9. Praia da Cova Gala
A sul da foz do Mondego e a sete quilómetros do centro da Figueira da Foz, descubra a Praia da Cova Gala. Se preferir uma zona do areal menos frequentada, vá até à zona sul, rodeada por dunas e matagal.

A zona norte está próxima das habitações e é muito visitada pelos banhistas da região. Os quatro pontões que dividem a praia abrigam-na de ventos fortes e de ondulações fortes e tornam-na perfeita para uns dias de descanso num ambiente tranquilo.
10. Praia do Teimoso
A Praia do Teimoso pertence à frente urbana do lugar de Vais. O areal é muito extenso e pouco largo. A zona de banho está repleta de lajes rochosas. Esta praia é conhecida por, a escassos 50 metros, se localizar o Aquaparque Teimoso.

O parque de estacionamento condiz com as necessidades de apoio. O acesso é feito por uma escadaria junto à Avenida Dom João II.
11. Praia da Costa de Lavos
A Praia da Costa de Lavos pertence à frente de mar da aldeia com o mesmo nome. O areal é muito extenso, com cerca de 5,8 Km. A praia encontra-se dividida a meio por um pontão e o seu areal prolonga-se, tanto para Norte como para Sul, muito para lá do povoado.

Logo a Sul do pontão corre um ribeiro e no extremo Sul, avista-se o Rego do Meio d’Água. Esta zona do litoral é perfeita para quem procura recato e contacto com a natureza. O acesso é feito pelo Itinerário Complementar 1, virando para Oeste na Estrada Municipal 625.
12. Praia da Claridade (Alto do Viso)
Detentora de uma luminosidade única, a Praia da Claridade celebrizou-se no século XIX quando o extraordinário desenvolvimento da Figueira da Foz e as condições naturais da paisagem atraíam banhistas de todo o país. Celebrizados por Ramalho Ortigão, nas palavras de quem o banho era «um rendez-vous geral de toda a população balnear» que implicava «certas exigências de aparato e de toilette», os areais da Figueira entraram definitivamente no mapa dos veranistas portugueses.

E se a indumentária de hoje é menos rigorosa, a praia não deixou de ser um ponto de encontro onde se vivem dias inesquecíveis, entre esplanadas, toldos e chapéus de sol. Quer seja para um pouco de dolce far niente, quer seja para praticar surf, windsurf, vela ou remo, a Figueira da Foz ainda é a “Rainha das Praias de Portugal”.