Início Viagens As 12 melhores praias da Costa da Caparica

As 12 melhores praias da Costa da Caparica

Bem perto de Lisboa, são muito procuradas pelos alfacinhas e pelos moradores na Margem Sul. Estas são as melhores praias da Costa da Caparica.

6702
1

5. Praia Dezanove

A Praia do Dezanove adquiriu o seu nome por se encontrar junto à paragem dezanove do Transpraia que serve as praias durante a época balnear. Apresenta um areal muito extenso com cerca de 1,1 Km. Encontra-se dentro do território da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

Praia Dezanove
Praia Dezanove

É junto à Fonte da Telha (Costa de Caparica) que se situa a praia da Bela Vista e a Praia 19, onde gays e heteros convivem sem problemas, uns com roupa de banho e outros a fazer nudismo. A Praia 19 é a principal praia gay de Portugal, sendo muito procurada no Verão por turistas. A zona da mata, junto à linha de comboio Transpraia, é bastante concorrida.

 

6. Praia da Rainha

As praias da Costa têm geralmente bandeira azul e a da Rainha não é excepção, também nela há uma paragem do minicomboio que vai desde a Costa da Caparica centro até Fonte da Telha.

Praia da Rainha
Praia da Rainha

Tem um parque de estacionamento arranjado (bom para quem não quer sujar o carro com pó como nas restantes praias da Caparica) e até um heliporto. O estacionamento é pago, o que desencoraja muita gente, mas o valor não é exorbitante: 1,20€ por dia. Uma praia familiar, muito frequentada também por colónias de férias. Fique para almoçar na esplanada do Pelicano, com vista para as dunas.

 

7. Praia da Cabana do Pescador

A Praia da Cabana do Pescador tem um areal extenso. Encontra-se integrada na unidade geográfica das Acácias Sul. O sistema dunar, protegido por passadiços de madeira, acompanha todo o comprimento da praia e possui uma grande amplitude. A praia é conhecida por atrair um público jovem e praticantes de desportos na areia. Este é o local da paragem número doze do Transpraia que percorre as praias na época balnear. O largo de terra para estacionar é vasto.

Praia da Cabana do Pescador
Praia da Cabana do Pescador

Não é o sítio ideal se quer estar longe da multidão. Aliás conte com muita gente, o que pode tornar a tarefa de estacionar difícil – o parque é gratuito e em dias mais concorridos torna-se caótico. Longe vão os tempos em que o restaurante Cabana do Pescador era uma pequena cabana. Agora é um dos muitos sítios na Costa onde se realizam casamentos e onde se come peixe.

 

8. Praia da Cova do Vapor

É uma excelente praia para todos os níveis, se bem que é aconselhável a sua utilização 2 a 3 horas antes e após a baixa-mar uma vez que o fundo raso aumenta a segurança e facilita a prática a todos os níveis de praticantes. Com a maré cheia a praia fica muito pequena e no caso de existir sweel grande no mar, o mesmo pode conseguir entrar também nesta pequena praia fluvial. Como a praia da Cova do Vapor fica encostada à foz do Tejo é aconselhável prudência a fim de evitar que as fortes correntes ao largo possam dificultar o regresso para a praia.

Praia da Cova do Vapor
Praia da Cova do Vapor

Com ventos NW, N e NE os bordos podem ser feitos paralelos à praia e junto a terra. Apesar de serem os ventos mais seguros, se forem muito fortes provocam muita “mareta” (ondulação de vento) que dificulta a prática dos iniciantes, excepto com a maré-baixa. No Inverno os Lestes são os melhores ventos neste local, soprando mais forte em especial pela manhã. Na Primavera os Oestes também podem funcionar muito bem, mas é preciso ter atenção à ondulação grande vinda do mar associada normalmente a esta direcção de vento.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here