Início Viagens As 12 melhores praias de Lagoa

As 12 melhores praias de Lagoa

Aqui ficam alguns dos maiores segredos de Portugal, incluindo os famosos Algar de Benagil e Carvoeiro. Descubra as melhores praias de Lagoa, no Algarve,.

0

9. Praia do Vale da Azinhaga

A Praia do Vale da Azinhaga surge a este da Ponta do Altar em Lagoa (Algarve) e caracteriza-se pela sua periferia marcadamente natural. As falésias situam-se no extremos da praia e diminuem pouco a pouco até chegar à zona central, formando um bonito vale suspenso acima do nível do mar.

Praia do Vale da Azinhaga
Praia do Vale da Azinhaga

Já dentro de água erguem-se duas rochas, uma mais modesta junto ao areal, e outra maior e mais afastada da costa conhecida como Roca da Gaivota, declarada como zona de protecção especial para aves marinhas, pelo que é comum observar colónias de cormorões e várias espécies de garças.

 

10. Praia do Carvalho

O recorte desta zona da costa de Lagoa (Algarve) representa uma espécie de “V” estreito, tendo no seu interior um pequeno mas acolhedor areal rodeado de paredes rochosas de tons ocres. O acesso à Praia do Carvalho realiza-se através de um túnel escavado na parede rochosa de onde poderás observar uma grande quantidade de fósseis marinhos incrustados.

Praia do Carvalho
Praia do Carvalho

O túnel foi escavado pelo Homem, e conta também com vários pórticos e até um espaço para um bar, em plena parede da falésia. A ravina que precede a praia é muito arborizada e nela pode-se ver espécies vegetais como a sabina, a aroeira ou o palmito, a única palmeira nativa da Europa.

 

11. Praia da Cova Redonda

A Praia da Cova Redonda encontra-se num pequena baía do município de Lagoa (Algarve) que se desdobra em concavidades e abrigos proporcionados por formações rochosas de cores cálidas.

Praia da Cova Redonda
Praia da Cova Redonda

As falésias que a rodeiam têm formas inconstantes, originadas pela erosão e pelo desgaste da rocha. Na zona Este surge uma rocha que lembra um enorme navio. Para chegar à praia tem que se descer uma grande escada de calçada portuguesa.

 

12. Algar de Benagil

É uma de muitas grutas junto a Benagil, mas acabou por tornar-se a mais famosa, sobretudo aos olhos estrangeiros. E isso acontece por duas razões: o seu fácil acesso, pelo menos comparando-a com outras, com duas grandes entradas escavadas a pouca distância de uma conhecida praia; e a sua beleza solarenga, ajudada por uma fissura circular no tecto, por onde os raios solares vão passando, tornando-a um excelente poiso balnear.

Algar de Benagil
Algar de Benagil

Este curioso buraco na pedra dá ao Algar de Benagil uma iluminação rara, impossível nas restantes caves, num espaço que, à partida, deveria ser pouco mais que breu. E acaba por formar uma espécie de luz de holofote de posição inconstante projectada no areal (ver imagem em baixo). Por cima da cavidade, do lado da falésia, e apesar de bloqueado o seu acesso por medidas de segurança, podemos até espreitar por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here