Início Viagens As 12 melhores praias fluviais do Rio Alva

As 12 melhores praias fluviais do Rio Alva

É um dos rios mais bonitos, puros e cristalinos de Portugal que nasce na Serra da Estrela e desagua no Mondego. Estas são as melhores praias fluviais do Rio Alva.

0

5. Praia Fluvial de Vimieiro

A praia situa-se em pleno Rio Alva, já próximo da sua foz. De águas cristalinas e rodeada de verde luxuriante, a Praia Fluvial do Vimieiro proporciona a tranquilidade e descanso necessário. Na encosta da praia encontramos um conjunto de casas edificadas em xisto, assim como um moinho de água e uma roda de rio que proporcionam ao local um ambiente pitoresco e acolhedor.

Vimieiro
Vimieiro – Penacova

Inserida no complexo das aldeias do Xisto, a praia do Vimieiro é o lugar ideal para todos os que pretendam um contacto pleno com a natureza. A praia tem bandeira azul e possui vigilância em época balnear. Também é possível alugar espreguiçadeiras, toldos e barcos sem motor para passear no rio. Existe um bar de apoio e instalações sanitárias.

 

6. Praia Fluvial da Ponte das 3 Entradas

Na famosa localidade da Ponte das 3 Entradas existe um parque de campismo que se encontra inserido numa região onde são muitas as coisas para serem descobertas. A outra face de Portugal, com muita vegetação, ar puro, riachos e cascatas, belas vistas panorâmicas e estradinhas sinuosas pelas Serras do Açor e da Estrela. Aí encontramos aldeias perdidas no tempo.

Praia Fluvial da Ponte das 3 Entradas
Praia Fluvial da Ponte das 3 Entradas

Os seus habitantes cumprimentam-nos sempre com um sorriso! O parque de campismo é ladeado pelo rio Alva, onde se pode nadar. A aldeia Ponte das Três Entradas é um lugar único, graças à ponte com os seus três arcos, que une os dois rios, Alvoco e Alva.

 

7. Praia Fluvial da Cascalheira

A Praia Fluvial da Cascalheira, em Secarias, foi classificada como “Praia de Qualidade de Ouro” por 3 anos consecutivos, pela QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza”, galardão atribuído às praias que nos últimos 5 anos tenham tido qualidade de água excelente.

Praia Fluvial da Cascalheira
Praia Fluvial da Cascalheira

Esta praia fluvial foi galardoada no ano 2017 como Praia Bandeira Azul, sendo este galardão atribuído anualmente, caso sejam cumpridos uma série de critérios de natureza ambiental, de segurança e de conforto dos utentes, bem como de informação e sensibilização ambiental.

 

8. Praia Fluvial das Fronhas

É no caminho que o Rio Alva faz em direcção ao Mondego que se encontra a Barragem das Fronhas, um local de visita obrigatória para os apaixonados pela natureza e pela aventura. Localizada nas freguesias de São Matinho da Cortiça e Pombeiro da Beira, aquela albufeira oferece a oportunidade de praticar diversas actividades desportivas e de lazer, nomeadamente windsurf, pesca, natação e barco à vela.

Praia Fluvial das Fronhas
Barragem das Fronhas

Os menos aventureiros, podem optar por uma agradável caminhada pela margem do Alva, desfrutando da frescura e da bonita paisagem que aquela zona oferece. Atenção: esta zona de lazer está localizada numa área de barragem, o que significa que a água do rio Alva possui uma profundidade muito maior do que o habitual e portanto é necessário algum cuidado e atenção, especialmente com as crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here