Início Viagens As 12 melhores praias de Faro e arredores

As 12 melhores praias de Faro e arredores

É a capital do Algarve e possui praias de qualidade excelente e óptimas para férias em família. Estas são as melhores praias de Faro.

7695
0
Faro
Praia de Faro

Apesar de ser a capital do Algarve, Faro não é o seu principal destinos de praia. Muitos turistas estrangeiros chegam ao Algarve através do aeroporto de Faro mas rumam até às praias de Tavira, Albufeira, Quarteira, Lagos, etc… No entanto, as praias de Faro não devem ser menosprezadas. A geografia desta região criou uma série de ilhas protegidas do turismo massificado e envoltas em ambientes naturais protegidos, com praias de qualidade e aptas para famílias com crianças. Existem ainda diversas praias com óptimas condições para a prática de windsurf, por exemplo. Estas são as melhores praias de Faro e arredores.

 

1. Praia de Faro

A Praia de Faro situa-se na Península do Ancão – extensão de areal que se prolonga por vários km, separando o sistema lagunar do Oceano Atlântico. Em pleno Parque Natural da Ria Formosa, esta zona caracteriza-se por um cordão dunar, formado por penínsulas e ilhas arenosas que protegem uma vasta área de sapal, canais e ilhotes. A diversidade da fauna e flora existentes é um dos aspetos notáveis. Trata-se de uma praia frequentada por milhares de banhistas, atraídos pela beleza natural, pelas águas temperadas e pelo sol. O acesso à Praia de Faro faz-se através de uma ponte, onde pode circular trânsito automóvel ou através de barco. As carreiras fluviais iniciam-se em Faro no Cais da Porta Nova (Portas do Mar). Verifica-se nesta praia uma grande ocupação urbanística e uma intensa actividade turística durante o verão. No entanto, nas extremas nascente e poente do areal as edificações de veraneio são substituídas pelas pitorescas casas de pescadores e mariscadores, e as dunas e o sapal vão dominando a paisagem.

Praia de Faro
Praia de Faro

São muitas as actividades desportivas que se realizam nesta praia durante todo o ano, sendo que o Centro Náutico da Câmara Municipal assume um papel estratégico na promoção da canoagem, vela e windsurf e na promoção da actividades promovidas pelas empresas que operam no ramo da animação turística. Durante a época balnear, esta instalação camarária conta ainda com o Centro Azul da Praia de Faro (centro de interpretação e educação ambiental da Bandeira Azul no concelho). Nesta praia existem alguns restaurantes onde poderão ser apreciados os pratos típicos da zona e a grande diversidade de mariscos. Experimente o “Arroz de Lingueirão”, prato típico Algarvio.

 

2. Praia da Culatra

A Praia da Culatra situa-se na Ilha com o mesmo nome (concelho de Faro). A Culatra preserva ainda as suas raízes do povoado de pescadores e tem uma população aproximada de 750 habitantes. O acesso à Culatra faz-se apenas por barco. Existem ligações desde Olhão, durante todo o ano e desde Faro, a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar). A Culatra é uma ilha de gente dedicada ao mar. Quando desembarcamos na Culatra percebemos que estamos num lugar de pescadores. A povoação encontra-se dotada de várias infraestruturas e serviços.

Praia da Culatra
Praia da Culatra

O acesso à Praia da Culatra é feito através de um passadiço de madeira recentemente construído segundo as normas do Parque Nacional da Ria Formosa. Nesta praia o areal é amplo e estende-se a perder de vista, tanto para poente como para nascente. Esta praia é desprovida de quaisquer infraestruturas. Durante a época balnear a Câmara Municipal de Faro assegura o serviço de nadadores salvadores e disponibiliza o acesso a uma casa de banho. Aqui pode-se observar a rica flora dos campos dunares e numerosas espécies de aves que convivem nestas paragens calmas, onde as águas são cálidas e tranquilas. Após duas horas de caminhada para leste chega-se à Barra Grande, onde se podem apreciar as convidativas piscinas naturais arenosas e uma paisagem sempre em mutação.

 

3. Praia da Barreta

A Praia da Barreta situa-se na Ilha Deserta, à entrada da Barra Nova (Barra Faro-Olhão) e faz jus ao nome pelo facto de não ter construções e de ser pouco frequentada. O acesso faz-se por mar, a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar), sendo que na travessia pode observar na maré vasa pequenos labirintos de areia, canais e bancos de sapal. Pelo caminho há que prestar também atenção às diversas aves que por aqui se alimentam. A Praia da Barreta é uma das mais bem conservadas e menos frequentadas praias do Algarve. Cerca de 11 km de silêncio e sossego caracterizam a Ilha Deserta, onde tudo parece encaixar-se perfeitamente entre mundos tão distintos como a terra, o mar e o ar.

Praia da Barreta
Praia da Barreta

A partir do pontão de embarque pode optar por realizar um interessante percurso ambiental. Este percurso é circular, inicia-se num passadiço de madeira (no lado da Ria) e termina no areal da praia (do lado da Costa). Aqui pode contemplar a flora e a fauna existentes. No areal, a poente do local onde desemboca este passadiço, foi aprovado pela Assembleia Municipal de Faro a criação de uma zona destinada à prática do Naturismo. Raro santuário, a Ilha Deserta convida à tranquilidade e ao descanso.

 

4. Praia do Farol

A Praia do Farol está situada na Ilha da Culatra, concelho de Faro e deve-se o seu nome ao facto de nela estar localizado o farol do Cabo de St.ª. Maria. O acesso à Ilha do Farol faz-se apenas por barco. Existem ligações desde Olhão, durante todo o ano e desde Faro, a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar). Durante este transporte, de aproximadamente 40 minutos, pode-se apreciar a beleza da Ria Formosa bem como a fauna diversificada que habita nesta área protegida.

Ilha do Farol
Ilha do Farol

Apesar da sua ocupação urbana e turística, esta praia conta com um extenso areal que, para nascente, se vai tornando gradualmente mais tranquilo. Esta praia conta com um posto de primeiros socorros, um apoio balnear e dois apoios de praia. O serviço de nadadores salvadores encontra-se assegurado em dois postos de praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here