Início Viagens As 12 melhores praias fluviais da região de Castelo Branco

As 12 melhores praias fluviais da região de Castelo Branco

São pequenos paraísos ideais para um mergulho no Verão. Estas são as melhores praias fluviais de Castelo Branco e arredores.

5399
0
praias fluviais
Praia fluvial de Janeiro de Cima (whotrips.com)

A região de Castelo Branco pode estar bastante longe do mar mas não faltam pequenos locais para dar um mergulho nos dias mais quentes do Verão. As praias fluviais de Castelo Branco e arredores são de elevada qualidade, muitas delas com o galardão de Bandeira Azul e inseridas em paisagens verdejantes em comunhão com a natureza. Além disso, muitas destas praias fluviais estão localizadas em pequenas aldeias de xisto e, portanto, além de um mergulho, pode também explorar as aldeias e conhecer um pouco mais sobre as tradições e os costumes deste povo. São praias fluviais localizadas em rios de águas puras e límpidas, com equipamentos de apoios e vigiadas por nadadores salvadores. Apesar da distância em relação ao mar, não faltam rios onde pode refrescar-se e dar um mergulho. Estas são as melhores praias fluviais de Castelo Branco e arredores.

 

1. Praia fluvial de Almaceda (Castelo Branco)

A ribeira que atravessa a aldeia de Almaceda dá origem à Praia Fluvial, onde preserva o curso natural. Conhecida também por Poço do Lagar, a praia Fluvial de Almaceda divide o lugar do Espírito Santo, na margem direita, e o lugar da Senhora da Graça, na margem esquerda, onde se podem avistar paisagens naturais únicas.

Praia fluvial de Almaceda
Praia fluvial de Almaceda

Esta zona balnear conta com algumas infraestruturas de apoio, como balneários, parque de merendas, parque infantil e campo de futebol/vólei de praia. Disponibiliza ainda canoas e bicicletas para aluguer. A pequena aldeia de Martim Branco está integrada na rede de Aldeias do Xisto e merece uma visita pelo percurso pedestre PR2 ” Pela Ribeira de Almaceda”, desde a praia até à aldeia.

 

2. Praia fluvial do Sesmo (Castelo Branco)

Localizada na belíssima aldeia do Sesmo, no extremo Oeste do concelho de Castelo Branco, em proximidade à Aldeia do Xisto de Sarzedas, esta praia é rodeada por montes e vales característicos da zona do Pinhal Interior. A praia é formada a partir de um açude construído numa pequena ribeira afluente do rio Ocreza e tem todas as infraestruturas de apoio necessárias para bem receber os visitantes. A praia conta com um parque infantil, estacionamento, chuveiros, WC públicos e um parque de merendas.

Praia fluvial do Sesmo
Praia fluvial do Sesmo

Esta praia é recomendada para a práctica de actividades desportivas como a pesca, excursões a pé, natação e BTT. Vai ficar deslumbrado não só com a tranquilidade que se sente na praia fluvial do Sesmo, mas também com as águas cristalinas, os jardins relvados e com todas as instalações que precisa para passar uns dias confortáveis à beira-rio. E isto para não falar na beleza das paisagens naturais do concelho de Castelo Branco e nas pitorescas Aldeias do Xisto da região do Tejo-Ocreza.

 

3. Praia fluvial de Unhais da Serra (Covilhã)

Uma praia fluvial recente, mas inserida numa localidade de longos anos, Unhais da Serra. No concelho da Covilhã, mais concretamente na freguesia de Unhais da Serra, em plena encosta da Serra da Estrela, numa nascente serrana, nasceu em 2010 a praia fluvial de Unhais. Inserida entre hotéis e restaurantes de luxo, e ornamentada pela variadíssima vegetação e paisagem que a serra mais alta de Portugal continental lhe concede, esta praia tem ao seu dispor tudo o que necessita.

Praia Fluvial de Unhais da Serra
Praia Fluvial de Unhais da Serra

As infraestruturas são de alta qualidade, com um bar moderno, WC’s renovados, relva bem verde para que possa esticar a toalha e aproveitar o bom tempo, bem como campo de jogos para que as crianças não se aborreçam. A praia tem cerca de 2 hectares de relva e possui 2 estancas, proporcionando aos que a procuram um ambiente de paz e lazer, ar puro e água fresca.

 

4. Praia fluvial da Aldeia Ruiva (Proença-a-Nova)

A praia fluvial da Aldeia Ruiva, junto à aldeia com o mesmo nome, distingue-se pela qualidade das infraestruturas disponíveis. Reconhecida também pela beleza natural da ribeira da Isna, a represa está estruturada com vários desníveis, garantindo uma maior segurança a crianças e adultos.

Praia fluvial da Aldeia Ruiva
Praia fluvial da Aldeia Ruiva

Na área envolvente, os utentes podem escolher entre duas extensas zonas (relva ou areia) com diversos locais para repouso. A cadeira anfíbia disponível e a ampla rampa de acesso à água fazem desta uma praia ideal para pessoas com dificuldades motoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here