Início Viagens As 12 melhores praias de Lagoa

As 12 melhores praias de Lagoa

Aqui ficam alguns dos maiores segredos de Portugal, incluindo os famosos Algar de Benagil e Carvoeiro. Descubra as melhores praias de Lagoa, no Algarve,.

0

5. Praia da Senhora da Rocha

Não é por acaso que esta pequena praia foi escolhida para porto de abrigo das gentes do mar. Aconchegada entre dois promontórios, o areal está protegido contra grande parte das intempéries que, desde sempre, ameaçaram a vida dos pescadores. Quando o abrigo das pequena baía não era suficiente, a fé era o outro porto dos navegantes que, seguindo um impulso místico ancestral, ergueram no promontório sagrado a pequena ermida de N. Sra. da Rocha.

Praia da Senhora da Rocha
Praia da Senhora da Rocha

Para quem passa pelo Concelho de Lagoa, é incontornável um curto passeio indolente ao promontório e à sua ermida. Dali avistam-se as duas baías – a da Praia Nova e a da Praia da N. Sra. da Rocha, com o seu núcleo de pesca tradicional a conviver com uma intensa actividade balnear, num areal que mal chega aos 90 metros de extensão. Com alguma sorte podem avistar-se grupos de golfinhos a brincar ao largo.

 

6. Praia dos Caneiros

Encaixada entre arribas, como todas as praias do Concelho de Lagoa, a Praia dos Caneiros forma um conjunto natural com a praia do Vale da Azinhaga, apenas separadas por um pequeno promontório. Impressionam as altas arribas de tons de ocre e rosado e, junto ao areal, as pequenas grutas e reentrâncias cavadas pelo mar na rocha frágil.

Praia dos Caneiros
Praia dos Caneiros

Do areal avista-se, a poente, a Ponta do Altar e a velha casa do farol, agora apequenada pela torre do VTS (sistema de controlo do tráfego marítimo) que domina a paisagem. Sobre a praia, as cristas das arribas encontram-se colonizadas por uma diversidade de plantas características destes ambientes secos da paisagem mediterrânica – Tomilho, Funcho-do-mar, Pampilho marítimo, Limónio, Barrilha, Salgadeira e Aroeira, entre outras.

 

7. Praia do Vale Centeanes

A Praia do Vale Centeanes conta com um amplio areal que se estende até oeste e é ladeado por imponentes falésias que tem uma grande beleza paisagística. Na parede rochosa do oeste há uma exótica galeria escavada pelo mar; enquanto que a falésia da zona central da praia se encontra salpicada por pequenos e recortados sulcos. O areal conta com um largo passadiço que acompanha uma plataforma rochosa de onde se observam fósseis marinhos e a vegetação típica das falésias.

Praia do Vale Centeanes
Praia do Vale Centeanes

Trata-se de uma praia muito recomendada para passear. Há umas escadas de madeira que levam directamente ao alto da falésia, a partir da qual se contemplam umas fantásticas vistas sobre a costa. Esta zona também é muito boa para mergulhar, e aqui poderás desfrutar dos segredos da vida marinha, observando desde os animais característicos do ambiente marítimo que existem nas rochas (como bolotas do mar, mexilhões, lapas ou anémonas) até aos cardumes de mojarras, sargos e outros peixes que nadam à volta das mesmas.

 

8. Praia do Pintadinho

A Praia do Pintadinho encontra-se imediatamente a oeste da Ponta do Altar, um promontório estreito e alongado sobre o qual surge um farol, em Lagoa, Algarve. O seu areal encontra-se marcado por uma densa vegetação e falésias de cores cálidas nas quais se podem ver fósseis marinhos.

Praia do Pintadinho
Praia do Pintadinho

Das suas falésias destaca-se a que se encontra localizada no extremo norte, já que conta com uma galeria que faz parte de uma espécie de uma grande abobada com dois arcos. A partir desta praia contempla-se um bonito panorama, já que se pode apreciar a foz do rio Arade e a cidade de Portimão como pano de fundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here