Início Viagens As 12 melhores praias de Albufeira

As 12 melhores praias de Albufeira

É uma das jóias do turismo do Algarve e atrai multidões de turistas todo o ano. Por algo será... Descubra as melhores praias de Albufeira, no Algarve.

0
Albufeira
Albufeira

Uma das estâncias balneares mais concorridas do Algarve pela animação e irreverência, Albufeira deve a sua fama às belíssimas praias e aos muitos bares e discotecas. As ruas do centro histórico, antigo Cerro da Vila, ainda conservam o pitoresco das casas brancas, das ruas apertadas e íngremes.

Nos últimas anos, esta localidade tornou-se famosa como destino de férias e não é por acaso: algumas das praias mais bonitas de Portugal estão em Albufeira.

Albufeira
Albufeira

Mas vale a pena conhecer melhor esta cidade de casario branco. Fundada pelos Árabes, conserva as ruas estreitas e sinuosas, a descobrir num passeio de dia ou de noite já que a animação não pára.

Os caminhos levam-nos à Praia do Túnel ou do Peneco no extenso areal enquadrado pela cidade, que forma um anfiteatro virado ao mar. Ao longo do areal o passeio marítimo abre perspetivas para outras vistas e é limitado a oeste pela Gruta do Xorino, onde os mouros se refugiaram no século XIII após a reconquista cristã da cidade.

Albufeira
Albufeira

Os barcos de pescadores, pintados de cores garridas, descansam na areia da sua faina diária. E nos bairros antigos das gentes do mar, um bar ou um restaurante espreitam a cada esquina.

Aqui podemos saborear o marisco ou o peixe fresquíssimo, simplesmente grelhado ou na cataplana, a especialidade da região. Muito apreciado é também o franguinho assado com ou sem piripiri, que ganhou fama na Guia, a cerca de sete quilómetros.

Albufeira possui cerca de 30 km de costa e é o concelho de Portugal com mais praias com Bandeira Azul, sendo as mais conhecidas a Praia de Santa Eulália, a praia da Galé, a praia dos Olhos d’água e a praia Maria Luísa. Descubra as melhores praias de Albufeira, no Algarve!

1. Praia dos Pescadores

Praia dos Pescadores
Praia dos Pescadores

A este da Marina de Albufeira encontramos a praia dos Pescadores, que juntamente com a praia do Peneco, formam a praia urbana de Albufeira. Esta praia urbana dispõe de todas as comodidades e serviços. O acesso fácil faz com que seja ideal para famílias ou pessoas que não se queiram deslocar de carro para ir à praia. Encontra-se abrigada por falésias, o que a torna resguardada do vento.

Esta praia era originalmente a praia principal da pequena povoação de pescadores de Albufeira. Aqui se concentrava toda a actividade dos pescadores antes e depois da faina no mar. Na zona mais oriental ainda é possível contemplar pitorescos barcos dos poucos pescadores que ainda continuam em actividade. Ao longo desta praia existem vários bares e restaurantes.

2. Praia do Peneco

Praia do Peneco
Praia do Peneco

A Praia do Peneco, também conhecida por Praia do Túnel, encontra-se situada no centro de Albufeira, no Algarve, Portugal. O seu nome deve-se a uma grande rocha (penedo) localizada no seu areal. O acesso a esta praia realiza-se através de um túnel desde o centro da cidade.

No extremo Oeste da praia encontrarás um agradável passeio marítimo, com bares e restaurantes, a partir de onde poderás contemplar o conjunto de casas da cidade e a linha da costa desde uma perspectiva diferente. O percurso do passeio marítimo termina na bonita Gruta do Xorino, que foi um refugio árabe durante a reconquista cristã de Albufeira no século XIII.

3. Praia de São Rafael

Praia de São Rafael
Praia de São Rafael

A Praia de São Rafael conta com um amplo areal que se encontra rodeado de rochas calcárias de tons cálidos. Aqui poderás observar uma diversidade notável de exóticas formações rochosas naturais, entre as quais se destaca Ponte Pequena e Ninha das Andorinhas, dotadas de arcos, cavernas, grutas e penhascos.

Nas redondezas da praia surgem manchas verdes de pinhais e grandes arbustos, entre os que se destaca a orgaza, uma espécie vegetal que, de certa forma, transpira sal, sendo possível observar cristais de sal nas suas folhas durante a manhã ou a última hora da tarde. Esta é outra das praias recomendadas para praticar mergulho, já que conta com uma grande quantidade de rochas submergidas e uma abundante vida marinha.

4. Praia da Coelha

Praia da Coelha
Praia da Coelha

A praia da Coelha fica a uns 5 kms de Albufeira, muito próximo da praia do Castelo. É uma pequena enseada resguardada entre falésias. As suas águas cristalinas e a protecção proporcionada pelas rochas do vento fazem com que esta praia seja bastante concorrida.

O acesso a esta praia é feito por uma estrada de terra e no final encontramos um estacionamento não ordenado. O final tem de ser feito a pé mas não demora mais que 5 minutos. Existe um restaurante com esplanada na praia. A praia tem lavabos e pode-se alugar espreguiçadeiras e chapéus-de-sol. Durante a época de verão a praia é vigiada.

5. Praia Barranco das Belharucas

Praia Barranco das Belharucas
Praia Barranco das Belharucas

Praia Barranco das Belharucas é o extremo oeste da praia da Falésia. Localizada entre a aldeia de Olhos de Agua Albufeira e a aldeia das Açoteias, a praia Barranco das Belharucas é protegida do vento devido às altas falésias, com excelentes condições para banhos de mar devido a ser uma praia protegida das correntes do oceano. A paisagem é espectacular, quer seja apreciada da praia, ou apreciada do alto da falésia.

O acesso recomendado até à praia é pedonal, quer pelo passeio, quer porque o caminho pode não estar transitável a veículos. O trilho é sinuoso e percorre um barranco rasgado na arriba, onde a vegetação cresce de forma exuberante e frondosa. Muitas aves aproveitam a zona de bosque e algumas escavam abrigos e ninhos nas paredes rochosas, é o caso dos coloridos abelharucos que baptizaram a praia. O areal é amplo, sobretudo para nascente, estendendo-se até à Praia da Falésia.

6. Praia da Galé

Praia da Galé
Praia da Galé

A Praia da Galé Leste, localizada a apenas 10 km de Albufeira, encontra-se dividida em duas zonas, uma das quais (na parte este) conta com a bandeira azul. A praia encontra-se situada no extremo da baía arenosa de Armação de Pera, no Algarve.

Na parte Este da praia poderá observar as formações rochosas características do Barlavento Algarvio, com as suas pequenas enseadas e recantos que servem de abrigo e formam uma paisagem pitoresca; enquanto que a parte Oeste se encontra muito mais exposta. No mar costuma ser muito tranquilo e a sua água conta com uma excelente qualidade. Junto à praia encontrará pequenos restaurantes e bares.

7. Praia da Oura

Praia da Oura
Praia da Oura

A Praia da Oura, localizada muito perto da localidade de Albufeira, e mesmo no centro de uma das zonas mais animadas e populares do Algarve, oferece as condições ideais para desfrutar de umas ferias inesquecíveis.

Aqui, o mar calmo convida ao relaxamento e à pratica de desportos náuticos como o mergulho o windsurf. Além disso, junto à praia encontrará uma zona com um grande ambiente nocturno com diversos bares, discotecas e bons restaurantes onde terá a oportunidade de degustar saborosos pratos de peixe.

8. Praia dos Olhos d’Água

Praia dos Olhos d'Água
Praia dos Olhos d’Água

A Praia Olhos de Água encontra-se localizada numa pequena e tradicional aldeia de pescadores, que anda hoje ocupam o extremo oeste do areal com as suas alegres embarcações de pesca artesanal, conhecida como Olhos d’Água, no município de Albufeira, Algarve. O seu nome deve-se aos mananciais de água doce que brotam no areal, popularmente conhecidos como olhos de água.

Estes mananciais são visíveis junto ao mar quando a maré baixa. Esta praia também se caracteriza por ser uma praia rochosa,e nela podem-se encontrar espécies como as lapas, as anémonas e as algas. Aqui poderás contemplar bonitas formações rochosas que geram exóticos arcos, entradas e pequenas enseadas abrigadas. Trata-se de uma praia bastante frequentada, já que dispõe de um ambiente urbano e turístico, e junto a ela há uma bonita praça e um bonito passeio marítimo adornado com palmeiras de onde se pode contemplar o mar.

9. Praia da Rocha Baixinha

Praia da Rocha Baixinha
Praia da Rocha Baixinha

A Praia da Rocha Baixinha, popularmente conhecida como a Praia dos Tomates, conta com um extenso areal branco e um grande e animado passeio marítimo cheio de actividade, pelo que constitui uma das praias mais animadas da localidade de Vilamoura, em Albufeira, Algarve.

Esta praia oferece um grande rol de actividades. Poderá apanhar sol ou desfrutar de um refrescante mergulho, Para além disso, graças ao seu extenso passeio marítimo poderá dar divertidos passeios de bicicleta ou até tomar algo descontraidamente numa esplanada com vista para o mar. Se prefere os desportos aquáticos, aqui poderá praticar surf e até dar um emocionante passeio de mota de água.

10. Praia Maria Luísa

Praia Maria Luísa
Praia Maria Luísa

A Praia de Maria Luísa é uma bonita praia rochosa que se encontra localizada junto à povoação de Olhos de Água, no município de Albufeira, no Algarve. Esta praia encontra-se rodeada de falésias com diferentes tonalidades que vão do ocre ao dourado, criando um bonito contraste com o azul intenso do mar.

Na época alta é um pouco difícil encontrar estacionamento, já que a maioria dos lugares pertence aos alojamentos que existem nas imediações. Contudo, vale a pena tentar, já que a praia tem boas infra-estruturas de apoio, com equipamentos para a pratica de ski aquático, windsurf e vela.

11. Praia da Falésia

Praia da Falésia
Praia da Falésia

A Praia da Falésia é uma bonita praia localizada entre as localidades de Albufeira e Vilamoura, mesmo depois da Praia da Rocha Baixinha, no Algarve, Portugal. Trata-se de uma praia com um imenso areal que se estende a mais de 3 Km, ladeado por uma serie de falésias com tons ocres e brancos salpicados por varias zonas verdes de pinheiros que, em conjunto, cria uma espectacular panorâmica de grande beleza natural.

Devido ao seu grande tamanho e ao seu ambiente relaxado, esta praia converteu-se numa das praias mais tranquilas do Algarve. O acesso realiza-se através de umas escadas e rampas de madeira que encontrarás na zona de estacionamento.

12. Praia de Santa Eulália

Praia de Santa Eulália
Praia de Santa Eulália

Esta é uma praia com mar azul marinho e um bonito areal dourado incrustado nas falésias da mesma cor cobertas de um verdejante pinhal. Venha conhecer esta bonita praia. A Praia de Santa Eulália possui vários recantos únicos originados pelos formações rochosas e um agradável ambiente veraneante proporcionado também pela linha de palmeiras presentes junto a um passeio pedonal.

Esta praia localiza-se junto a variados hotéis e complexos de férias pelo que poderá ficar alojado junto a esta bonita praia que está também próxima de restaurantes, bares, supermercados e de tudo aquilo que poderá necessitar. Aproveite as suas férias da melhor forma nesta bonita e única praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here