Início Viagens As 12 melhores praias do Estoril e arredores

As 12 melhores praias do Estoril e arredores

Bem perto de Lisboa, uma região que sempre foi um dos destinos balneares preferidos dos lisboetas. Estas são as melhores praias do Estoril.

1246
0

5. Praia da Duquesa

A praia da Duquesa, à entrada de Cascais, situa-se no troço final do paredão, entre o Palácio dos Duques de Palmela e o Chalet Faial, que serviu como antigo tribunal de Cascais. O nome da praia deve-se precisamente ao facto de ter sido usada pela duquesa de Palmela, durante as estadias da nobreza em Cascais, na época balnear.

Praia da Duquesa
Praia da Duquesa

Servida por vários bares e restaurantes, tem também nas proximidades algumas discotecas e espaços de diversão nocturna. Além disso, existe ali uma escola de mergulho e podem ser alugadas canoas e barcos de passeio no mar. O estacionamento é feito no topo da Alameda Praia da Duquesa, em parque pago e que fica lotado com relativa facilidade, especialmente nos meses de Verão. Por estar relativamente próxima da estação de comboios e do centro de Cascais, a praia é facilmente acessível a pé.

 

6. Praia da Azarujinha

Está localizada num recanto, rodeada de falésias preenchidas com construções, denotando um carácter intimista. De salientar que as massas rochosas que envolvem as águas de banho, formam uma espécie de anfiteatro natural.

Praia da Azarujinha
Praia da Azarujinha

O acesso à praia é exclusivamente pedonal e faz-se através de escadas localizadas a montante da Praia (acesso pela Av. Marques Leal) ou então através do passeio marítimo proveniente da Praia da Poça. Pelas suas características geográficas não dispõe de parque de estacionamento.

 

7. Praia das Avencas

Esta é uma praia dominada pela presença de arribas, com características paisagísticas de grande interesse, dado aos estratos rochosos que se desenvolvem como uma escadaria natural, permitindo a observação da zona costeira. As plataformas rochosas e o areal foram classificados em 1998 como Zona de Interesse Biofísico pela sua elevada importância ecológica e actualmente ganhou a classificação de Área Marinha Protegida das Avencas.

Praia das Avencas
Praia das Avencas

Esta praia deve o seu nome a uma planta – a Avenca – com longa tradição de uso medicinal em Portugal. Durante a época balnear é uma praia vigiada e sinalizada, dispondo de um Posto Médico / Primeiros Socorros. Esta praia tem sido, nos últimos anos, galardoada com a Bandeira Azul (Símbolo de Qualidade).

 

8. Praia da Parede

Zona balnear outrora conhecida pelas suas características terapêuticas relativamente às doenças dos ossos. Não sendo uma praia de banhos, devido à grande quantidade de rochedos existentes, estes são, no entanto, fortemente procurados, durante a época balnear, pelos banhistas em virtude da sua orientação específica, em termos de exposição solar.

Praia da Parede
Praia da Parede

Dispõe de uma zona pedonal (paredão) ao longo da praia, embora não comunicante com outras praias, onde estão situados os restaurantes, bares e esplanadas. Praia com bons acessos e inclusive passagens subterrâneas e parque de estacionamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here