de Unhais da Serra (Covilhã)

Uma praia fluvial recente, mas inserida numa localidade de longos anos, Unhais da Serra. No concelho da Covilhã, mais concretamente na freguesia de Unhais da Serra, em plena encosta da Serra da Estrela, numa nascente serrana, nasceu em 2010 a praia fluvial de Unhais. Inserida entre hotéis e restaurantes de luxo, e ornamentada pela variadíssima vegetação e paisagem que a serra mais alta de Portugal continental lhe concede, esta praia tem ao seu dispor tudo o que necessita.

Praia Fluvial de Unhais da Serra
Praia Fluvial de Unhais da Serra

As infraestruturas são de alta qualidade, com um bar moderno, WC’s renovados, relva bem verde para que possa esticar a toalha e aproveitar o bom tempo, bem como campo de jogos para que as crianças não se aborreçam. A praia tem cerca de 2 hectares de relva e possui 2 estancas, proporcionando aos que a procuram um ambiente de paz e lazer, ar puro e água fresca.

 

25. Praia fluvial do Pego (Penha Garcia – Idanha-a-Nova)

Com águas da barragem de Penha Garcia, que conserva na sua represa parte do caudal do rio Ponsul, o açude do Pego foi limitado por alguns muros de pedra. A Praia Fluvial de Pego ausente de algumas infraestruturas que caracterizam uma praia fluvial é compensada pela excelente qualidade da água e por uma paisagem tão imponente como as rochas que as sustêm. Há quem a apelide como piscina natural, há quem lhe chame de praia fluvial.

Praia fluvial do Pego
Praia fluvial do Pego

Contudo, a denominação pouco interessa quando nos depararmos com uma pequena queda de água entre as “montanhas” ao lado da Rota dos Fósseis de Penha Garcia. O Percurso Pedestre Rota dos Fósseis (PR3/3KM), que nos transporta por um dos mais mais impressionantes geomonumentos do Geopark Naturtejo e pelo centro desta aldeia, merecendo uma paragem na galeria Frágua Bar. Apesar de pequena e quase só conhecida pelos seus conterrâneos, o Pego é um local que, por toda a sua envolvente, vale a pena descobrir.

23 COMENTÁRIOS

  1. De todas estas que mencionaram, meteria Foz de Egua em 1 lugar, ja nao esta como na foto, tem uma piscina feita no rio, com agua quente, uma maravilha, numero 1 TOP, pela beleza Loriga em 2, mas a agua é gelada, haja coragem para nadar, Fraga da Pena é lindissimo para piqueniques, descansar e refrescar, nao é uma praia fluvial, das outras conheço Penacova, nao merece o 1 lugar, as outras nao conheço, mas mencionaria uma que conheço que é lindissima, 1 ou 2 lugar, Vale do Rossim, Serra da Estrela

    • Caro Carl

      Foz D’ Égua encontra-se tal como na foto, estive lá nem ha um mês, só em pleno Verão enche e se transforma em piscina.

    • Loriga em 1° lugar, porque preenche TODOS os requisitos: Bar, wc, facilidade de acesso para deficientes, DOIS nadadores salvadores, espaço mais que suficiente para piqueniques. Só falta mais sombra do outro lado do rio, que não tem nenhuma árvore. Para além da extrema beleza do sitio, tem uma panorâmica para a Serra da Estrela fantástica, e sobretudo, uma tranquilidade que não esquecemos.

  2. A praia / termas do Agroal conheço-a desde 1967, como utilizadora para curar uma micose. Foi-me receitada pelo médico Militar, do antigo Hospital Militar em Tomar.

  3. Nasci e vivi aproximadamente a 8 km do Agroal ,adoro aquela região e gosto de dizer que conheço cada pedra e cada arvore daquela região!,,,,,,Se é bonito ? não é lindíssimo

  4. Em 2013 passei umas férias no Gerês e tudo lá é lindo.O verde da serra as cascatas de água os castanheiros cheios de ouriços de castanhas,as paisagens do alto da serra para a vila do Gerês é soberba e a vila é acolhedora e as pessoas muito simpaticas.

  5. Tenho urgulho de me ter ocupado deste paraiso durante 7 anos e de ter contribuido aos melhoramentos fazendo parte das minhas ideias para a evulução desta maravilha da natureza…. Espero que a Camara de Penela continue a colaborar para manter este sitio como quase unico ,,,, e quem sabe ??? Um dia voltarei e serà com grande prazer… Abraços a todos….. E longa vida às “Piscinas da Louçainha” (Fotografia nao ilustra a actualidade)

  6. Conheço algumas das citadas praias fluviais, mas com a qualidade e transparencia da água como a de Loriga, acredito que é unica em Portugal. Facil de chegar,estrada chamativa, paisagem deslumbrante, natureza pura e água fresquinha que exige coragem para entrar e nadar em seus esbeltos lagos. Tudo isso numa serra privilegiada com clima agradável para piqueniques no verão e muita neve no inverno. Constrates apaixonantes para quem gosta e curte a natureza. Vale a pena conhecer. Conheçam também os usos e costumes regionais. Forma própria de viver e curtir as coisas naturais e boas da vida.

  7. A 13 km da nascente sem poluição e por zona montanhosa chega a Mondim da Beira o Rio Varosa um afluente do Rio Douro com uma água límpida própria para beber,nadar e ter uma água límpida desta qualidade não haverá nenhuma ou poucas em Portugal,com zona de lazer,bar,música ambiente e local para grelhadas e pique nique e o que vos proporciona a junta de freguesia de Mondim da Beira no concelho de tarouca,essa sim é um dos paraísos que poucos conhecem ,convido todos a procurar vídeos e imagens no Google da praia fluvial de Mondim da Beira, bem vindos e boas férias

  8. A praia Fluvial do Alamal chamada por muitos a pérola do Alentejo e já à mais de 5 anos votada para as 10 melhores e mais Bonitas praias fluviais do País………merecimento próprio…..venham conhecer….UM ALENTEJO DIFERENTE.

  9. A Praia Fluvial do Agroal,o sitio e espectacular,com as obras melhorou muito,trás mais gente,e de louvar.
    Mas há sempre um senão,esqueceram-se do estacionamento,e da segurança.
    (Nota)Eu já fui assaltado, partirão o vidro do carro,levaram tudo o que estava no interior.
    Acho que a segurança é importante,as entidades devem ter em conta estas situações .

  10. Hoje estive na praia fluvial de Canaveias, V.N.Ceira. Amei reúne tudo e até estacionamento com a GNR a fazer-se ver. Nadadores Salvadores, bandeira azul, bar de apoio e excelentes acessos. Recomendo vivamente!

  11. Gostaria de saber onde dormir no Agroal? Evonde comer??falam muito em assaltos? Lá? E á noite o k.se faz?
    Tem sitio para se estar deitado ao sol_?

  12. No agroal tem um cafe restaurante e uma residencial, dormi numa tenda e ninguem roubou nada nem a mim em a mais dois dos meus colegas nem nas nossas motas…Lugar ao sol …muito água super gélida pois é a nascete do rio Nabão

  13. Conheço loriga, geres, alcoutim,entre outras… Mas a
    TAPADA GRANDE da Mina S Domingos-Mertola é a Melhor. Ja ganhou varios premios. Boa água, quente, segura, não se limita só à praia fluvial,onde tem bar, parque lazer, pequeno parque diversões. Top

  14. A fotografia que pretende ilustrar a praia da Louçainha, em Penela, não corresponde a essa praia, mas sim à Sra. da Piedade de Tábuas, em Miranda do Corvo, local fantástico, mas que nunca conseguiu ter água suficiente para uma praia fluvial, embora as infraestruturas tenham lá sido feitas. Fica a correção. Quanto à verdadeira praia da Louçainha, merece estar nesta lista, pois é muito boa.

  15. O Agroal é das praias /termas das mais lindas. O meu verão é sempre bem passado neste lugar incrível, as minhas filhas cresceram indo ao Agroal e este ano já vou desde de Junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here